Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Margem de lucro de artigos

Margem de lucro de artigos 27 Out. 2017 09:30 #12224

• quinjass
  • Obrigado recebido 1
No registo de um artigo, separador preços, em vez de inserir a % de lucro existe a possibilidade de inserir a margem de lucro? (Já lí em um outro tópico uma discussão sobre este assunto mas) fiquei sem entender se existia alguma solução, mais que não fosse para alterar a fórmula daquela campo da % de lucro, ou talvez inserir uma nova coluna com a margem de lucro em vez da % de lucro, já que se trata de duas coisas diferentes e no meu ramo utiliza-se mais o conceito de margem de lucro do que o de % de lucro.

Obrigado
Última Edição: 27 Out. 2017 16:16 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Margem de lucro de artigos 19 Fev. 2013 02:33 #4789

• louisblanchard
Concordo plenamente com o utilizador xgo.
Por ter anos de experiênça no retalho especializado, confirmo que apenas se utiliza o conceito de margem de lucro.
Se quero ter 25% de margem sobre um artigo que me custa 100: 100 / (1-25%) = 133.33

O que se vê no dia a dia são AS VENDAS. O que se quer saber é quanto se ganha sobre estas vendas. O markup não permite esta leitura.

Margem de lucro de artigos 31 Jul. 2012 23:54 #2419

• xgo
  • Obrigado recebido 5
TODOS concordam que:

[preço venda] = [preço custo] + [custos imputaveis] + [lucro]

Para mim, tendo em conta a expressão acima é-me dificil conceber como é que se chega ao preço de venda, calculado através da margem de lucro, usando uma margem superior a 100%. Isto é uma opinião pessoal e pelos vistos há pessoas que preferem o método alternativo.

Por isso é que eu dei a sugestão do programa fazer as contas das duas maneiras....

A situação parece-me muito simples... Se o programa permitir os 2 metodos, todos poderemos usar a funcionalidade do calculo do preço de venda, em função da margem.... Caso contrário, estou convicto, os que concordam comigo nunca irão usar essa funcionalidade!
Última Edição: 12 Jan. 2013 01:43 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes, louisblanchard

Margem de lucro de artigos 31 Jul. 2012 18:42 #2418

• kazor
  • Obrigado recebido 1
Continuo a discordar, além do exemplo que já apresentei do manual "Exercícios de Cálculo Comercial", apresento outro da Hewlett Packard que no seu manual online da calculadora financeira HP 12c apresenta a seguinte fórmula de cálculo da Margem de Lucro:

MU(%) = [(PRC - CST) / CST] x 100

Mas também apresenta outra fórmula para o cáculo do custo a partir do preço de venda e da margem de lucro:

CST = PRC / [1 + (MU(%) / 100)]

Se usarmos esta fórmula nos exemplos apresentados nesta discussão:

Preço de venda = 20€ Margem de Lucro = 100%

CST = 20 / [1 + (100 / 100)] = 20 / 2 = 10€

Preço de venda = 20€ Margem de Lucro = 50%

CST = 20 / [1 + (50 / 100)] = 20 / 1,5 = 13,33€

Preço de venda = 155€ Margem de Lucro = 30,3%

CST = 155 / [1 + (30,3/100)] = 155 / 1,303 = 118,96€

Preço de venda = 155€ Margem de Lucro = 43,518%

CST = 155 / [1 + (43,518/100)] = 155 / 1,43518 = 108€

Continuo enganado? Então a culpa é da Porto Editora que publica manuais com fórmulas erradas e da HP que lança calculadoras financeiras que aplicam mal as fórmulas! :))))

Margem de lucro de artigos 31 Jul. 2012 17:45 #2417

• xgo
  • Obrigado recebido 5
Obviamente há um erro no exemplo que dei:
Preço de compra: 108€

Preço de venda: 155€

Lucro: 47€

Margem de lucro: 45/150 = ~30,3%

Devia ser:

Margem de lucro: 47/155 = ~30,3%

Sugiro que nas opções gerais do programa seja definida a politica de calculo dos preços de venda (margem ou markup)....

Ter os 2 campos na tabela dos preços só traria mais confusão, do meu ponto de vista.
Última Edição: 19 Fev. 2013 06:01 por marcolopes.

Margem de lucro de artigos 31 Jul. 2012 16:47 #2416

• xpto
  • Obrigado recebido 1
Se bem me recordo das aulas de economia a margem de lucro bruta é a diferença entre os ganhos subtraindo os custos. Portanto se paguei 10 e vendi por 20... Isso dá uma margem de 50% de lucro em qualquer lugar do Mundo...
Para ser 100% o produto tinha de ter custado 0 euros, como aliás já foi referido anteriormente por outro utilizador...
Agora, se o que consideram como margem de lucro é na realidade o markup então deveria haver indicação disso mesmo no programa...
Aliás, basta ver o seguinte:
Profit margin, net margin, net profit margin or net profit ratio all refer to a measure of profitability. It is calculated by finding the net profit as a percentage of the revenue.[1]
Net profit Margin = (Net Income / Revenue) x100

(...)

Confusion

Profit margin is frequently confused with markup. It's not uncommon for entrepreneurs to erroneously claim profit margins over 100%. Most likely these entrepreneurs are referring to the markup on a product as a percentage of product cost.
(...)

Basta ver espreitar a Wikipedia...
Última Edição: 31 Jul. 2012 16:50 por xpto.
The following user(s) said Thank You: marcolopes
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena