Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Factor, Preço e Desconto

Factor, Preço e Desconto 6 anos 5 meses atrás #974

  • srcsantos
  • Avatar de srcsantos
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 27
  • Obrigado recebido 7
Neste momento, ao mudar a UM numa linha de um documento de venda, sou obrigado a ajustar manualmente o preço.
A minha sugestão é que, ao mudar a UM, o preço seja automáticamente actualizado.

Proponho até que, por uma questão de conveniência, seja implementado da seguinte forma: quando o utilizador altera a UM, a aplicação divide o factor da unidade definida pelo factor da unidade anterior e multiplica o preço anterior pelo resultado da divisão. Assim, se o utilizador já tiver alterado o preço predefinido, não terá de efectuar novamente a conta!
Por exemplo:
- Um artigo custa 1€/UN, e vende-se tanto à unidade como ao pack de 15.
- O utilizador define a UM "UN" com factor de 1 e a UM "CX" com um factor de 15.
- Ao fazer uma venda a dinheiro, o utilizador adiciona a linha daquele produto, que vem com a UM "UN" e o preço "1€".
- É um cliente habitual e leva um pack - o utilizador modifica primeiro o preço para 0,9€ (talvez porque não saiba que o Colibri suporta preçários... :) ) e depois a UM para "CX".
- A aplicação divide 15 (factor actual) por 1 (factor anterior) e multiplica 0.9 (preço anterior) por 15 (resultado da divisão), actualizando o resultado para 13,5€.
- Equação: novoPreco = precoActual x (factorUnidadeActual / factorUnidadeAnterior) .
Uma funcionalidade conveniente seria também que, recorrendo ao exemplo acima, quando o utilizador tivesse uma UM de "UN" e digitasse uma quantidade de 15, recebesse no rodapé um aviso do tipo "Para o produto X, 15 UN equivalem a 1 CX".

Outra funcionalidade útil seria que, para além do factor, cada UM tivesse também uma percentagem de desconto sobre o preço da unidade principal.
Aplicando ao exemplo anterior:
- O utilizador define, para a UM "UN" um desconto de 0% e para a UM "CX" um desconto de 6.667% (ao levar 15, paga apenas 14).
- A aplicação, para além de aplicar o factor, inverte o desconto anterior e aplica o desconto actual.
- Equação revista: novoPreco = (precoActual x (factorUnidadeActual / factorUnidadeAnterior)) / (1 - descontoUnidadeAnterior) x (1 - descontoUnidadeActual) . Aqui presumo que os descontos são armazenados como valores decimais (100% = 1), mas será fácil adaptar a equação para o outro formato.
- O cliente tem um desconto de 10% por unidade (por ser habitual) e tem a oferta de 1 unidade (por levar um pack), pagando 12.6€.

Note-se que, apesar desta complexa descrição, o utilizador apenas teve de adicionar a linha do produto, modificar o preço (só porque não definiu o preçário) e alterar a UM!

Já que uso gratuitamente (apenas por enquanto) a vossa aplicação, quis deixar o meu contributo através destas sugestões e com as respectivas equações.
Não me parece demasiado difícil de implementar e creio que seria bastante útil a todos os utilizadores do Colibri.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Factor, Preço e Desconto 6 anos 5 meses atrás #979

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 4913
  • Obrigado recebido 683
Caro Sérgio,

Obrigado desde já por todas as sugestões. Vejamos então:

Tal como pode ler em www.projectocolibri.com/forum/announcement/read/id-4, a próxima versão (6.3) já está preparada para ter em conta o FACTOR da UM, pelo que, ao alterar a UM na linha de um documento (ou em grelhas similares) o preço BASE é multiplicado pelo FACTOR.

No entanto esta abordagem simplista não tem em conta possíveis diferenças de preço entre unidades diferentes (um PACK por exemplo, pode ser mais barato relativamente a X artigos). Para que tudo fosse perfeito, deveriamos ter um campo para agravamento em % ou Valor (a negativo caso fosse um desconto).

Para colmatar esta limitação, e porque o Colibri quer manter a sua abordagem o mais simples possível, a tabela de ARTIGOS por ENTIDADE irá passar a suportar (na versão 6.4) a distinção de ARTIGOS por UM, ou seja, a partir do momento em que vende ou compra um artigo a uma entidade, o preço desse ARTIGO+UM é guardado para ser sugerido na próxima transacção (isto desde que a entidade esteja configurada para tal).

No que toca aos descontos, este é um cenário complexo!
Para começar teriamos sempre 2 campos: PERCENTAGEM e VALOR
Depois, podemos ter descontos por FAMILIA, QUANTIDADE, e conjugar com descontos por ENTIDADE!

Num cenário realista, a nossa primeira abordagem será provávelmente a descrita em cima (um campo para agravamento / desconto em % e/ou Valor para cada UM)

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Factor, Preço e Desconto 6 anos 5 meses atrás #983

  • srcsantos
  • Avatar de srcsantos
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 27
  • Obrigado recebido 7
Então, simplificando, as sugestões que dei já tinham sido consideradas e a sua implementação já está planeada, embora de uma forma ligeiramente diferente da que sugeri. Excelente, vai dar ao mesmo.

Se vos puder servir de ajuda, contem comigo.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes