Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Backup completo do Colibri

Backup completo do Colibri 08 Jan. 2016 16:21 #10096

• marcolopes
  • Obrigado recebido 753
mbravo escreveu:
Preciso de formatar o meu computador (e fazer atualização de sistema operativo) e queria saber como é que posso exportar ou fazer backup da informação que tenho no meu colibri, de maneira a conseguir importá-la novamente quando voltar a instalar o programa de novo.

Toda a informação relativa ao programa está dentro da pasta de instalação (ex: C:\ProjectoColibriRCP10). A única preocupação que tem de ter é saber exactamente QUAL é a base de dados que está a utilizar.

No caso do motor H2, e se não tiver mudado a base de dados de local, ela é criada DENTRO da pasta de instalação (ex: colibri10.h2.db). Tudo o que precisa de fazer é copiar a pasta de instalação de forma COMPLETA (o meu conselho é que COMPACTE em formato RAR ou ZIP, incluindo todas as sub-pastas e ficheiros), mas primeiro verifique que a base de dados está efectivamente DENTRO da pasta de instalação!

No caso de usar outros motores de dados (ex: MySQL) deverá efectuar uma CÓPIA de SEGURANÇA da base de dados. Pode utilizar a opção de BACKUP que está disponível no ECRÃ DE LOGIN -> EMPRESAS -> Separador BASE de DADOS -> Backup (neste caso o backup será efectuado para a PASTA de BACKUPS, que por predefinição está DENTRO da pasta de instalação, para que posteriormente possa ser restaurado). Este processo de BACKUP também pode ser usado para a base de dados H2. Neste caso, será efectuada uma cópia da base de dados da pasta de instalação - ou onde a base de dados se encontrar - para a pasta de BACKUPS. Lembre-se que nunca é demais ter copias de segurança.

Qualquer dúvida sobre o BACKUP da base de dados deve ser colocada neste tópico: www.projectocolibri.com/forum/bases-de-d...kup-da-base-de-dados

E já agora, aconselho que ligue a opção de cópias de segurança automáticas: www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...cos-da-base-de-dados
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 08 Jan. 2016 16:26 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Backup completo do Colibri 08 Jan. 2016 15:48 #10094

• mbravo
Boa tarde,

Preciso de formatar o meu computador (e fazer atualização de sistema operativo) e queria saber como é que posso exportar ou fazer backup da informação que tenho no meu colibri, de maneira a conseguir importá-la novamente quando voltar a instalar o programa de novo.

Obrigada,
Maria Bravo Martins
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena