A partir da versão 9.3 passou a ser possível efetuar backups automáticos da base de dados.
A partir da versão 11 a parametrização de backups passa a ser efetuada no ecrã de login.
Informações:
- Os backups podem ser ligados / desligados em Parâmetros -> Backups Automáticos (afecta todas as empresas)
- Os backups são efectuados após o login, para a pasta de Backups definida na empresa de login -> separador backups.
- Caso a pasta de backups não seja definida, será utilizada a pasta backups criada dentro da pasta de instalação (ex: C:\ProjectoColibriRCP14\backups)
- O utilizador deverá estar ciente que a cópia de segurança automática mais recente NÃO irá conter eventuais alterações efectuadas durante a última sessão de trabalho.
- Antes de qualquer processo de upgrade da aplicação, o utilizador deverá efectuar sempre um backup manual na empresa de login-> opção backcup, bem como uma cópia integral da pasta de backups para local seguro.
- É aconselhável que a pasta de backups esteja sincronizada através de um serviço de partilha de ficheiros na cloud (ex: DropBox). Desta forma, em caso de falha catastrófica do hardware e/ou sistema, haverá uma salvaguarda dos próprios backups!
Configurações:
- Motor H2 Integrado: Não existe qualquer tipo de configuração adicional. O processo é totalmente transparente.
- H2 Server / MySQL / PostgreSQL: Poderá ser necessário configurar o CAMINHO dos comandos de backup e/ou parâmetros do mesmo.
Notas:
- Até à versão 10.0.8 do Colibri, será criado um ficheiro por dia (com a DATA do dia).
- A partir da versão 10.0.9 do Colibri, será criado um ficheiro por cada arranque da aplicação (com DATA+HORA).
O utilizador poderá necessitar de actualizar o caminho / nome relativo ao parâmetro “command”, de acordo com a sua pasta de instalação do motor de dados.
A substituição de variáveis por valores fixos no parâmetro “arguments” deve ser evitada, pois poderá causar problemas caso sejam usadas diversas bases de dados (empresas).