Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Imprimir 2ª via de factura

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 8 meses atrás #9662

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
wsnake escreveu:
Boa tarde, alguém me sabe explicar o seguinte, é que as minhas facturas estão todas a sair como 2º via... Quer o orignal, duplicado ou triplicado...
Alguém sabe como resolver isto?

P.f. veja respostas anteriores.

Aproveito para informar que na próxima versão do Colibri (10.1) a forma de controle da impressão da 2ªVIA vai ser alterada por forma a que a mesma não seja impressa relativamente ao número de dias decorridos desde a data da sua emissão, mas sim relativamente ao facto de estar a ser pedida uma SEGUNDA (ou posterior) impressão.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 6 meses atrás #9716

Boa Tarde,

Existe alguma data prevista para o lançamento da versão do Colibri (10.1) em que corrige a forma de controle da impressão da 2ºVia?

É que recentemente, a fiscalização veio ao meu estabelecimento e disseram que o programa (Colibri) tinha de corrigir este problema, e que viriam novamente para verificar se o problema ja estaria resolvido.

Cumprimentos,
Ricardo Moreira
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 6 meses atrás #9718

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
ricardomoreira escreveu:
Existe alguma data prevista para o lançamento da versão do Colibri (10.1) em que corrige a forma de controle da impressão da 2ºVia?
É que recentemente, a fiscalização veio ao meu estabelecimento e disseram que o programa (Colibri) tinha de corrigir este problema, e que viriam novamente para verificar se o problema ja estaria resolvido.

A versão 10.1 será lançada muito brevemente (contamos que seja ainda no decorrer desta semana).

Já agora, agradecemos que nos remeta as informações / exigências dadas pela fiscalização nesta matéria para o nosso email de suporte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (nomeadamente, caso seja possível, uma cópia do relatório emitido pelos fiscais).

Obrigado.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: ricardomoreira

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 6 meses atrás #9723

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
Acabou de ser lançada a versão 10.1 do Projecto Colibri, que inclui uma revisão à questão da 2ªVIA: projectocolibri.com/forum/announcement/id-22
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 5 meses atrás #9774

  • nleal
  • Avatar de nleal
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 49
  • Obrigado recebido 12
Boa noite,

Consigo perceber que a AT nos obrigue a ter possibilidade de emitir uma segunda via, enquanto novo documento igual ao original, mas contudo não posso concordar com a implementação realizada. A interpretação que faço da portaria 1370/2007, de 19 de Outubro, que é legislação complementar do nº 7 do Artº 52º do CIVA, é que é permitida a cópia digital dos documentos emitidos:

Quando uma empresa emite, facturas ou documentos equivalentes, talões de venda ou quaisquer outros documentos com relevância fiscal, e as entrega ao seu cliente, em formato de papel, pode arquivar directamente em formato electrónico, imagens desses documentos originais, sem necessidade de imprimir cópias para arquivo, desde que sejam cumpridas as condições estabelecidas no n.º 7 do art. 52.º do Código do IVA, na Portaria n.º 1370/2007, de 19/10 e ainda na Portaria n.º 321-A/2007, de 26/03.

O que não será legal é a produção de um novo documento a partir da base de dados, ou seja, do original, porque tal corresponde a uma versão que poderá diferir da original. Daí, talvez, a obrigatoriedade de classificação como 2ª Via.

Dito isto, não seria preferível permitir algum controlo na reimpressão do documento, sem que seja gerado um novo, para acautelar situações em que a própria impressão correu mal, por exemplo? À custa de um problema que tive com a impressora fui forçado a entregar ao cliente uma 2ª via, dado que não tive a possibilidade de imprimir novamente o original, o que não me parece correcto de todo.

A chave aqui deveria ser a entrega ao cliente da versão em papel. Sempre que tal ocorra, novas impressões deverão corresponder a novas vias, tantas quantas forem entregues ao cliente.

Estarei a ver mal? Assim conforme está é completamente ineficaz, pois imprime 2ª via independentemente de ter sido impressa (e muito menos entregue) a versão original!

Obrigado.
Última Edição: 3 anos 5 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Imprimir 2ª via de factura 3 anos 5 meses atrás #9776

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
nleal escreveu:
Consigo perceber que a AT nos obrigue a ter possibilidade de emitir uma segunda via, enquanto novo documento igual ao original, mas contudo não posso concordar com a implementação realizada. A interpretação que faço da portaria 1370/2007, de 19 de Outubro, que é legislação complementar do nº 7 do Artº 52º do CIVA, é que é permitida a cópia digital dos documentos emitidos.

Infelizmente, enquanto a AT não se entender internamente, e não for emitido um OFÍCIO CIRCULADO (por exemplo) com esclarecimentos definitivos sobre esta matéria, o Colibri tentará "agradar" à fiscalização efectuada pela referida AT.
nleal escreveu:
Dito isto, não seria preferível permitir algum controlo na reimpressão do documento, sem que seja gerado um novo, para acautelar situações em que a própria impressão correu mal, por exemplo? À custa de um problema que tive com a impressora fui forçado a entregar ao cliente uma 2ª via, dado que não tive a possibilidade de imprimir novamente o original, o que não me parece correcto de todo.

A implementação actual foi alvo de muito debate interno, e depois de instalada em clientes, temos um feedback igual ao seu: os clientes pedem que seja facultada a possibilidade de emitir ou não uma 2ªVIA (uma vez que resolveria os cenários de falha de impressão, por exemplo), no entanto, duvido que a AT (fiscalização) concorde, uma vez que, nestas situações, a resposta mais comum é: ANULA, DUPLICA e volta a imprimir!

Estamos a rever esta questão na versão 10.3, e esperamos que seja do agrado dos utilizadores e da AT!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 3 anos 5 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes