Como actualizar o Projecto Colibri?

O software tem à disposição uma opção que analisa a existência de novas versões (Menu-> Ajuda -> Atualizar), informando o utilizador dos passos a seguir, e permitindo efectuar o download da versão mais recente. Em alternativa, o download pode ser efectuado directamente do site, a partir da secção de downloads: www.projectocolibri.com/download

Como actualizar o Colibri para a versão mais recente:

  1. Efectuar uma cópia de segurança dos ficheiros H2 (ex: colibri14.h2.db) existentes na pasta de instalação (para outras bases consulte o manual de instalação);
  2. Alterar o nome da pasta de instalação da versão anterior (ex: ProjectoColibriRCP14.2.1) para servir como backup em caso de falhas na actualização para a versão mais recente;
  3. Efectuar o download da versão mais recente do Colibri, executar o ficheiro de instalação e seguir os passos do instalador;
  4. Restaurar a cópia de segurança H2 (ex: colibri14.h2.db) na pasta da nova instalação do Colibri;
  5. A alterar o nome da base de dados H2 para condizer com a versão do projecto (ex: colibri14.h2.db);
  6. Arrancar com versão mais recente do Colibri e aguardar pela conversão da base de dados;
  7. Testar a versão mais recente, e se tudo estiver operacional, proceder à remoção da pasta de instalação da versão anterior.

NOTAS:

  1. Se estiver a usar o motor de dados H2 Integrado, a base de dados é criada por predefinição dentro da pasta de instalação do Colibri. Para ter acesso à base de dados no sistema MAC, deverá abrir o menu de contexto sobre o ficheiro APP (ex:RCPcolibri.app), seleccionar “Mostrar Conteúdo do Pacote” e navegar pelas pastas “Contents”.

  1. A criação da base de dados H2 é automática e é efectuada no PRIMEIRO LOGIN (primeira utilização do programa) através das configurações de base de dados definidas na empresa de login. Uma vez criada a base de dados, apenas poderá ser aberta através do username e password utilizados na sua criação.

  1. As configurações das empresas de login ficam gravadas no ficheiro empresas.xml. A edição das configurações podem ser efectuadas por qualquer utilizador, através do ecrã de login do Colibri, em qualquer altura, inclusivé, como é óbvio, antes do primeiro login na aplicação, e como tal, antes da criação automática da base de dados H2.

  1. A cada instalação do Colibri, é criado um ficheiro empresas.xml novo que contém uma empresa (H2 Integrado). Esta empresa é definida com as seguintes credênciais usadas na criação da base de dados:
    USERNAME=sa
    PASSWORD=(vazio) – sem qualquer espaço, pois um espaço é um caratere
    Caso tenha efectuado um upgrade de uma versão anterior onde as credênciais de base de dados sejam outras, deverá editar a configuração da empresa em conformidade.

  1. Até à versão 8 do Colibri era possível saber qual era a password de base de dados definida pelo utilizador na configuração das empresas de login, através da edição do ficheiro empresas.xml, uma vez que o campo relativo à password não estava encriptado. A partir da versão 9 esta consulta deixou de ser possível.

  1. Devido a exigências da AT, não é possível continuar a fornecer a versão gratuita sem que os titulares da licença sejam identificados. A partir da versão 12.0.0 será necessário efectuar um registo de utilização através do site, por forma a obter a respectiva licença, que será enviada de forma automática através de email.

Necessita de mais informações?

Ligue para a nossa equipa através do número descrito.

Ou através do seguinte email:

+351 252 987 513

Software de Faturação

Certificado pela Autoridade Tributária Nº 38

2021 © Designed By DeltaFIL | Todos os direitos reservados.