Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Instalação e funcionamento em rede

Instalação e funcionamento em rede 19 Fev. 2019 02:23 #13048

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
NunoSantos1977 escreveu:
Acabei de instalar a versão gratuita do software, tenho uma questão que não vi feitra no forum.
Instalei o software num computador onde faço diferentes tipos de trabalhos (edição grafica, paginação, etc).
Gostava de saber se é possivel usar outro computador para usar o software instaldo no computador "principal", por exemplo um portatil.

Não sei se me estou a fazer entender...

Instalar num computador mas se for necessario por motivos operacionais abrir o software noutro computador.

É possivel com a versão gratuita?

Pode sempre instalar numa PEN (até pode ter diversas versões para sistemas operativos diferentes na PEN, desde que o sistema de ficheiros seja compatível, colocando a base de dados numa pasta comum na própria PEN, por exemplo): www.projectocolibri.com/forum/instalacao...r-o-colibri-numa-pen

ou pode instalar o software em cada um dos computadores, mesmo com versões de sistema operativo diferente, e partilhar a base de dados na DROPBOX (só deve aceder com um programa de cada vez, caso contrário pode corromper a base de dados!): www.projectocolibri.com/forum/instalacao...nstalacao-na-dropbox
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 19 Fev. 2019 02:23 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Instalação e funcionamento em rede 15 Fev. 2019 14:54 #13044

• NunoSantos1977
Acabei de instalar a versão gratuita do software, tenho uma questão que não vi feitra no forum.
Instalei o software num computador onde faço diferentes tipos de trabalhos (edição grafica, paginação, etc).
Gostava de saber se é possivel usar outro computador para usar o software instaldo no computador "principal", por exemplo um portatil.

Não sei se me estou a fazer entender...

Instalar num computador mas se for necessario por motivos operacionais abrir o software noutro computador.

É possivel com a versão gratuita?

Instalação e funcionamento em rede 21 Ago. 2017 20:38 #11951

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
quinjass escreveu:
Tenho a última versão do projecto colibri instalado no pc fixo da minha empresa, através do qual trabalho todos os dias. No entanto, preciso de aceder à conta (incluindo os layouts e configurações que utilizo no pc fixo) pontualmente através de casa.

Informei-me acerca da possibilidade de ter a pasta raiz do software numa cloud mas não estou muito interessado nessa solução, devido à possibilidade de estarem 2 utilizadores a usarem em simultâneo o programa (em casa e na empresa), o que pode gerar algum conflito nos ficheiros.

O que experimentei foi o seguinte: sempre que necessito de fazer alguma modificação através de casa, copio a pasta completa do directorio do pc da empresa e colo (substituindo todos os ficheiros existentes) no meu pc, isto depois de garantir que não vão existir alterações através do pc da empresa.

Gostaria de saber se este é um procedimento correto, quais poderão ser as desvantagens deste procedimento e qual a solução mais aconselhavel para o meu caso.

É um procedimento "aceitável" mas não é de todo prático!!!

O ideal seria mesmo colocar o colibri ou pelo menos a base de dados numa pasta partilhada da DropBox. Caso não defina absolutamente nada no HOST da base de dados (configuração da base de dados nas empresas de login) a partilha será feita em modo EXCLUSIVO, ou seja, não será possível utilizar a mesma base de dados através de diferentes acessos.

Faça um teste... instale o Colibri na dropbox e tente aceder à mesma base de dados ao mesmo tempo a partir de 2 computadores, por exemplo. Mais informação neste tópico: www.projectocolibri.com/forum/instalacao...nstalacao-na-dropbox
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Instalação e funcionamento em rede 20 Ago. 2017 15:14 #11942

• quinjass
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde.

Tenho a última versão do projecto colibri instalado no pc fixo da minha empresa, através do qual trabalho todos os dias. No entanto, preciso de aceder à conta (incluindo os layouts e configurações que utilizo no pc fixo) pontualmente através de casa.

Informei-me acerca da possibilidade de ter a pasta raiz do software numa cloud mas não estou muito interessado nessa solução, devido à possibilidade de estarem 2 utilizadores a usarem em simultâneo o programa (em casa e na empresa), o que pode gerar algum conflito nos ficheiros.

O que experimentei foi o seguinte: sempre que necessito de fazer alguma modificação através de casa, copio a pasta completa do directorio do pc da empresa e colo (substituindo todos os ficheiros existentes) no meu pc, isto depois de garantir que não vão existir alterações através do pc da empresa.

Gostaria de saber se este é um procedimento correto, quais poderão ser as desvantagens deste procedimento e qual a solução mais aconselhavel para o meu caso.

Obrigado
Última Edição: 21 Ago. 2017 20:15 por marcolopes.

Instalação e funcionamento em rede 03 Ago. 2017 15:46 #11750

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
lg69 escreveu:
Deixei de poder aceder ao pc onde usava o colibri, na versão 9.2.1, em win xp, e estou a aceder ao seu disco rígido através de outro pc como se fosse um disco externo, em win 7, pelo que posso aceder ao conteúdo original da versão 9.2.1 e à base de dados atual. já instalei o colibri no outro pc, portanto também a versão 9.2.1, a partir dos ficheiros existentes no disco rígido do pc original, mas no login nada está configurado, nem o nome da empresa, nem o driver, nem o host nem a base de dados. Como posso configurar tudo? E posso usar os mesmos elementos, para a mesma empresa, nos dois pc, desde que use a mesma base de dados? A licença a usar é a mesma ou preciso de uma nova?

Bem, a primeira coisa que tem de fazer é configurar o NOME da base de dados para incluir o CAMINHO de rede (local onde a base de dados se encontra), ex: \\computador\drivec\ProjectoColibriRCP9\colibri9 (nas versões mais recentes existe uma opção para "procurar" a pasta / ficheiro, no caso da versão 9 terá de ir pelo explorador de ficheiros e copiar o caminho de rede)

O caminho depende do NOME da partilha de rede que criou para o efeito...

A partir daí, deverá poder aceder normalmente. No caso da licença gratuita na versão 9, não poderá aceder à mesma base de dados de forma simultânea, pelo que, apenas poderá abrir a base de dados num único terminal.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 03 Ago. 2017 15:48 por marcolopes.

Instalação e funcionamento em rede 01 Ago. 2017 18:38 #11718

• lg69
Boa tarde, Sr. Marco.

Deixei de poder aceder ao pc onde usava o colibri, na versão 9.2.1, em win xp, e estou a aceder ao seu disco rígido através de outro pc como se fosse um disco externo, em win 7, pelo que posso aceder ao conteúdo original da versão 9.2.1 e à base de dados atual. já instalei o colibri no outro pc, portanto também a versão 9.2.1, a partir dos ficheiros existentes no disco rígido do pc original, mas no login nada está configurado, nem o nome da empresa, nem o driver, nem o host nem a base de dados. Como posso configurar tudo? E posso usar os mesmos elementos, para a mesma empresa, nos dois pc, desde que use a mesma base de dados? A licença a usar é a mesma ou preciso de uma nova?

Usei neste tópico o mesmo título de outro tópico, para associar, caso haja algo já descrito quanto a isto, mas procurei nesse tópico e não vi este assunto tratado.

Obrigado.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena