Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Sugestões diversas

Sugestões diversas 25 Out. 2012 17:27 #2693

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
Adores escreveu:
Só mais uma nota:

Embora não exista o separador "Expedição" na emissão de Guias de Transporte, o facto é que na impressão do documento aparece o espaço impresso Matrícula, eu tenho optado por por a matricula à mão, mas alguma coisa deve estar a faltar para não aparecer essa opção no monitor desse documento.

Obrigado.

Caro Agostinho,

Por favor abra um tópico sobre este assunto na categoria GERAL e vamos analisar o mesmo. Estamos no local errado.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 23 Out. 2012 19:34 #2686

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
Adores escreveu:
1º- Que o email da empresa não apareça na mesma linha do endereço web.
2º- Que nas definições da empresa exista um campo apropriado para por defeito ter emitido o NIB que facilita muito os pagamentos por transferência.
3º-No actual software na expedição não aparece o campo para inserir a matrícula da viatura.

Caro Agostinho,

Esta categoria existe para isso mesmo... porque queremos ouvir o feedback dos nossos utilizadores.

Ponto 1 e 2 - FEITOS na versão 7.1 (a lançar esta semana!)
Ponto 3 - Tanto no ecrã do documento (Separador EXPEDIÇÃO) como nos templates o campo MATRICULA está disponível... portanto, deve estar a fazer confusão com outra situação.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 23 Out. 2012 15:29 #2684

• Adores
  • Obrigado recebido 4
Boa tarde.

Já tinha feito algumas sugestões a pensar na próxima versão do Colibri.

Relembro:

Facturação:

1º- Que o email da empresa não apareça na mesma linha do endereço web.
2º- Que nas definições da empresa exista um campo apropriado para por defeito ter emitido o NIB que facilita muito os pagamentos por transferência.

Guias de transporte:

No actual software na expedição não aparece o campo para inserir a matrícula da viatura.

Atenciosamente.
Última Edição: 23 Out. 2012 19:28 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Sugestões diversas 03 Abr. 2011 14:55 #831

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
Agradecemos desde já as sugestões. Vamos então por pontos:

1) A funcionalidade de manter documentos "Pendentes" já foi analisada. No entanto, com a introdução do cenário da "certificação", a implementação terá de ser cuidadosa e não é neste momento prioritária.

2) O código postal, bem como qualquer outra COMBO que tenha origem nas tabelas dos Parâmetros da aplicação, não permite introdução de dados. Tal seria "replicar" as funcionalidades e não se justifica a meu ver. Pessoalmente, não percebo a dificuldade de efectuar uma pesquisa rápida na COMBO (2 segundos...) e ao não encontrar o código postal, efectuar CTRL-P (1 segundo), saltando de imediato para a tabela de códigos postals, efectuar F2 e introduzir o novo código postal.

Ao sair das Preferências já foram relatados problemas na ACTUALIZAÇÃO da combo, que estão em análise (de notar que existem 2 LISTAS diferentes... quando se ABRE a combo e quando se PESQUISA de forma rápida pelo teclado...). Sobre este assunto recomendo que veja: www.projectocolibri.com/forum/5-An%C3%BA...prefer%C3%AAncias%29

3) A edição de templates ESTÁ ligada directamente á aplicação... com um editor profissional, permitindo edição simultânea (virtualmente ilimitada) de templates, e a comutação IMEDITADA para o ambiente do Colibri, com pré-visualização dos templates em edição! Não seria de todo aceitável a nível comercial introduzir esta funcionalidade na versão Gratuita.

4) No que toca a backups, se analisar com atenção, verá que o cenário não é assim tão simples como á partida parece. Existem 2 características da aplicação a ter em conta:
a) Muti base de dados
b) Multi plataforma!
Não nos podemos cingir a implementar a opção de bakcups para UM motor e esquecer os outros. O método está pensado para ser implementado no ECRÃ de LOGIN (antes da base de dados ser aberta), e para isso é necessário analisar cuidadosamente como permitir elaborar backups para todos os motores, em qualquer plataforma.

Para já, um utilizador que sabe instalar um motor de base de dados, também saberá á partida usar o sistema de backups do mesmo. Para os utilizadores menos experientes, temos agora o suporte da base de dados H2, cujo backup é tão simples como copiar os 2 ficheiros que se encontram na pasta do Projecto! www.projectocolibri.com/forum/11-Bases-d...-H2---NOVO-motor-SQL

5) Para consultar TODOS os documentos emitidos (bem como qualquer campo relativo aos mesmos - incluindo o ESTADO), ou até mesmo efectuar IMPRESSÃO em SÉRIE, deverá usar a vista de "DOCUMENTOS". Cada entidade tem a sua (NOTA: esta vista não está presente por defeito na Toolbar de icones - tem de ser acedida pelo menu de árvore).

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 03 Abr. 2011 15:00 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 02 Abr. 2011 20:31 #829

• ruiaraujopereira
  • Obrigado recebido 1
Tenho estado a testar a aplicação Projecto Colibri RCP 6.1.5.
Desde já os meus parabéns por uma aplicação extraordinária, pela solução simples, prática e muito intuitiva. Gostei muito da apresentação em simples tabelas, da flexibilidade de personalização e configuração e da opção da utilização de Java e xml. Excelente!

Gostaria de deixar umas sugestões que me parecem pertinentes, e dentro do que me foi possível perceber:

1. Seria útil se na criação de documentos, ex. facturas, fosse possível manter o documento em aberto, possibilitando a sua alteração, e só fechar (ou poder-se-ia dizer "emitir") esse documento quando decidido. Mesmo que não fosse possível, sequer, a sua pré-visualização e, obviamente, impressão (só depois de emitido). O numero do documento poderia só ser atribuído quando esse documento fosse fechado(emitido) bem como a data de emissão, que seria automaticamente atribuída.
Esta sugestão vem de, por vezes e especialmente em facturas com muitos itens, não ser possível terminar a factura de uma vez. No que respeita ao preview, eventualmente, caso fosse pretendido disponibiliza-lo, poderiam criar uma solução em que o preview fosse apresentado sem o termo "factura", sem nº e sem data.

2. Na minha opinião, o c.p. deveria permitir a introdução livre e/ou o acesso directo à tabela de c.p., a partir do dropdown de selecção. É pouco prático, de cada vez que se insere um novo cliente, ter de ir primeiro à tabela de c.p. para criar o do cliente. Para ser sincero, nas experiências que fiz, a primeira coisa que criei foi um c.p. "0000-00" para simplificar. Isto parece-me necessário também, se se der o caso de ser um cliente estrangeiro com uma formatação diferente de endereço.

3. É pena que a edição de templates não seja ligada directamente à aplicação, permitindo a manipulação directa dos campos. Não me parece que os utilizadores da v. gratuita tomem a decisão de adquirir a v. paga com base neste argumento. De qualquer forma, conseguiram uns templates apresentados por defeito, muito bem desenhados e que acredito servirem e adaptar-se facilmente à grande maioria das necessidades. Mais uma vez, a simplicidade mostra as sua vantagens. Parabéns por isso.

4. Outra coisa que não encontrei foi a possibilidade de realizar backups. Seria óptimo existir a possibilidade de realizar backups, e de preferência num formato aberto. Na v. free, parece-me que não existe, sequer, a possibilidade de importar o xml do ficheiro saft. Confesso que ainda não "me mudei" definitivamente para o Projecto Colibri porque, para mim, o aspecto dos backups é muito importante.

Quero deixar também uma nota sobre a personalização dos icons - excepcional!
E outra sobre as facturas anuladas, com o pdf já com "anulado" por cima - muito bom (embora fosse útil ter uma forma de acesso rápido a uma listagem dos documentos anulados).

Espero que estas questões se mostrem pertinentes e que possam, de alguma forma, contribuir para este excelente projecto e para a sua evolução futura.

Mais uma vez, os meus parabéns.

Cumprimentos,
Última Edição: 03 Abr. 2011 14:34 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Sugestões diversas 19 Jan. 2011 15:58 #302

• brunof
  • Obrigado recebido 8
Muito boa tarde!

1 - Óptimo! Se necessitar qualquer ajuda na pesquisa estarei à sua disposição.

2- efectivamente não li todo o manual .. eheh :)
E realmente a shortcut key "barra de espaços" escapou-me e penso que é uma tecla bastante intuitiva (dado o tamanho) pois como isto é para explicar aos meus pais (que já têm uns anitos e fraca apetência informática) mas assim sendo penso que vão aprender facilmente...

Apenas referi a tal imagem em forma de botão (+) porque visualmente tem outro impacto e até em termos da "acessibilidade"..
mas ok, resolvido! A não ser que numa futura versão (paga ou não) pretendam atingir outros públicos com maior grau de acessibilidade...

3 - Isso só pode ser resolvido com a estatística "penso eu de que" :-) . Como tal poderá existir um tópico para votação (no site ou no fórum) sobre a votação da retoma (ou não) da "expansão" da árvore..

4 - É verdade, uma outra sugestão seria a possibilidade de mudar as Configurações de Visualização dos 18 items/icons Superiores para um novo Menu nas "Preferências" com a possibilidade de escolher (por exemplo) entre:
- 16px x 16px,
- 32px x 32px
- 64px x 64px

Isto... cá estou eu a pensar novamente na acessibilidade... (os que usam óculos certamente agradecem) :D

.....
Pelo que pesquisei vi que há uma "nova vaga" de software grátis por ai.. não sei se é pela tal nova lei que entrou este ano em vigor ou não.. no entanto também não é esta lei que me vai fazer mudar mais rápido ou mais lento porque a facturação e emissão de facturas no pequeno negócio dos meus pais é INFELIZMENTE ... bastante reduzida.. e agora em 2011 nem imagino como vai ser com esta crise...

No entanto se pretender mais ideias/sugestões complexas também posso estar cá para "despejar". Obviamente que não seriam disponibilizadas para a versão grátis face à complexidade de execução... mas certamente seriam interessantes. Pode ser que no futuro também estude a hipótese/possibilidade de tornar a loja dos meus pais parceira nas vendas deste projecto.

um abraço e continuação de um óptimo trabalho!
Última Edição: 19 Jan. 2011 16:09 por brunof.
O tópico foi bloqueado.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena