Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Limitações na introdução de datas

Limitações na introdução de datas 5 anos 10 meses atrás #4727

• johnyept
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 8
Viva.

Reparei que há algumas limitações que por vezes torna ligeiramente difícil introduzir uma data de criação.

Vamos a um exemplo: estamos a 15-02-2013 e quero tirar um recibo com data de 31-01-2013

1. Coloco o cursor no inicio da data e carrego na tecla 3: o sistema não permite pois assim o dia 15 passaria a 35, dia não válido
2. Clico na seta para a direita (cursor entre 1 e 5), carrego em 1 e passo a ter 11-02-2013
3. Clico na seta para a esquerda (cursor novamente no inicio da data) e carrego em 3, o sistema novamente não permite pois Fevereiro não pode ter 31 dias (grrrrr...)
4. Clico quatro vezes na seta para a direita até o cursor se situar antes do 2 e mudo para 1, passo a ter 11-01-2013
5 Clico seis vezes na seta para a esquerda até o cursor voltar ao início da data e carrego em 3, finalmente tenho 31-01-2013

Será possível alterar o campo para permitir introdução sem limitações mas deixar o campo a vermelho e por consequência não permitir a gravação do registo ou impressão do relatório, ou então alterar o modo como as limitações são impostas de modo a ser possível introduzir a data da esquerda para a direita, sem ter que andar para a frente e para trás com o cursor?
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Limitações na introdução de datas 5 anos 10 meses atrás #4729

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 726
johnyept escreveu:
Será possível alterar o campo para permitir introdução sem limitações mas deixar o campo a vermelho e por consequência não permitir a gravação do registo ou impressão do relatório, ou então alterar o modo como as limitações são impostas de modo a ser possível introduzir a data da esquerda para a direita, sem ter que andar para a frente e para trás com o cursor?

Esse era o sistema ANTIGO, e foi melhorado (não imaginam os utilizadores o imenso trabalho que está por trás dessa alteração!!). Dificilmente iremos alterar o método actual.

Os exemplos que dá são válidos, mas vejamos, eu testo o programa diáriamente em modo de debug, e para APAGAR a data demoro 1 segundo... melhor... quando passa de campo, todo o conteúdo é seleccionado, e portanto, basta começar a escrever para apagar a data anterior.

MAIS... ao invés de ESCREVER pode usar as TECLAS DE CURSOR para incrementar / decrementar o DIA / MES / ANO!!! (já tentou??)

Como sempre, obrigado pelas sugestões!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: johnyept

Limitações na introdução de datas 5 anos 10 meses atrás #4732

• johnyept
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 8
Obrigado pela informação, não me tinha apercebido que as teclas cima/baixo mudavam os valores, sempre torna o processo de mudar a data mais acessível. Carregar em 4 números para mudar o dia e o mês seria mais rápido do que carregar diversas vezes em cima/baixo para chegar ao valor desejado, mas ao menos já não tenho que andar para a frente e para trás, excepto se estivermos num mês de 30 dias e quisermos o dia 31 do mês anterior. Há sempre excepções à regra :)

Limitações na introdução de datas 5 anos 10 meses atrás #4733

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 726
johnyept escreveu:
Obrigado pela informação, não me tinha apercebido que as teclas cima/baixo mudavam os valores, sempre torna o processo de mudar a data mais acessível. Carregar em 4 números para mudar o dia e o mês seria mais rápido do que carregar diversas vezes em cima/baixo para chegar ao valor desejado, mas ao menos já não tenho que andar para a frente e para trás, excepto se estivermos num mês de 30 dias e quisermos o dia 31 do mês anterior. Há sempre excepções à regra :)

Eu quase sempre opto por "apagar" a data... claro que o teclado está configurado para o Repeat Rate mais rápido e sem DELAY... não consigo teclar de outra forma. É tudo uma questão de adaptação...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes