Resolvi o problema alterando as permissões do ficheiro colibri9.h2.db - atribui permissões de escrita não só ao utilizador (como vem por defeito), mas também ao grupo e a todos.
Irei experimentar essa solução, mas tenho a dizer que até à data, e já experimentei até no Debian 7.1, apena consigo ter a aplicação a funcionar e estável numa VM com o Xubuntu 13.04.
Afinal não resolvi nada. o programa parecia ir abaixo quando tentava gravar na base de dados. na primeira utilização com a modificação das permissões não houve problema nenhum. quando voltei a arrancar voltou a ir abaixo. já instalei com o driver MySql (as tabelas são criadas com sucesso), mas depois não consigo fazer mais nada. Sempre que é necessário escrever para a base de dados, "crasha".
Afinal não resolvi nada. o programa parecia ir abaixo quando tentava gravar na base de dados. na primeira utilização com a modificação das permissões não houve problema nenhum. quando voltei a arrancar voltou a ir abaixo. já instalei com o driver MySql (as tabelas são criadas com sucesso), mas depois não consigo fazer mais nada. Sempre que é necessário escrever para a base de dados, "crasha".
isto não gera log nenhum
de qualquer modo, confirmo que é um problema com algum pacote na minha configuração. só não consigo perceber qual.
instalei noutros dois computadores com linux. num crasha, noutro não.
a única diferença é que os que crasham correm ambos kubuntu; o que não crasha corre ubuntu. a avaliar por vários foruns, fico com a sensação que é um problema relacionado com o gtk2
vou usar o computador onde não crasha.
obrigado
@marcolopes: Descobri porque é que nas versões mais recentes das distribuições o colibri deixa de funcionar.
Deve-se a uma atualização do WebkitGTK, que para o colibri funcionar deve ser a versão 1.1x e nas ultimas distribuições vem a versão 2.2.4.
Entretanto para Fedora 20 criei um RPM, instalei e o software funciona sem nenhum problema.
Penso que do lado do projecto, apenas seria necessário alterar a dependencia do SWT para uma versão superior, dado que houve correções neste campo. No entanto, como não tenho acesso ao código não posso comprovar :)
Se mais alguém quiser usar o Fedora Linux na versão 20, enviem-me uma mensagem privada a pedir o RPM.