Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Configurar as empresas de login

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6631

  • ritazevedo
  • Avatar de ritazevedo
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 2
Pois em teoria percebo mas o meu ficheiro "Empresas" só tem 465 bytes e quando edito e coloco na versão 9 não aparece nada.
Por isso estou a tentar perceber se existe alguma outra forma de passar os dados que tenho na versão 8 para o ficheiro "Empresas".
Parece-me que está vazio e estou a usar o programa desde Janeiro, tenho muita informação lá, não me parece que caiba em 465 bytes...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6633

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5193
  • Obrigado recebido 723
ritazevedo escreveu:
Pois em teoria percebo mas o meu ficheiro "Empresas" só tem 465 bytes e quando edito e coloco na versão 9 não aparece nada.
Por isso estou a tentar perceber se existe alguma outra forma de passar os dados que tenho na versão 8 para o ficheiro "Empresas".
Parece-me que está vazio e estou a usar o programa desde Janeiro, tenho muita informação lá, não me parece que caiba em 465 bytes...

Ah bom... o seu problema não tem absolutamente nada a haver com o ficheiro de CONFIGURAÇÃO das EMPRESAS de LOGIN (entenda que é um ficheiro onde os dados das empresas que aparecem na grelha de login são gravados... nada mais do que isso!)

O que você está a tentar copiar é a BASE de DADOS... esse é um assunto para este tópico: www.projectocolibri.com/forum/6-Instala%...o-para-Vers%C3%A3o-9

Também ajudava ler o manual de instalação (disponível para download no site), ou até mesmo tomar atenção ás INSTRUÇÕES de ACTUALIZAÇÃO que são apresentadas na funcionalidade disponível no menu AJUDA do Colibri.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6634

  • ritazevedo
  • Avatar de ritazevedo
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 2
Ok, já fiz todos os passos que descreve e que estão no outro tópico.
Desinstalei a versão 9 e voltei a instalar, copiei o ficheiro "empresas" e a base de dados da pasta 8 para a pasta 9 e mudei o nome.

Quando inicio a versão 9 e quero importar o ficheiro "Empresas", o programa desliga-se. Porque é que isto acontece? Segui os passos todos, alterei o ficheiro "empresas", alterei o nome da base de dados para "colibri9.h2"....
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6635

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5193
  • Obrigado recebido 723
ritazevedo escreveu:
Quando inicio a versão 9 e quero importar o ficheiro "Empresas", o programa desliga-se. Porque é que isto acontece? Segui os passos todos, alterei o ficheiro "empresas", alterei o nome da base de dados para "colibri9.h2"....

Ora leia a primeira resposta que lhe dei: www.projectocolibri.com/forum/6-Instala%...e-login?start=6#6499
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 5 anos 1 semana atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6642

  • ritazevedo
  • Avatar de ritazevedo
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 2
Já li e reli o vosso manual de instalação e não refere nada que ajude a perceber como posso contornar esta situação. De qualquer forma, tenho facturas a passar e o fim do mês está-se a aproximar e ninguém me consegue explicar o que deveria ser simples?! Da primeira vez que comecei a utilizar o vosso programa não tive problemas nenhuns e realmente começar do início é fácil! Mas como deve calcular, não posso descartar os dados dos últimos 10 meses!

No vosso manual de instalação aparece isto:

BASE DE DADOS: UPGRADE
O processo de upgrade da base de dados depende do motor utilizado: H2 Integrado

1. Localizar a pasta de instalação da versão anterior do Projecto Colibri. - FEITO
2. Copiar o ficheiro *.h2.db (ex: colibri6.h2.db) para a pasta da nova instalação do Colibri
(qualquer outro ficheiro pode ser descartado). - FEITO
3. Alterar o nome do ficheiro para condizer com a versão do projecto (ex: colibri7.h2.db). - FEITO
4. Editar as configurações da empresa na nova instalação, e alterar o nome da base de dados. - FEITO.
AINDA ASSIM: EDITAR ONDE? NO PROGRAMA, NA PASTA, NO LOGIN? JÁ EXPERIMENTEI DE TODAS AS FORMAS E O PROGRAMA CONTINUA A DESLIGAR-SE SOZINHO E A NÃO ARRANCAR...
Última Edição: 5 anos 1 semana atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Configurar as empresas de login 5 anos 1 semana atrás #6644

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5193
  • Obrigado recebido 723
ritazevedo escreveu:
1. Localizar a pasta de instalação da versão anterior do Projecto Colibri. - FEITO
2. Copiar o ficheiro *.h2.db (ex: colibri6.h2.db) para a pasta da nova instalação do Colibri
(qualquer outro ficheiro pode ser descartado). - FEITO
3. Alterar o nome do ficheiro para condizer com a versão do projecto (ex: colibri7.h2.db). - FEITO
4. Editar as configurações da empresa na nova instalação, e alterar o nome da base de
dados. - FEITO. AINDA ASSIM: EDITAR ONDE? NO PROGRAMA, NA PASTA, NO LOGIN? JÁ EXPERIMENTEI DE TODAS AS FORMAS E O PROGRAMA CONTINUA A DESLIGAR-SE SOZINHO E A NÃO ARRANCAR...

Cara Rita, é mesmo o pormenor das EMPRESAS que a está a baralhar totalmente...

Repare, vou tentar explicar de forma mais clara:

O Colibri é um programa Multi-Empresa e Multi-base de dados. A CONFIGURAÇÃO das bases de dados das EMPRESAS é efectuada no ecrã de login, onde podem ser criadas tantas quantas empresas forem necessárias (versão Pro).

ESSA informação fica guardada, por conveniência e clareza, num ficheiro XML chamado EMPRESAS.XML, colocado na pasta de instalação do Colibri. Entendido até aqui?

ESSE ficheiro EMPRESAS.XML pode ser copiado pelo utilizador ENTRE INSTALAÇÕES do colibri, mas NÃO É GARANTIDO que exista compatibilidade (foi o que aconteceu entre a v8 e v9 - o ficheiro requer uma edição manual para poder ser lido na versão 9).

AGORA, TUDO ISTO é IMPORTANTE para quem tem ALGUMAS empresas configuradas... e não quer ter o trabalho de refazer a configuração a cada instalação. Para quem usa apenas UMA empresa, e provávelmente com o MOTOR H2 Integrado, não há qualquer necessidade de copiar o ficheiro EMPRESAS entre instalações do Colibri.

Disto isto, o Colibri pode efectivamente NÃO ARRANCAR caso o ficheiro EMPRESAS.XML residente na pasta de instalação NÂO ESTIVER de acordo com os requisitos da versão. Já aqui disse quais são as ALTERAÇÕES que devem ser feitas para o tornar compatível com a v9...

Há um outro pormenor que pode não saber: SE APAGAR O FICHEIRO EMPRESAS.XML e ARRANCAR com o Colibri, é criado um NOVO FICHEIRO EMPRESAS.XML, com uma EMPRESA configurada com o MOTOR de DADOS H2 Integrado.

Portanto, não entendo muito bem o que está a tentar fazer com o ficheiro EMPRESAS.XML... Já expliquei tudo o que é possível explicar...

Espero sinceramente que consiga resolver a sua questão. Se não conseguir, FAÇA UMA NOVA INSTALAÇÃO do Colibri, copie a base de dados e NÃO TOQUE NO FICHEIRO EMPRESAS.XML, porque não lhe faz falta alguma.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 5 anos 1 semana atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes