Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Imprimir 2ª via de factura

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 5 meses atrás #9784

  • nleal
  • Avatar de nleal
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 49
  • Obrigado recebido 12
Não vejo como esta solução possa agradar à AT. Promove a entrega de 2as vias a clientes que não receberam o original sempre que a impressão falhar, uma vez que não é fácil criar uma factura no Colibri por cópia de uma anterior (entre dados de clientes, entregas, observações e linhas de artigos, o trabalho é mais do que muito e algo susceptível a erros).

Portanto, se bem percebi, doravante temos que gravar a factura como PDF e dessa forma podemos imprimi-la quantas vezes desejarmos, sempre dentro da legalidade, pois estamos a copiar a imagem. Repito: não seria mais fácil o colibri gravar uma cópia temporariamente e permitir a sua utilização independente (re-impressão, arquivo, etc.)? Isto se não se conseguir retirar o automatismo desta classificação, que peca por ser demasiado defensivo.

Pergunta: uma 2ª via corresponde a um novo documento, com novo código para a AT, mas igual ao original?

Obrigado.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 5 meses atrás #9785

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
nleal escreveu:
Não vejo como esta solução possa agradar à AT. Promove a entrega de 2as vias a clientes que não receberam o original sempre que a impressão falhar, uma vez que não é fácil criar uma factura no Colibri por cópia de uma anterior (entre dados de clientes, entregas, observações e linhas de artigos, o trabalho é mais do que muito e algo susceptível a erros).

Portanto, se bem percebi, doravante temos que gravar a factura como PDF e dessa forma podemos imprimi-la quantas vezes desejarmos, sempre dentro da legalidade, pois estamos a copiar a imagem. Repito: não seria mais fácil o colibri gravar uma cópia temporariamente e permitir a sua utilização independente (re-impressão, arquivo, etc.)? Isto se não se conseguir retirar o automatismo desta classificação, que peca por ser demasiado defensivo.

Pergunta: uma 2ª via corresponde a um novo documento, com novo código para a AT, mas igual ao original?

1) A solução que pode agradar aos utilizadores e à AT está a ser desenvolvida na versão 10.2 (irá ser permitido ao utilizador a emissão de segunda VIA ou não)

2) O processo de DUPLICAÇÃO de um documento no Colibri é IMEDIATO, SIMPLES e FUNCIONAL! Todos os dados do documento copiado através da opção DUPLICAR (presente no interface de emissão) são replicados para o NOVO documento. Não percebo a sua observação relativa aos dados do cliente, entregas, observações, etc.

3) O arquivo dos documentos em PDF apenas é considerado legal se estiver de acordo com a legislação relativa à FACTURA ELECTRÓNICA. O Colibri não implementa este sistema, e a emissão em PDF é apenas uma forma de processamento do documento, que não é legal para arquivo. O Colibri permite, de facto, a ASSINATURA DIGITAL dos documentos, mas esta é apenas uma das muitas exigências da FACTURA ELECTRÓNICA (regulamentada através de decreto-lei próprio): www.projectocolibri.com/forum/sugestoes/...acturas-electronicas

4) Uma segunda via é uma nova "impressão", mas sem adulterar qualquer valor do documento existente em base de dados. Como tal, TODOS os campos são exactamente os mesmos. A única diferença é a menção "2ª VIA", e o TEMPLATE de impressão, caso tenha sido alterado pelo utilizador.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 3 anos 5 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 2 meses atrás #10077

Boa noite,

Tenho actualmente a ultima versão disponível (10.2) mas não consigo emitir segundas vias, isto è, mesmo depois de imprimir uma factura se peço para voltar a emitir o relatório não aparece menção nenhuma a segunda via.

Como posso resolver esta questão?

Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 2 meses atrás #10080

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
stokedsurfer escreveu:
Tenho actualmente a ultima versão disponível (10.2) mas não consigo emitir segundas vias, isto è, mesmo depois de imprimir uma factura se peço para voltar a emitir o relatório não aparece menção nenhuma a segunda via.

É estranho o que nos relata... na versão 10.2, para além da menção de 2ªVIA numa "reimpressão", deve também ser apresentado um AVISO a perguntar se deseja a emissão da 2ªVIA...

Atenção que o processamento de 2ªVIA apenas é efectuado nos documentos ASSINADOS (certificação AT) e não acontece, por exemplo, nos documentos de STOCKS ou FORNECEDORES (ou documentos INTERNOS de CLIENTES, como sendo, os LANÇAMENTOS).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 2 meses atrás #10090

marcolopes escreveu:
É estranho o que nos relata... na versão 10.2, para além da menção de 2ªVIA numa "reimpressão", deve também ser apresentado um AVISO a perguntar se deseja a emissão da 2ªVIA...

Atenção que o processamento de 2ªVIA apenas é efectuado nos documentos ASSINADOS (certificação AT) e não acontece, por exemplo, nos documentos de STOCKS ou FORNECEDORES (ou documentos INTERNOS de CLIENTES, como sendo, os LANÇAMENTOS).

Sim, referia-me em especifico as faturas.

Não é de certeza um problema do software, fiz um teste com uma base de dados nova para teste e o aviso "2ª via" apareceu corretamente.

O problema portanto parece residir na nossa base de dados que vem da versão 6 em 2013.

Por vias das duvidas também atualizei todos os templates com os últimos disponíveis no vosso site mas o problema persiste.
Última Edição: 3 anos 2 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 2 meses atrás #10092

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
stokedsurfer escreveu:
Sim, referia-me em especifico as faturas.

Não é de certeza um problema do software, fiz um teste com uma base de dados nova para teste e o aviso "2ª via" apareceu corretamente.

O problema portanto parece residir na nossa base de dados que vem da versão 6 em 2013.

Por vias das duvidas também atualizei todos os templates com os últimos disponíveis no vosso site mas o problema persiste.

Os documentos de entidades (ex: FACTURA) estão a ser impressos com a menção: xxxx-PROCESSADO POR PROGRAMA CERTIFICADO Nº38/AT?

Estão a ser impressos os 4 caracteres de controle de assinatura do documento, aqui representados por xxxx?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 3 anos 2 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes