Passos a seguir para facturar um serviço sujeito a retenção:
- Criar um artigo relativo ao serviço em questão:
- Colocar o campo tipo a “SERVIÇO”
- Definir a Taxa de Retenção no campo retenção (editar a tabela de RETENÇÕES caso seja necessário)
- Criar ou Editar o cliente ao qual irá ser facturado o serviço:
- No Separador -> financeira colocar o campo retenção a “SUJEITO A RETENÇÃO”.
- Emitir uma fatura ao cliente. Colocar o código de artigo de um serviço criado. A retenção será efectuada automaticamente.
- Emitir um recibo ao cliente. Caso sejam carregados documentos com retenção, o valor será devidamente acumulado.
Notas importantes:
- Os valores de retenção podem ser visualizados por linha caso o campo “VALOR RETENÇÃO” esteja presente no Layout do documento.
- Na v10, os documentos de faturação passam a ser emitidos com o total correcto (não deduzido da RETENÇÃO).
- O valor pendentes em conta corrente continua a ser lançado deduzido da retenção (valor real a pagar), no entanto, a emissão de documentos que não movimenta saldo real continuam a ver os seus valores pendentes lançados pela totalidade do documento (uma vez que os carregamentos parciais / carregamentos de linhas sem artigos obrigam a tal)
- O valor da retenção será lançado em conta corrente (débito / crédito) por forma a manter coerência nos extractos de conta.
- A emissão de Fatura/Recibo é um caso especial (uma vez que serve de recibo também), terá um total que não corresponde ao valor real a pagar, pelo que, neste caso, o utilizador terá de ter atenção e deduzir o valor da retenção. Poderá ser usado o novo campo TOTALPAGAR no template do documento, uma vez que contém o total deduzido da retenção.
- Por forma a manter a compatibilidade com faturas já emitidas, não pagas ou parcialmente pagas, foi criado um novo campo em ENTIDADESDOCUMENTOS chamado TOTALPAGAR, que controla o valor a pagar para efeitos de carregamento no recibo e cálculo de proporcionais. O valor é inicializado na conversão da v10.