Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre a certificação

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 18:16 #10853

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
ricardosimoes escreveu:
Caro Marco

Tem toda a razão, o Colibri teve e continua a ter uma política de comunicação perfeita, (eu é que estou errado).

Claro que é absolutamente correto informar primeiro através da comunicação social de uma nova versão do programa, e só depois nos órgãos oficiais do projeto (eu é que estou errado).

Fiquei perfeitamente esclarecido com todas as suas justificações, que aliás fazem todas sentido e não têm contradições nenhumas (eu é que estou errado).

Quero também assegurá-lo que da minha parte não o incomodarei mais, pois estas serão as minhas últimas palavras neste fórum.

Atenciosamente
Ricardo Simões

Lamento a sua posição, pois era uma mais valia para este fórum. Entendo que se sinta revoltado com as alterações introduzidas na versão 11, mas tal não lhe dá o direito de "espingardear" em todas as direcções.

Será sempre bem vindo.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 17:51 #10852

• ricardosimoes
  • Obrigado recebido 33
marcolopes escreveu:
Acho que deve ficar na versão 10.2.3 se tem dúvidas que o lançamento da versão 11 é oficial. Posso dizer-lhe que É. Não são "tantas" as reclamações, mas tenho de admitir que os últimos posts me deram bastante trabalho a responder, pois não quero que ninguém fique sem os esclarecimentos... agora, uma coisa é terem dúvidas, outra é estarem constantemente a "desviar atenções" (isso sim) para os anúncios que foram feitos aqui ou ali, os anúncios que NÃO foram feitos no fórum, os LINKS de download que agora são referentes à versão 11, ou até mesmo colocar em causa a legalidade do projecto colibri!

Caro Marco

Tem toda a razão, o Colibri teve e continua a ter uma política de comunicação perfeita, (eu é que estou errado).

Claro que é absolutamente correto informar primeiro através da comunicação social de uma nova versão do programa, e só depois nos órgãos oficiais do projeto (eu é que estou errado).

Fiquei perfeitamente esclarecido com todas as suas justificações, que aliás fazem todas sentido e não têm contradições nenhumas (eu é que estou errado).

Quero também assegurá-lo que da minha parte não o incomodarei mais, pois estas serão as minhas últimas palavras neste fórum.

Atenciosamente
Ricardo Simões
Ricardo Simões
Técnico de Informática
usa Sistema Operativo Linux Xubuntu 16.04 LTS x64
Tradutor voluntário de aplicações Open Source
Última Edição: 08 Jan. 2017 17:52 por ricardosimoes.
The following user(s) said Thank You: macman

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 17:46 #10851

• nunopicado
ricardosimoes escreveu:
Para que o que afirma ser verdade isso significaria que as finanças "confiam" que qualquer produtor de software pode fazer novas versões do originalmente certificado (no do vosso caso em 2010) e nunca auditam versões posteriores no sentido de validar o código-fonte como estando de acordo com a lei, ou seja não permitindo que seja informaticamente possível violar a lei.

Por acaso é isso mesmo. A versão na lista das finanças é a versão a partir da qual o software foi certificado.
Qualquer empresa ou indivíduo que certifique um programa assina um contrato com a AT assumindo que fará todas as alterações necessárias de forma a que a legislação seja cumprida em todas as versões posteriores.
Se tal não acontecer e a fiscalização o notar, o certificado é revogado, passando o campo 'Estado' a reflectir isso mesmo.

Quanto à "validação do código-fonte", a AT não o faz. O código-fonte de um programa, nomeadamente de um programa que não seja opensource, é propriedade privada e não é objecto de validação alguma excepto se assim ordenado por meios judiciais.
A certificação de um software é uma certificação ao comportamento, não ao conteúdo.
Logo que o programa passe nos testes de comportamento que o certificador pedir, é certificado.

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 17:17 #10850

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
ricardosimoes escreveu:
Para que o que afirma ser verdade isso significaria que as finanças "confiam" que qualquer produtor de software pode fazer novas versões do originalmente certificado (no do vosso caso em 2010) e nunca auditam versões posteriores no sentido de validar o código-fonte como estando de acordo com a lei, ou seja não permitindo que seja informaticamente possível violar a lei.

Nem mais! Dedução perfeita. É assim mesmo que se processa. Mas se ainda assim duvidar do que lhe digo, posso sempre esclarecer o assunto com a AT.

ricardosimoes escreveu:
E Marco, da minha parte o assunto está encerrado, não vou perder mais tempo a "debater" consigo, pois ao longo dos meus (apenas) 16 anos de carreira já encontrei muitas pessoas que são demasiado orgulhosas para admitirem que erraram... se acha que o Colibri fez bem em usar um orgão de imprensa não oficial para anunciar o lançamento da V11, enquanto secretamente alterava os links para download da V10 no seu site oficial para a V11 sem dar conhecimento aos seus utilizadores no seu fórum oficial, bem como no seu site oficial... então não tem de pedir desculpas.

Se o site que indica anunciou o Colibri, é livre de o fazer! O projecto colibri não alterou os LINKS de DOWNLOAD SECRETAMENTE! Foram alterados como sempre... ainda não percebo qual é o drama...

ricardosimoes escreveu:
Posso não concordar com a vossa estratégia de comunicação, mas aceito-a... agora se há coisa que não admito é que me comam por parvo!
Todos as suas justificações já foram aqui várias vezes desmontadas, embora o Marco insista em querer desviar atenções...

Desviar as atenções para onde?

ricardosimoes escreveu:
Onde está o anúncio oficial da V11 no site oficial, e/ou no fórum oficial do colibri? NÃO EXISTE!!!! Ah e o vosso facebook também não se dignou a fazer um comunicado oficial... fez o share do artigo do pplware LOL

Volto a dizer que o anúncio ainda não foi feito no fórum... e será feito quando acharmos que deve ser feito... continuo sem perceber o drama!

ricardosimoes escreveu:
Lamento mas não posso aceitar que uma notícia veiculada na imprensa seja mais fidedigna que a informação colocada no site oficial, e se no site oficial não existe qualquer informação sobre a V11, e no fórum oficial também que motivos tenho eu para acreditar numa notícia publicada num site que não tem nada a ver com o Colibri?... ou será que tem?

Agora vai "pegar" também com um site que é livre de publicar o que bem entender, e sempre colocou notícias sobre o colibri?

ricardosimoes escreveu:
Portanto para mim a única versão que eu tenho confiança para ser usada é a 10.2.3 que está anunciada neste fórum... mas talvez o Marco ainda não tenha tido tempo desde que regressou para fazer o comunicado da v11, tantas são as reclamações que aqui se leêm. Talvez quando isto tudo acalmar o Marco e/ou alguém do Staff do Colibri arranje tempo para fazer um comunicado oficial da V11 aqui no fórum, e no site também, uma vez que a perda de funcionalidades em relação à v10 é enorme!

Acho que deve ficar na versão 10.2.3 se tem dúvidas que o lançamento da versão 11 é oficial. Posso dizer-lhe que É. Não são "tantas" as reclamações, mas tenho de admitir que os últimos posts me deram bastante trabalho a responder, pois não quero que ninguém fique sem os esclarecimentos... agora, uma coisa é terem dúvidas, outra é estarem constantemente a "desviar atenções" (isso sim) para os anúncios que foram feitos aqui ou ali, os anúncios que NÃO foram feitos no fórum, os LINKS de download que agora são referentes à versão 11, ou até mesmo colocar em causa a legalidade do projecto colibri!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 08 Jan. 2017 17:26 por marcolopes.

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 16:43 #10849

• ricardosimoes
  • Obrigado recebido 33
marcolopes escreveu:
Encontrou a informação de certificação do Projecto Colibri no portal das finanças, e encontrou muito bem! Tal prova que o Projecto Colibri está CERTIFICADO com o número 38. Uma vez certificado, o software fica obrigado por lei a cumprir as regras impostas pela certificação, pelo que, embora o software continue a ser devidamente actualizado, não existe qualquer actualização de versão no portal das finanças.

E Marco, da minha parte o assunto está encerrado, não vou perder mais tempo a "debater" consigo, pois ao longo dos meus (apenas) 16 anos de carreira já encontrei muitas pessoas que são demasiado orgulhosas para admitirem que erraram... se acha que o Colibri fez bem em usar um orgão de imprensa não oficial para anunciar o lançamento da V11, enquanto secretamente alterava os links para download da V10 no seu site oficial para a V11 sem dar conhecimento aos seus utilizadores no seu fórum oficial, bem como no seu site oficial... então não tem de pedir desculpas.

Posso não concordar com a vossa estratégia de comunicação, mas aceito-a... agora se há coisa que não admito é que me comam por parvo!

Todos as suas justificações já foram aqui várias vezes desmontadas, embora o Marco insista em querer desviar atenções...

Onde está o anúncio oficial da V11 no site oficial, e/ou no fórum oficial do colibri? NÃO EXISTE!!!! Ah e o vosso facebook também não se dignou a fazer um comunicado oficial... fez o share do artigo do pplware LOL

Lamento mas não posso aceitar que uma notícia veiculada na imprensa seja mais fidedigna que a informação colocada no site oficial, e se no site oficial não existe qualquer informação sobre a V11, e no fórum oficial também que motivos tenho eu para acreditar numa notícia publicada num site que não tem nada a ver com o Colibri?... ou será que tem?

Portanto para mim a única versão que eu tenho confiança para ser usada é a 10.2.3 que está anunciada neste fórum... mas talvez o Marco ainda não tenha tido tempo desde que regressou para fazer o comunicado da v11, tantas são as reclamações que aqui se leêm. Talvez quando isto tudo acalmar o Marco e/ou alguém do Staff do Colibri arranje tempo para fazer um comunicado oficial da V11 aqui no fórum, e no site também, uma vez que a perda de funcionalidades em relação à v10 é enorme!

Ricardo Simões
Técnico de Informática
usa Sistema Operativo Linux Xubuntu 16.04 LTS x64
Tradutor voluntário de aplicações Open Source
Última Edição: 08 Jan. 2017 16:46 por ricardosimoes.

Dúvidas sobre a certificação 08 Jan. 2017 15:51 #10848

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
ricardosimoes escreveu:
Caro Marco

O que é ilegal é usar programas que não estão homologados pelas finanças.

Qualquer cidadão deve consultar o site das finanças que revela quais são os programas que estão efetivamente legais em www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consulta...rtificadosM24.action para que não seja enganado pelos produtores de software.

Infelizmente ao fazer uma pesquisa no site das finanças por colibri constata-se que o RCPcolibri não está homologado (legal) acima das versão 6!!!!!

Vou presumir que a sua afirmação se deve a não estar devidamente informado sobre este assunto, e peço-lhe que no futuro tenha mais cuidado antes de proferir afirmações erradas, pois podem ser levadas à letra pelos utilizadores do Colibri, induzindo estes em erro e colocando a reputação do projecto em causa...

Encontrou a informação de certificação do Projecto Colibri no portal das finanças, e encontrou muito bem! Tal prova que o Projecto Colibri está CERTIFICADO com o número 38. Uma vez certificado, o software fica obrigado por lei a cumprir as regras impostas pela certificação, pelo que, embora o software continue a ser devidamente actualizado, não existe qualquer actualização de versão no portal das finanças.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 08 Jan. 2017 15:53 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena