Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Algumas dúvidas sobre o Colibri

Algumas dúvidas sobre o Colibri 22 Set. 2018 13:40 #12858

• marcolopes
  • Obrigado recebido 751
xiko46 escreveu:
ao emitir uma factura/recibo seria possivel criarem uma opção para escolher o numero de vias a serem emitidas, visto que basicamente só são preciso duas vias (original e duplicado) e o programa por definição emite em triplicado sem opção de escolha.

O número de CÓPIAS a emitir pode ser escolhido POR TIPO de documento. A sua parametrização deve ser feita em TABELAS -> CONFIGURAÇÃO -> DOCUMENTOS -> Separador EMISSÃO -> Cópias a Processar / Cópias por Email.
xiko46 escreveu:
Seria possivel criarem maneira do logotipo ou a imagem carregada nos dados da empresa ser impresso nas facturas ou recibos, por exemplo no cabeçalho da folha ou algo identico?

Não é possível efectuar esta inserção de forma automática (seria necessário indicar a localização, tamanho da imagem, etc etc). É preferível que o cliente tenha um TEMPLATE do documento já com o logotipo: www.projectocolibri.com/forum/templates-...presa-nos-documentos
xiko46 escreveu:
ao criar uma factura seria possivel ter a opção de pesquisar pelos artigos directamente e uma vez clicando neste este ser adicionado directamente à linha da factura (se é que me faço entender) ao invés de ter que pesquisar e memorizar os códigos de artigos todos um a um no caso de facturas com vários artigos?

A pesquisa e INSERÇÃO dos artigos nos documentos pode ser efectuada através de COPY/PASTE do ficheiro de artigos para o documento (Teclas F7 e F8), e, preferêncialmente, usando a BARRA de ESPAÇOS quando estiver a editar o CÓDIGO do ARTIGO. Informação detalhada da funcionalidade da tecla ESPAÇO pode ser consultada aqui: www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...ecla-barra-de-espaco
xiko46 escreveu:
e durante a criação de uma factura/recibo ao introduzir o artigo poderiam criar a opção de preço de venda sem IVA, isto porque muitas vezes o mesmo artigo entra a preços diferentes no stock e dai estar criado o artigo a preço "0" e ao ser vendido bastava introduzir o preço de venda (compra + lucro) e automaticamente o programa fazia os calculos do IVA tornando-se assim mais rápido e básico a criação de uma factura/recibo no momento da venda.

Os preços no Colibri podem ser inseridos com ou sem IVA, os cálculos são feitos em tempo real, e são revertidos nos outros campos. Tudo depende do CAMPO escolhido para a inserção do respectivo PREÇO. Pode configurar o LAYOUT dos campos (quais os campos que lhe interessa EDITAR na emissão de documentos, bem como a ORDEM desejada para a edição). A configuração dos LAYOUTS de ecrã deve ser feita em TABELAS -> CONFIGURAÇÃO -> LAYOUTS. Posteriormente terá de verificar se o LAYOUT que lhe interessa está definido no documento em questão em TABELAS -> CONFIGURAÇÃO -> DOCUMENTOS -> Separador GERAL -> Layout.
xiko46 escreveu:
Basicamente nestes três aspectos que mencionei por muito que pesquisa-se não consegui arranjar alternativa, no entanto considero o vosso projecto bastante acessível e simples de se trabalhar.

Antes de abrir um novo tópico, faça p.f. uma pesquisa no fórum, e leia a categoria de Perguntas Frequentes: www.projectocolibri.com/forum/faq-perguntas-frequentes
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 20 Set. 2018 23:05 #12854

• xiko46
  • Obrigado recebido 1
Boas. Estou recentemente a utilizar a vossa versão gratuita para fazer a facturação e até ah data o programa parece-me bastante simples e intuitivo, no entanto deparei-me com uma ou duas situações:

ao emitir uma factura/recibo seria possivel criarem uma opção para escolher o numero de vias a serem emitidas, visto que basicamente só são preciso duas vias (original e duplicado) e o programa por definição emite em triplicado sem opção de escolha.

Seria possivel criarem maneira do logotipo ou a imagem carregada nos dados da empresa ser impresso nas facturas ou recibos, por exemplo no cabeçalho da folha ou algo identico?

ao criar uma factura seria possivel ter a opção de pesquisar pelos artigos directamente e uma vez clicando neste este ser adicionado directamente à linha da factura (se é que me faço entender) ao invés de ter que pesquisar e memorizar os códigos de artigos todos um a um no caso de facturas com vários artigos?

e durante a criação de uma factura/recibo ao introduzir o artigo poderiam criar a opção de preço de venda sem IVA, isto porque muitas vezes o mesmo artigo entra a preços diferentes no stock e dai estar criado o artigo a preço "0" e ao ser vendido bastava introduzir o preço de venda (compra + lucro) e automaticamente o programa fazia os calculos do IVA tornando-se assim mais rápido e básico a criação de uma factura/recibo no momento da venda.

Basicamente nestes três aspectos que mencionei por muito que pesquisa-se não consegui arranjar alternativa, no entanto considero o vosso projecto bastante acessível e simples de se trabalhar.

Atenciosamente: Francisco Santos
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Algumas dúvidas sobre o Colibri 22 Jun. 2017 19:55 #11271

• marcolopes
  • Obrigado recebido 751
NelsonM escreveu:
Boa tarde a todos e em especial ao Sr. Marco que é quem nos tira as dúvidas...
Estou a utilizar há mês e meio a versão free do Projeto Colibri.
Agradeço desde já por fazerem esta versão gratuita a quem não precisa de muito mais para o seu negócio.
2 questões que , talvez já tenham sido aqui expostas e peço desde já desculpa Marco se fôr o caso...

Efectivamente, por essa razão é que o seu post veio parar aqui e onde não o vai poder responder... terá de usar os tópicos que vou indicar, UM para cada assunto.
NelsonM escreveu:
1ª - Fatura Simplificada -
Não existe na versão free?
Se existe, onde?
Se tenho de a criar, como?

Como configurar uma factura-simplificada: www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...factura-simplificada

Tópico para dúvidas: projectocolibri.com/forum/geral/2795-factura-simplificada
NelsonM escreveu:
2ª- Ficheiros de Clientes - Listagens
Quando imprimo fatura ao cliente, tenho sempre de imprimir 2 - a original (cliente) e o duplicado (gabinete de contabilidade).
Não posso enviar a listagem de faturação ao meu contabilista porque nessa listagem não aparece o NIF do cliente e assim, somente ter de emitir 1 página.

Não existe essa opção
Existe e eu é que não sei? (grande probabilidade) onde?

Não faz sentido imprimir uma cópia do documento apenas para dar ao contabilista!!!

Quanto mais não seja, imprima os MAPAS a enviar ao contabilista (DIÁRIO de DOCUMENTO, por exemplo) e uma listagem de CLIENTES (no ficheiro de clientes) onde vai toda a informação com o NUMERO, NOME e NIF!

No entanto fica como sugestão para melhorarmos as listagens e colocarmos o NIF junto com o NOME do cliente nos MAPAS de movimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: NelsonM

Algumas dúvidas sobre o Colibri 22 Jun. 2017 16:59 #11270

• NelsonM
Boa tarde a todos e em especial ao Sr. Marco que é quem nos tira as dúvidas...

Estou a utilizar há mês e meio a versão free do Projeto Colibri.
Agradeço desde já por fazerem esta versão gratuita a quem não precisa de muito mais para o seu negócio.

2 questões que , talvez já tenham sido aqui expostas e peço desde já desculpa Marco se fôr o caso...

1ª - Fatura Simplificada -
Não existe na versão free?
Se existe, onde?

2ª- Ficheiros de Clientes - Listagens
Quando imprimo fatura ao cliente, tenho sempre de imprimir 2 - a original (cliente) e o duplicado (gabinete de contabilidade).
Não posso enviar a listagem de faturação ao meu contabilista porque nessa listagem não aparece o NIF do cliente e assim, somente ter de emitir 1 página.

Não existe essa opção
Existe e eu é que não sei? (grande probabilidade) onde?

Obrigada!
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 26 Ago. 2016 22:25 #10501

• marcolopes
  • Obrigado recebido 751
Marta Pica Rodrigues escreveu:
Fiz o download da versão 10 e tenho algumas dúvidas:

1. a versão que aparece como aprovada pelas finanças é a 6. Posso usar a 10 ou é mais seguro instalar a 6?
2. quando tento alterar a "empresa" pré-definida, consigo alterar tudo menos o NIF, porquê?
3. em alternativa ao ponto anterior quando tento criar nova empresa a mesma não me deixa fazer login e entrar no programa, porquê?
4. ao criar a nova empresa, não encontro a licença, onde a posso encontrar?

1) www.projectocolibri.com/forum/instalacao...sobre-a-certificacao
2) www.projectocolibri.com/forum/geral/965-...-os-dados-da-empresa
3) www.projectocolibri.com/forum/instalacao...-do-utilizador-admin
4) www.projectocolibri.com/forum/instalacao...e-a-licenca-gratuita

Qualquer dúvida que subsista, deve ser colocada nos tópicos indicados (ou outro que ache relevante)
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 23 Ago. 2016 18:42 #10495

• Marta Pica Rodrigues
Boa tarde,

Fiz o download da versão 10 e tenho algumas dúvidas:

1. a versão que aparece como aprovada pelas finanças é a 6. Posso usar a 10 ou é mais seguro instalar a 6?
2. quando tento alterar a "empresa" pré-definida, consigo alterar tudo menos o NIF, porquê?
3. em alternativa ao ponto anterior quando tento criar nova empresa a mesma não me deixa fazer login e entrar no programa, porquê?
4. ao criar a nova empresa, não encontro a licença, onde a posso encontrar?

Agradecia brevidade na resposta.

Grata pela atenção prestada.

Cumprimentos,

Marta Pica Rodrigues
Última Edição: 26 Ago. 2016 22:14 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena