Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Adopção do acordo ortográfico

Adopção do acordo ortográfico 5 anos 11 meses atrás #3714

• Rui O
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 1
Caro Marco Lopes

Antes de mais parabéns a si e a toda a equipa do Colibri pelo trabalho desenvolvido.

Visto o novo acordo ortográfico já estar em vigor há um ano (desde 1 jan 2012) seria uma melhoria se o texto em todos os documentos e software pudesse aparecer consoante o acordo. Em particular reparei que ainda aparece a designação "factura" em vez de "fatura".

Não sei se é possível, mas seria bom que esta alteração pudesse aparecer na nova versão do programa.

Obrigado pela atenção

Rui O
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Adopção do acordo ortográfico 5 anos 11 meses atrás #3719

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 726
Rui O escreveu:
Não sei se é possível, mas seria bom que esta alteração pudesse aparecer na nova versão do programa.

Efectivamente, o Colibri (e falo até por mim!) ainda não adoptou o novo acordo ortográfico... este aspecto talvez seja revisto na versão 9?

De qualquer forma, no que toca a DOCUMENTOS, pode sempre EDITAR o seu nome (TABELAS -> CONFIGURAÇÕES -> DOCUMENTOS).

Se estiver a usar os TEMPLATES da versão 8, esta solução não é suficiente, pois o nome do DOCUMENTO SAFT é passado ao relatório impresso caso o documento esteja sujeito a SAFT (mesmo assim, existe solução, que seria editar o ficheiro de LABELS)

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: johnyept

Adopção do acordo ortográfico 5 anos 10 meses atrás #4726

• johnyept
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 8
Desde já peço desculpa pelo pequeno off-topic.

Qualquer pessoa que tenha tido uma boa formação em Português percebe que o novo Acordo Ortográfico não faz qualquer sentido. A palavra factura é um óptimo exemplo: as letras mudas abrem as vogais imediatamente antes, mesmo quando as sílabas não são tónicas. Por exemplo factura lê-se "fátura" (silaba tónica "tu"), facturação lê-se "fáturação" (silaba tónica "ção"). Se o "c" mudo caiu, em vez de "fátura" passo a ler "fatura" (leia-se o "fa" como em "fartura" mas sem o "r")... ou então qual é a justificação para ler "fá" quando não é esta a sílaba tónica?

Resumindo: o Colibri ainda não aderiu ao novo Acordo Ortográfico, e espero que assim se mantenha por muito tempo, pois assim continuará em Português e não em "Brasileirês"...
The following user(s) said Thank You: marcolopes, Cabecinhas

Adopção do acordo ortográfico 5 anos 9 meses atrás #4837

Bom dia,

sou novo nestas andanças, em relação a este tema em particular, faço a minha observação.
O acordo ortográfico ainda não é obrigatório, e não será totalmente obrigatório, quem quiser e a empresa que quiser poderá continuar a usar o "antigo".
Acho que seria interessante na próxima edição, haver uma opção de escolha a quem queira ir para as "modernices" que ainda vai dar muito que valor (neste momento, JÁ só Portugal, está a querer este acordo, os restantes países estão a mudar para o "antigo), ou manter o português escrito à moda "antiga".
Moderadores: marcolopes