Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Migração de outro software

Migração de outro software 04 Set. 2018 14:52 #12845

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
fontao escreveu:
Mudei de sistema de faturação mas não consegui colocar a numeração continuada do outro programa, iniciando em Agosto a partir do nº 1, mas a minha contabilidade diz que não pode ser feito dessa maneira, que pelo menos teria que colocar como 1A, como posso fazer isso? Como anular as que fiz e começar uma série nova?
Grato
Luiz Fontão

Repare que, independentemente do sistema que está a usar, NÃO PODEM existir 2 documentos com o mesmo número (SÉRIE/NÚMERO), caso contrário está a cometer uma ilegalidade!

Das duas uma: ou parametriza a SÉRIE que já estava a utilizar, dando continuidade à numeração, ou cria uma NOVA série, começando a numeração em 1 (no colibri deverá deixar o último número do documento a ZERO ao criar a série). A preferência "legal" é a criação de uma nova série, mas não existe impedimento para que mantenha a série que estava a usar e continue a numeração.

De qualquer forma, se já emitiu documentos com a MESMA numeração, terá de os anular... e recuperar os originais dos clientes a quem os entregou... mas lembre-se que esses documentos irão ser exportados no SAFT do mês em questão, e serão comunicados como ANULADOS, podendo ser sobrepostos aos documentos já comunicados através do SAFT emitido no software anterior!

1) Pode emitir o SAFT do colibri apenas a partir da DATA posterior ao ultimo documento anulado (se não tive OUTROS documentos emitidos nessas datas que necessitem de ser comunicados!). Desta forma não haverá sobreposição de documentos...

2) Se tal não for possível, talvez possa comunicar primeiro o SAFT do Colibri (onde irão constar documentos anulados) e só depois o SAFT do outro software. Não sei qual será o resultado de comunicar um documento ANULADO e seguidamente comunicar o mesmo documento em estado "normal"... Terá de se informar junto da AT.

Em alternativa, p.f. entre em contacto com a nossa linha de apoio, para que o possamos ajudar.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 04 Set. 2018 14:54 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Migração de outro software 04 Set. 2018 08:20 #12843

• fontao
Mudei de sistema de faturação mas não consegui colocar a numeração continuada do outro programa, iniciando em Agosto a partir do nº 1, mas a minha contabilidade diz que não pode ser feito dessa maneira, que pelo menos teria que colocar como 1A, como posso fazer isso? Como anular as que fiz e começar uma série nova?
Grato
Luiz Fontão

Migração de outro software 06 Jan. 2016 15:44 #10069

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
CátiaReis escreveu:
Legalmente, podemos mudar de programa de faturação a meio do ano fiscal?
É possível passar uma nota de Crédito, com o COLIBRI, sobre uma fatura passada com o programa antigo?

1) Sim, é possível mudar de programa em qualquer altura do ano fiscal.

2) O método correcto para lançar os documentos oriundos de outro software seria a INTEGRAÇÃO MANUAL de DUPLICADOS (que é um método definido nas regras da certificação como sendo legal para esta situação). Este método identifica o documento original por forma a que a AT saiba que não é um NOVO documento, mas sim um documento integrado. No entanto, a versão GRATUÌTA do Colibri não disponibiliza esta funcionalidade, pelo que, o que pode fazer é LANÇAR SALDOS INICIAIS através dos documentos LANÇAMENTO a DÉBITO / CRÉDITO, que são documentos INTERNOS não sujeitos a SAFT. Pode optar por lançar o valor do DÉBITO / CRÉDITO, através de um único lançamento, ou descriminar cada documento ainda por liquidar em lançamentos individuais (utilizando os campos NUMERO AUXILIAR e DATA AUXILIAR para colocar os dados do documento original).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 06 Jan. 2016 15:45 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: CátiaReis

Migração de outro software 06 Jan. 2016 11:07 #10061

• CátiaReis
Bom dia.

Legalmente, podemos mudar de programa de faturação a meio do ano fiscal?

É possível passar uma nota de Crédito, com o COLIBRI, sobre uma fatura passada com o programa antigo?

obrigada

Migração de outro software 08 Out. 2013 21:43 #6539

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
dasfadania escreveu:
Gostava de saber como posso fazer a alteração do numero da primeira factura uma vez que estou a deixar outro programa para trás e comecei a utilizar a versão gratuita do colibri no mac. O ultimo numero que tenho no antigo programa era o 1300000026 e pretendo continuar a mesma numeração, começando só um novo ciclo em Janeiro de 2014.

Não é uma questão dependente do Sistema Operativo. Deverá ter em conta o seguinte:

- O Colibri permite a numeração de documentos no formato SÉRIE / NÚMERO
- A SÉRIE pode ter 5 algarismos alfanuméricos (ex: 2013AB)
- O NÚMERO pode ter 6 algarismos numéricos (ex: 123456)

Portanto, a partir daqui, terá de decidir como continuar a numerar os seus documentos. O exemplo que dá (1300000026), não parece especificar a série. Sendo apenas o número, parece-me exageradamente grande!

O meu conselho é que se informe junto do seu contabilista / fisco sobre a mudança de numeração.

A parametrização de NUMERAÇÃO é feita em TABELAS -> CONFIGURAÇÃO -> DOCUMENTOS -> Separador SÉRIES.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Migração de outro software 08 Out. 2013 20:02 #6537

• dasfadania
Boas.
Gostava de saber como posso fazer a alteração do numero da primeira factura uma vez que estou a deixar outro programa para trás e comecei a utilizar a versão gratuita do colibri no mac. O ultimo numero que tenho no antigo programa era o 1300000026 e pretendo continuar a mesma numeração, começando só um novo ciclo em Janeiro de 2014. Alguém consegue me ajudar?
Obrigado
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena