Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Colibri não arranca no macOS

Colibri não arranca no macOS 03 Mar. 2020 07:33 #16251

• davidvaz
  • Obrigado recebido 3
Segue o ficheiro .workspace/.metadata/.log (renomeei para log.txt)

Outra nota na mesma pasta encontram o PDF gerado (/Applications/ProjectoColibriRCP13/RCPcolibri.app/Contents/MacOS/workspace).

Para quem precisar.

Sobre uma versão antiga do Acrobat Reader, estou a usar MacOS Catalina, que já não suporta versões de 32bits.
Anexos:
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Colibri não arranca no macOS 03 Mar. 2020 00:30 #16250

• canoamarelo
  • Obrigado recebido 2
Tive um problema com os PDFs da fatura no meu mac (Mavericks) e resolvi usando uma versão mais antiga do Acrobat Reader, se tiverem este problema e tiver funcionado sem problemas antes recomendo tentarem instalar versões mais antigas do Acrobat.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Colibri não arranca no macOS 02 Mar. 2020 21:01 #16248

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
davidvaz escreveu:
Estou com o mesmo problema. Ao tentar emitir uma fatura, no passo de gerar o PDF fecha sem aviso. Já existe solução para isto?
A impressão direta funciona, é só a geração do PDF que falha

Se ajudar anexei o error report gerado pelo sistema

MacOS: 10.15.3
Colibri: 13.1.3

Interessa mais o ficheiro LOG que é criado na pasta workspace\.metadata

Se o problema estiver relacionado com a abertura do PDF apenas, teremos este problema resolvido na próxima versão 13.2
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Colibri não arranca no macOS 02 Mar. 2020 08:18 #16245

• davidvaz
  • Obrigado recebido 3
Estou com o mesmo problema. Ao tentar emitir uma fatura, no passo de gerar o PDF fecha sem aviso. Já existe solução para isto?
A impressão direta funciona, é só a geração do PDF que falha

Se ajudar anexei o error report gerado pelo sistema

MacOS: 10.15.3
Colibri: 13.1.3
Anexos:
Última Edição: 02 Mar. 2020 08:30 por davidvaz. Motivo: anexo de relatorio de erro

Colibri não arranca no macOS 12 Fev. 2020 15:01 #16228

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Zoacorals escreveu:
Utilizo o Projeto Colibri para a facturação da minha empresa desde 2014, versão licenciada à empresa. Confesso que estou a ficar um bocado farto dos problemas associados a este software. Ainda hoje quando estava a tentar fazer uma guia de transporte o software fechou de um momento para o outro, ao fim de várias tentativas lá consegui emitir a respectiva guia. A verão que tenho é a 12.1.7.1 mas até tenho medo de mudar para uma mais recente porque já sei que os problemas e situações para resolver vão voltar. Desculpem o desabafo.

Estamos sempre atentos a estas situações, e não temos problemas na nossa plataforma de testes... que vai sendo sempre actualizada para as versões mais recentes do sistema operativo.

O problema é que existem certas incompatibilidades, até mesmo com versões JAVA da ORACLE! Por isso recomendamos o OPENJDK (que vamos tentar passar a disponibilizar juntamente com o Colibri sem necessidade de instalação).

Eu entendo que seja bastante inconveniente um programa "fechar de um momento para o outro". É importante para nós saber EXACTAMENTE em que operações é que tal acontece! É quando efectua a emissão do documento (PDF)? Presumo que se gravar o processo corra sem incidências... Na próxima versão do Colibri (13.2) teremos implementado uma alternativa (configurável) que permitirá abrir o "leitor PDF" que estiver instalado no sistema, ou seja, a abertura do "relatório" será feita como se estivesse a abrir um PDF no sistema. Se existirem incompatibilidades, serão relativas a programas externos e não ao Colibri.

Existe mais algum cenário onde o Colibri "feche" sem aviso?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 12 Fev. 2020 15:02 por marcolopes.

Colibri não arranca no macOS 12 Fev. 2020 09:45 #16227

• Zoacorals
  • Obrigado recebido 3
Utilizo o Projeto Colibri para a facturação da minha empresa desde 2014, versão licenciada à empresa. Confesso que estou a ficar um bocado farto dos problemas associados a este software. Ainda hoje quando estava a tentar fazer uma guia de transporte o software fechou de um momento para o outro, ao fim de várias tentativas lá consegui emitir a respectiva guia. A verão que tenho é a 12.1.7.1 mas até tenho medo de mudar para uma mais recente porque já sei que os problemas e situações para resolver vão voltar. Desculpem o desabafo.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena