nleal escreveu:
Não vejo como esta solução possa agradar à AT. Promove a entrega de 2as vias a clientes que não receberam o original sempre que a impressão falhar, uma vez que não é fácil criar uma factura no Colibri por cópia de uma anterior (entre dados de clientes, entregas, observações e linhas de artigos, o trabalho é mais do que muito e algo susceptível a erros).
Portanto, se bem percebi, doravante temos que gravar a factura como PDF e dessa forma podemos imprimi-la quantas vezes desejarmos, sempre dentro da legalidade, pois estamos a copiar a imagem. Repito: não seria mais fácil o colibri gravar uma cópia temporariamente e permitir a sua utilização independente (re-impressão, arquivo, etc.)? Isto se não se conseguir retirar o automatismo desta classificação, que peca por ser demasiado defensivo.
Pergunta: uma 2ª via corresponde a um novo documento, com novo código para a AT, mas igual ao original?
1) A solução que pode agradar aos utilizadores e à AT está a ser desenvolvida na versão 10.2 (irá ser permitido ao utilizador a emissão de segunda VIA ou não)
2)
O processo de DUPLICAÇÃO de um documento no Colibri é IMEDIATO, SIMPLES e FUNCIONAL! Todos os dados do documento copiado através da opção DUPLICAR (presente no interface de emissão) são replicados para o NOVO documento. Não percebo a sua observação relativa aos dados do cliente, entregas, observações, etc.
3)
O arquivo dos documentos em PDF apenas é considerado legal se estiver de acordo com a legislação relativa à FACTURA ELECTRÓNICA. O Colibri não implementa este sistema, e a emissão em PDF é apenas uma forma de processamento do documento, que não é legal para arquivo. O Colibri permite, de facto, a ASSINATURA DIGITAL dos documentos, mas esta é apenas uma das muitas exigências da FACTURA ELECTRÓNICA (regulamentada através de decreto-lei próprio):
www.projectocolibri.com/forum/sugestoes/...acturas-electronicas
4)
Uma segunda via é uma nova "impressão", mas sem adulterar qualquer valor do documento existente em base de dados. Como tal, TODOS os campos são exactamente os mesmos. A única diferença é a menção "2ª VIA", e o TEMPLATE de impressão, caso tenha sido alterado pelo utilizador.