O Colibri utiliza um sistema bastante versátil e completo no que toca à sugestão de preços.
Existem algumas configurações básicas que devem ser efectuadas antes do registo / emissão de documentos.
- Definir o preço de custo base em Parâmetros-> Valores -> Preço de Custo. Esta definição é GLOBAL e quase sempre final, mas pode ser alterada a qualquer momento. Todas as sugestões de preços de custo acumulado terão em conta esta parametrização.
- PCM = Preço de Custo Médio (ponderado)
- UPC = Último Preço de Custo
- Definir o tipo de custo do Artigo em Registo de Artigos -> Separador Geral -> Tipo de Custo. Esta definição é específica de cada artigo.
- Acumulado = PCM ou UPC do Artigo (de acordo com o preço de custo definido)
- Produção = Custo de Produção do Artigo (separador Composição)
- Definir o preço de venda / preçário em registo de clientes -> Separador Financeira -> Tipo de Preço. Esta definição é específica de cada entidade tipo cliente.
- Preço do Artigo = Preço de venda do Artigo (de acordo com o PREÇÁRIO definido)
- Último Preço = Último Preço de venda do Artigo efectuado ao Cliente (de acordo com o histórico de vendas), ou, caso não exista, o Último Preço de venda geral.
- Definir o preço de compra em Registo de fornecedores -> Separador Financeira -> Tipo de Preço. Esta definição é específica de cada entidade tipo fornecedor.
- Preço do Artigo = Preço de custo do Artigo (de acordo com o tipo de custo do Artigo)
- Último Preço = Último Preço de compra do Artigo efectuado ao Fornecedor (de acordo com o histórico de compras), ou, caso não exista, o Último Preço de custo geral.