Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Retenção na factura pelo cliente

Retenção na factura pelo cliente 2 meses 1 semana atrás #12853

Boa tarde,

Tenho um cliente espanhol que "exige" que seja feita uma retenção na factura como garantia de serviço. Ex:

- Serviços de montagem: 50.000,00€
- Retenção de 10% a 2 anos (retenção feita pelo cliente)
- Total: 45.000,00€

Existe alguma forma de fazer isto?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Retenção na factura pelo cliente 1 mês 4 semanas atrás #12856

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 723
PedroSantos escreveu:
Tenho um cliente espanhol que "exige" que seja feita uma retenção na factura como garantia de serviço. Ex:

- Serviços de montagem: 50.000,00€
- Retenção de 10% a 2 anos (retenção feita pelo cliente)
- Total: 45.000,00€

Existe alguma forma de fazer isto?

Peço desculpa pela resposta tardia... vejamos: O que o cliente quer não é uma "retenção". Pode chamar-lhe o que quiser, mas o que o cliente quer é pagar 90% do valor serviço a pronto, e 10% a 2 anos! É como vejo a situação.

Como tal, a factura deve ser emitida pelo valor TOTAL, e devem ser emitidos RECIBOS nas datas específicas dos pagamentos!

Se querem "firmar um acordo" de cavalheiros sobre o prazo de 2 anos para pagamento dos 10% que ficam em dívida, se querem colocar observações na factura, etc, parece-me ser apenas um proforma... uma vez que na prática, o cliente irá sempre ficar a dever 10% até que os pague 2 anos depois!

De qualquer forma, e como não sou fiscalista / advogado, convém informar-se se existe algum mecanismo legal para que possa proteger-se caso os 10% nunca venham a ser liquidados ou se o cliente entrar em insolvência... mas quanto a mim, uma vez feito o serviço e emitida a factura, será sempre uma dívida até ser 100% liquidada.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Retenção na factura pelo cliente 1 mês 4 semanas atrás #12861

Obrigado pela sua resposta. Irei falar com o advogado para enviar memorando ao meu cliente.
Moderadores: marcolopes