Emissão e Gestão de Documentos

Emissão de Documento

Selecione o documento (ex: FACTURA). No campo Entidade, insira o número do cliente ou faça duplo clique para chamar a tabela das Entidades. Nas LINHAS DO DOCUMENTO, insira o código do artigo (ENTER) ou faça duplo clique novamente para chamar a tabela. Use ENTER para navegar nas colunas. Use o botão de Nova Linha (+) ou SHIFT + ENTER para adicionar linhas. No canto superior direito pode: Gravar Registo (guarda), Imprimir Relatório (imprime), Emitir Relatório (PDF). Estas ações finalizam o documento. Pode alterar o template na aba Diversos ou em Tabelas > Documentos > Template.

Carregamento de Documento

Para liquidar uma fatura com um recibo, vá ao Menu Lateral e clique em RECIBO. Selecione o cliente com a Fatura Pendente. Nas LINHAS DO DOCUMENTO, clique no FUNIL (filtro) para ver
documentos pendentes. Mantenha nas linhas do RECIBO aqueles que quer creditar e clique em Gravar Registo.

Guias de Transporte

A comunicação à AT é obrigatória desde 01/07/2013. O Colibri faz isto automaticamente via WebService. A emissão é similar à fatura, mas tem o separador Comunicação com o estado do
envio (Pendente/Enviado), data, hora, resultado e mensagem. Para comunicar, guarde, pré- visualize ou imprima. O Colibri envia os dados e guarda o Código de Transporte.

Fecho de documentos

Use o Fecho de Documentos para encerrar documentos pendentes (ex: guias não usadas). Abra o Fecho de Documentos, insira o cliente, clique no filtro para carregar os documentos pendentes, mantenha o documento e grave.

Carregamento de documentos

Pode carregar dados de Guias, Encomendas ou Orçamentos para faturas. Crie a Encomenda. Ao criar a Fatura, use o filtro nas linhas para selecionar a Encomenda. Os artigos serão carregados automaticamente, evitando reinserções.

Novas séries de documentos

Crie novas séries de numeração em Ficheiro > Tabelas > Documentos. Selecione o documento, vá ao separador Série, clique em “+” e nomeie a série.