Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Configuração entre upgrades

Configuração entre upgrades 5 anos 11 meses atrás #3740

Boa tarde,

Sei que andam com muito trabalho, mas permitam-me deixar uma pequena sugestão.

Seria bastante util o Colibri poder guardar a configuração existente antes de cada atualização de versão. Por norma, eu configuro cada instalação em função do cliente onde vai ser instalado, vou dar um exemplo: dos meus clientes apenas um utiliza a fatura para exportação, para os restantes coloco a mesma inativa e problema resolvido, não existe o "perigo" de inadvertidamente os utilizadores usarem essa opção. Isto repete-se por n situações nos clientes.

O que acontece é que cada vez que faço um novo upgrade tenho que reconfigurar todas essas situações novamente. Uma vez ou outra já tentei manter e copiar o workspace mas o resultado não foi nada bom.

Assim que deixo aqui a minha modesta contribuição.

Obrigado.
Última Edição: 5 anos 11 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Configuração entre upgrades 5 anos 11 meses atrás #3743

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 726
ppsoftware2000 escreveu:
O que acontece é que cada vez que faço um novo upgrade tenho que reconfigurar todas essas situações novamente. Uma vez ou outra já tentei manter e copiar o workspace mas o resultado não foi nada bom.

Caro Paulo,

Terá de ser mais específico! O único ponto que exemplificou refere-se a uma configuração de "documentos".

O que acontece por vezes (e aconteceu no upgrade da v7 para v8) é uma "reposição" de valores de campos relativos a algumas tabelas. Este processo é feito em benefício dos utilizadores.

Já não é a primeira vez que somos obrigados a reinicializar as permissões de utilizadores, filtros de pesquisa, até alguns campos de configuração de documentos. De outra forma teriamos comportamentos errados na aplicação.

Temos sempre em atenção a conversão de tabelas, da forma mais completa possível, mas por vezes existe mesmo a necessidade de inicializar alguns campos.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Configuração entre upgrades 5 anos 11 meses atrás #3754

Boa noite Marco,

Diga-me então o procedimento aconselhado para atualizar da 8.0.0 para a 8.0.2 sem perder todas as configurações que tenho ao nivel de documentos, filtros, novos mapas adicionados, definicão da base de dados e localização ao efetuar login (na versão profissional)...etc, ou o procedimento correto continua a ser desinstalar a versão anterior e instalar a nova, como aconselham no manual e em alguns post do forum ? ou basta instalar mesmo por cima da 8.0.0 ?

Nota: Apenas é uma sugestão, não uma critica desconstrutiva, eu percebo que por vezes se tenha que efetuar referesh em beneficio da aplicação e do próprio utilizador. Obrigado.

Configuração entre upgrades 5 anos 11 meses atrás #3755

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 726
ppsoftware2000 escreveu:
Diga-me então o procedimento aconselhado para atualizar da 8.0.0 para a 8.0.2 sem perder todas as configurações que tenho ao nivel de documentos, filtros, novos mapas adicionados, definicão da base de dados e localização ao efetuar login (na versão profissional)...etc

Vejamos então:

- Desde a versão 7 que não perde qualquer configuração de empresas... basta COPIAR o ficheiro Empresas.XML que se encontra na pasta de INSTALAÇÃO (terei de verificar se esta informação já se encontra no manual de instalação). Como no ficheiro de EMPRESAS se encontram os dados de ligação à base de dados, também não irá perder qualquer definição relativa à mesma!

- NUNCA em caso algum, os utilizadores ficam sem os seu mapas e/ou documentos!!! NUNCA fizemos uma inicialização aos templates, uma vez que, não sabemos quais os templates que foram EDITADOS pelos clientes (aliás, foi um erro desde o inicio permitirmos a edição dos templates BASE instalados com a aplicação...).

Portanto, de toda a lista que apontou, a única coisa que pode acontecer são mesmo inicializações de alguns campos de tabelas específicas... no entanto, pode ficar descansado, pois as conversões só são efectuadas quando a MAJOR ou MINOR version são alteradas (ou seja, 7.0 -> 7.1 ou 7.1 -> 8.0...) NUNCA quando a MICRO version é alterada (ou seja, 8.0.0 -> 8.0.2)

Cumprimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes