Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Sugestões diversas

Sugestões diversas 8 anos 2 meses atrás #224

  • brunof
  • Avatar de brunof
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 29
  • Obrigado recebido 8
Antes de mais, como novo utilizador, gostaria de dar os parabéns a toda a equipa que desenvolveu e participa no suporte do software Colibri.
Depois de ter instalado e testado o software gostaria de indicar umas sugestões simples (que não são "nada de mais" em termos de complexidade) mas fazem toda a diferença na facilidade e agradabilidade de utilização/manuseamento deste software aos utilizadores.

Vejamos os seguintes pontos:
- CÓDIGO POSTAL
Opção A) Criar um novo tópico neste Fórum para que todos os utilizadores possam VOLUNTARIAMENTE inserir os Principais códigos postais das localidades/concelhos e nas novas versões do Colibri já estarem previamente inseridos.

Opção B) Os programadores poderiam efectuar uma generalização do código postal do tipo
Concelho do Porto: Todos os códigos postais vão do 4000-001 ao 4350-999,
ou seja só têm que programar automaticamente tudo do 4000-001 -> 4350-999 com o nome "Porto";
Lisboa: 1000-001 a 1990-999
Coimbra: 3000-001 a 3045-999
Aveiro: 3800-001 a 3810-999
etc....
www.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/system/galle...ra/mapa_cp_porto.pdf
www.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/system/galle...a/mapa_cp_lisboa.pdf
MAPA GERAL: www.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/system/galle...apa_codigopostal.pdf

Mais documentação Grátis dos CTT: www.ctt.pt/feapl/jsp/postalcodesearch/pu...postalcodesearch.jsf
Penso que esta situação (para os programadores) é básica na complexidade e seria bastante útil a todos os utilizadores evitando a perca de tempo na adição do cliente e digo isto com toda a confiança em virtude da minha situação profissional.

- ADICIONAR LIGAÇÃO à CRIAÇÃO DE "Entidade(s)" directamente nos documentos.
Bastava um iconzinho do estilo NOVO/ADICIONAR do estilo:

ao lado do "Nome" em documentos como (Factura, VD, guia de Remessa, Recibo, Pagamento, etc..)
por forma a ligar/link à área de Criação/Registo de Clientes ou Fornecedores.
Isto evitavam-se os vários cliques sempre que uma pessoa pretende rapidez clica na factura, muitas vezes até pensa que o cliente já está registado (e não está) anda à procura do nome na lista.. e depois tem que voltar a dar toques "Ficheiro de Cliente" -> "Novo Registo (F2)" ... Porque quem está na área de factura e tenta criar um novo cliente tem que sempre voltar a trás ..


e agora uma dúvida:
Já não existe um icon para expandir a árvore do menu principal lateral? Tinha testado a versão 5 e tinha essa função na v6 não estou a ver essa possibilidade..

se tiver mais sugestões que não impliquem uma programação profunda continuarei a "postar" neste espaço
um abraço!
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Sugestões diversas 8 anos 2 meses atrás #276

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
Caro brunof,

Agradecemos todas as sugestões, que serão tomadas em conta.

Vejamos então:

1) Códigos postais: A sugestão é muito boa e será tomada em conta.

2) No que toca ao acesso á vista de ENTIDADES ou ARTIGOS a partir de DOCUMENTOS, penso que lhe estará a escapar uma funcionalidade básica do Colibri - A BARRA DE ESPAÇOS.

Então vejamos, se estiver no campo NUMERO de entidade / CÓDIGO de artigo, basta carregar na barra de espaços para aceder á respectiva vista, onde pesquisa a entidade / artigo, e caso não encontre, bastará, SEM SAIR DA VISTA e sem qualquer acesso a menus, utilizar a função NOVO REGISTO...

Penso que estará a dar demasiadas voltas para o conseguir... BARRA -> PESQUISA (Não encontrou?) -> F2!!!

3) O icone EXPANDIR árvore foi removido, mas poderá voltar a ser colocado se efectivamente os utilizadores assim o desejarem.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 8 anos 2 meses atrás #302

  • brunof
  • Avatar de brunof
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 29
  • Obrigado recebido 8
Muito boa tarde!

1 - Óptimo! Se necessitar qualquer ajuda na pesquisa estarei à sua disposição.

2- efectivamente não li todo o manual .. eheh :)
E realmente a shortcut key "barra de espaços" escapou-me e penso que é uma tecla bastante intuitiva (dado o tamanho) pois como isto é para explicar aos meus pais (que já têm uns anitos e fraca apetência informática) mas assim sendo penso que vão aprender facilmente...

Apenas referi a tal imagem em forma de botão (+) porque visualmente tem outro impacto e até em termos da "acessibilidade"..
mas ok, resolvido! A não ser que numa futura versão (paga ou não) pretendam atingir outros públicos com maior grau de acessibilidade...

3 - Isso só pode ser resolvido com a estatística "penso eu de que" :-) . Como tal poderá existir um tópico para votação (no site ou no fórum) sobre a votação da retoma (ou não) da "expansão" da árvore..


4 - É verdade, uma outra sugestão seria a possibilidade de mudar as Configurações de Visualização dos 18 items/icons Superiores para um novo Menu nas "Preferências" com a possibilidade de escolher (por exemplo) entre:
- 16px x 16px,
- 32px x 32px
- 64px x 64px

Isto... cá estou eu a pensar novamente na acessibilidade... (os que usam óculos certamente agradecem) :D

.....
Pelo que pesquisei vi que há uma "nova vaga" de software grátis por ai.. não sei se é pela tal nova lei que entrou este ano em vigor ou não.. no entanto também não é esta lei que me vai fazer mudar mais rápido ou mais lento porque a facturação e emissão de facturas no pequeno negócio dos meus pais é INFELIZMENTE ... bastante reduzida.. e agora em 2011 nem imagino como vai ser com esta crise...

No entanto se pretender mais ideias/sugestões complexas também posso estar cá para "despejar". Obviamente que não seriam disponibilizadas para a versão grátis face à complexidade de execução... mas certamente seriam interessantes. Pode ser que no futuro também estude a hipótese/possibilidade de tornar a loja dos meus pais parceira nas vendas deste projecto.

um abraço e continuação de um óptimo trabalho!
Última Edição: 8 anos 2 meses atrás por brunof.
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 7 anos 11 meses atrás #829

Tenho estado a testar a aplicação Projecto Colibri RCP 6.1.5.
Desde já os meus parabéns por uma aplicação extraordinária, pela solução simples, prática e muito intuitiva. Gostei muito da apresentação em simples tabelas, da flexibilidade de personalização e configuração e da opção da utilização de Java e xml. Excelente!

Gostaria de deixar umas sugestões que me parecem pertinentes, e dentro do que me foi possível perceber:

1. Seria útil se na criação de documentos, ex. facturas, fosse possível manter o documento em aberto, possibilitando a sua alteração, e só fechar (ou poder-se-ia dizer "emitir") esse documento quando decidido. Mesmo que não fosse possível, sequer, a sua pré-visualização e, obviamente, impressão (só depois de emitido). O numero do documento poderia só ser atribuído quando esse documento fosse fechado(emitido) bem como a data de emissão, que seria automaticamente atribuída.
Esta sugestão vem de, por vezes e especialmente em facturas com muitos itens, não ser possível terminar a factura de uma vez. No que respeita ao preview, eventualmente, caso fosse pretendido disponibiliza-lo, poderiam criar uma solução em que o preview fosse apresentado sem o termo "factura", sem nº e sem data.

2. Na minha opinião, o c.p. deveria permitir a introdução livre e/ou o acesso directo à tabela de c.p., a partir do dropdown de selecção. É pouco prático, de cada vez que se insere um novo cliente, ter de ir primeiro à tabela de c.p. para criar o do cliente. Para ser sincero, nas experiências que fiz, a primeira coisa que criei foi um c.p. "0000-00" para simplificar. Isto parece-me necessário também, se se der o caso de ser um cliente estrangeiro com uma formatação diferente de endereço.

3. É pena que a edição de templates não seja ligada directamente à aplicação, permitindo a manipulação directa dos campos. Não me parece que os utilizadores da v. gratuita tomem a decisão de adquirir a v. paga com base neste argumento. De qualquer forma, conseguiram uns templates apresentados por defeito, muito bem desenhados e que acredito servirem e adaptar-se facilmente à grande maioria das necessidades. Mais uma vez, a simplicidade mostra as sua vantagens. Parabéns por isso.

4. Outra coisa que não encontrei foi a possibilidade de realizar backups. Seria óptimo existir a possibilidade de realizar backups, e de preferência num formato aberto. Na v. free, parece-me que não existe, sequer, a possibilidade de importar o xml do ficheiro saft. Confesso que ainda não "me mudei" definitivamente para o Projecto Colibri porque, para mim, o aspecto dos backups é muito importante.


Quero deixar também uma nota sobre a personalização dos icons - excepcional!
E outra sobre as facturas anuladas, com o pdf já com "anulado" por cima - muito bom (embora fosse útil ter uma forma de acesso rápido a uma listagem dos documentos anulados).


Espero que estas questões se mostrem pertinentes e que possam, de alguma forma, contribuir para este excelente projecto e para a sua evolução futura.

Mais uma vez, os meus parabéns.

Cumprimentos,
Última Edição: 7 anos 11 meses atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Sugestões diversas 7 anos 11 meses atrás #831

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
Agradecemos desde já as sugestões. Vamos então por pontos:

1) A funcionalidade de manter documentos "Pendentes" já foi analisada. No entanto, com a introdução do cenário da "certificação", a implementação terá de ser cuidadosa e não é neste momento prioritária.

2) O código postal, bem como qualquer outra COMBO que tenha origem nas tabelas dos Parâmetros da aplicação, não permite introdução de dados. Tal seria "replicar" as funcionalidades e não se justifica a meu ver. Pessoalmente, não percebo a dificuldade de efectuar uma pesquisa rápida na COMBO (2 segundos...) e ao não encontrar o código postal, efectuar CTRL-P (1 segundo), saltando de imediato para a tabela de códigos postals, efectuar F2 e introduzir o novo código postal.

Ao sair das Preferências já foram relatados problemas na ACTUALIZAÇÃO da combo, que estão em análise (de notar que existem 2 LISTAS diferentes... quando se ABRE a combo e quando se PESQUISA de forma rápida pelo teclado...). Sobre este assunto recomendo que veja: www.projectocolibri.com/forum/5-An%C3%BA...prefer%C3%AAncias%29

3) A edição de templates ESTÁ ligada directamente á aplicação... com um editor profissional, permitindo edição simultânea (virtualmente ilimitada) de templates, e a comutação IMEDITADA para o ambiente do Colibri, com pré-visualização dos templates em edição! Não seria de todo aceitável a nível comercial introduzir esta funcionalidade na versão Gratuita.

4) No que toca a backups, se analisar com atenção, verá que o cenário não é assim tão simples como á partida parece. Existem 2 características da aplicação a ter em conta:
a) Muti base de dados
b) Multi plataforma!
Não nos podemos cingir a implementar a opção de bakcups para UM motor e esquecer os outros. O método está pensado para ser implementado no ECRÃ de LOGIN (antes da base de dados ser aberta), e para isso é necessário analisar cuidadosamente como permitir elaborar backups para todos os motores, em qualquer plataforma.

Para já, um utilizador que sabe instalar um motor de base de dados, também saberá á partida usar o sistema de backups do mesmo. Para os utilizadores menos experientes, temos agora o suporte da base de dados H2, cujo backup é tão simples como copiar os 2 ficheiros que se encontram na pasta do Projecto! www.projectocolibri.com/forum/11-Bases-d...-H2---NOVO-motor-SQL

5) Para consultar TODOS os documentos emitidos (bem como qualquer campo relativo aos mesmos - incluindo o ESTADO), ou até mesmo efectuar IMPRESSÃO em SÉRIE, deverá usar a vista de "DOCUMENTOS". Cada entidade tem a sua (NOTA: esta vista não está presente por defeito na Toolbar de icones - tem de ser acedida pelo menu de árvore).

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 7 anos 11 meses atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.

Sugestões diversas 6 anos 4 meses atrás #2684

  • Adores
  • Avatar de Adores
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 35
  • Obrigado recebido 4
Boa tarde.

Já tinha feito algumas sugestões a pensar na próxima versão do Colibri.

Relembro:

Facturação:

1º- Que o email da empresa não apareça na mesma linha do endereço web.
2º- Que nas definições da empresa exista um campo apropriado para por defeito ter emitido o NIB que facilita muito os pagamentos por transferência.

Guias de transporte:

No actual software na expedição não aparece o campo para inserir a matrícula da viatura.

Atenciosamente.
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes