Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Passar o colibri para outro computador

Passar o colibri para outro computador 2 anos 7 meses atrás #10476

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
Vogal escreveu:
É possível usar o backup do Colibri que uso em Windows e fazer restore num ambiente Mac OS?

Perfeitamente. Para mais informação p.f. leia este tópico: www.projectocolibri.com/forum/sistema-op...-de-windows-para-mac
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Passar o colibri para outro computador 1 ano 3 meses atrás #12270

No caso de ser uma formatação de computador, mantendo o mesmo software, basta então copiar a pasta de instalação e depois da formatação voltar a colar?

Nota: Uso a última versão do programa e opero em sistema macOS.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Passar o colibri para outro computador 1 ano 3 meses atrás #12272

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
andreblcosta escreveu:
No caso de ser uma formatação de computador, mantendo o mesmo software, basta então copiar a pasta de instalação e depois da formatação voltar a colar?
Nota: Uso a última versão do programa e opero em sistema macOS.

Atenção que este procedimento é válido APENAS para quem usa o MOTOR H2 INTEGRADO e tem a BASE DE DADOS dentro da pasta de instalação!

Vamos simplificar a dúvida, partindo do princípio que não existe incompatibilidade entre o sistema antigo e o novo.

Antes de tudo, faça um backup da BASE de DADOS!! (não será necessário utilizar, apenas pela segurança!). No caso do H2 bastará copiar o ficheiro ColibriXX.h2.db que está dentro da pasta de instalação.

- Faça um backup de TODA a pasta de instalação (aconselho o formato RAR)
- Instale o novo sistema (não esquecer o JAVA)
- Reponha a pasta de instalação (ficará tudo 100% tal como estava no sistema antigo)

Está feito! Não necessita de mexer em mais nada... tudo o que o Colibri necessita está dentro da pasta de instalação. Ficará na mesma com os backups (cuja pasta, SE NÃO FOI PERSONALIZADA, deverá estar dentro da pasta de instalação). Sobre esta questão deverá passar para o seguinte tópico: www.projectocolibri.com/forum/11-Bases-d...kup-da-base-de-dados
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 1 ano 3 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: andreblcosta

Passar o colibri para outro computador 11 meses 2 semanas atrás #12567

  • VJF-MVJSP
  • Avatar de VJF-MVJSP
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 3
Bom dia,

Estou a tentar mudar a minha instalação de um PC para outro

No PC antigo tenho a última versão (v 12.1.3.1). Fiz a instalação da mesma versão no PC novo e copiei os ficheiros relevantes (*.h2.db, Empresas.xml) para a devida localização. mas não consigo carregar a licença (colibri12.rcplicence). Em seguida tentei carregar o ficheiro de licença que recebi por email mas o resultado foi o mesmo.

Também tentei copiar toda a pasta "ProjectoColibriRCP12" de um PC para o outro, mas o resultado foi o mesmo,

Tenho uma licença START adquirida a 4 de Julho de 2017, por isso tenho a certeza que não expirou.

A única diferença que vejo é que o PC antigo tem Windows 10 enquanto o novo tem o Windows 8.1.

Desde já agradeço a vossa ajuda.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Passar o colibri para outro computador 11 meses 2 semanas atrás #12572

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
VJF-MVJSP escreveu:
Bom dia,

Estou a tentar mudar a minha instalação de um PC para outro

No PC antigo tenho a última versão (v 12.1.3.1). Fiz a instalação da mesma versão no PC novo e copiei os ficheiros relevantes (*.h2.db, Empresas.xml) para a devida localização. mas não consigo carregar a licença (colibri12.rcplicence). Em seguida tentei carregar o ficheiro de licença que recebi por email mas o resultado foi o mesmo.

Também tentei copiar toda a pasta "ProjectoColibriRCP12" de um PC para o outro, mas o resultado foi o mesmo,

Tenho uma licença START adquirida a 4 de Julho de 2017, por isso tenho a certeza que não expirou.

A única diferença que vejo é que o PC antigo tem Windows 10 enquanto o novo tem o Windows 8.1.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

1) Se copiar a pasta COMPLETA do PC de origem, a licença vai incluída, e como tal, não deve ter qualquer problema no arranque da aplicação (nem necessita de carregar qualquer licença)

2) Se efectuar NOVA instalação, terá de carregar a licença. Se tem uma licença da versão 12, ela será compatível com qualquer versão 12.x

3) O que acontece quando arranca com a aplicação? O separador de LICENÇA é aberto automaticamente?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Passar o colibri para outro computador 11 meses 2 semanas atrás #12583

  • VJF-MVJSP
  • Avatar de VJF-MVJSP
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 3
Curiosamente esta manhã quando iniciei o PC a licença foi aceite. Por isso, suponho que havia algum processo bloqueado - que eu não reparei ontem - que estava a impedir o sistema de aceitar a licença. Reiniciando o PC aparentemente resolveu o problema.

Só para ter 100% de certeza, apaguei tudo e repeti o processo e desta vez tudo correu sem problemas e sem que fosse necessário reboots.

Só como referência, e respondendo à 3ª questão, apesar de ser tudo sem certezas absolutas.
3) O que acontece quando arranca com a aplicação? O separador de LICENÇA é aberto automaticamente?

Não me lembro a 100% se o separador de LICENÇA abria automaticamente ou se era o EMPRESAS, mas tenho ideia que de facto era o separador de LICENÇA a abrir automaticamente.

Mais uma vez obrigado pela rapido feedback.
Última Edição: 11 meses 2 semanas atrás por VJF-MVJSP.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes
Moderadores: marcolopes