Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Regulamento Geral da Protecção de Dados

Regulamento Geral da Protecção de Dados 24 maio 2018 15:57 #12697

• rui.pinho
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde. Utilizamos a Versao Start 12.1.7.1. Teremos de efetuar alguma alteracao?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Regulamento Geral da Protecção de Dados 21 maio 2018 19:52 #12693

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
rui_pais escreveu:
eu uso a versão free e pode me explicar como é que se faz a anonimização de clientes??, como faço se um cliente me pede para o retirar da base de dados??

Deverá limpar os dados que o cliente desejar, desde que não sejam necessários para cumprimentos de obrigações legais, como por exemplo telefones, emails, website, etc, uma vez que os dados "fiscais" (NOME, MORADA, NIF) não podem ser removidos, pois são necessários para emissão de documentos e comunicação ao fisco!

Não é esta situação que irá preocupar, a meu ver, os clientes... a não ser que tenham deixado de o ser e estejam a ser alvo de publicidade agressiva...

O RGPD a meu ver, e se devidamente implementado, irá evitar grandes fugas de dados pessoais (ex: transferência / venda de dados a outras empresas) sem a autorização do titular... de resto? Será mais uma carga de trabalhos para as empresas sem resultados práticos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Regulamento Geral da Protecção de Dados 21 maio 2018 07:43 #12692

• rui_pais
  • Obrigado recebido 6
bom dia

eu uso a versão free e pode me explicar como é que se faz a anonimização de clientes??, como faço se um cliente me pede para o retirar da base de dados??

obrigado

Regulamento Geral da Protecção de Dados 19 maio 2018 22:26 #12691

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
rui_pais escreveu:
então quer dizer que quem usa a versão gratuita terá que arranjar outra, ou outro programa pois no dia 26 de maio está fora da lei???
é isso???
porque se for mais vale dizerem que acabam de vez com a versão gratuita!!!

Não afirmei que quem usar a versão gratuita estará "fora da lei". O que eu disse é que os programas de facturação serão a MENOR das preocupações das empresas no que toca à implementação do RGPD.

E depois existem diversos tipos de empresas! Há quem tenha apenas 1 utilizador a usar a aplicação e como tal, a OCULTAÇÃO de dados nem sequer será necessária, uma vez que esse mesmo utilizador terá de ter acesso a TODOS OS DADOS, pois será ele que irá efectuar as operações. Por outro lado a ANONIMIZAÇÃO pode ser feita manualmente pelas empresas que usam a versão gratuita...

É este o universo de empresas à qual se destina o colibri GRATUITO! Se a empresa tiver maiores necessidades a nível de controle de dados, também terá de suportar mais de 1 utilizador, e como tal, terá de aquirir outra versão. Em RESUMO: não é devido ao RGPD que as empresas irão ficar prejudicadas por utilizar o Colibri GRATUITO.

Se porventura chegarmos à conclusão que existe uma qualquer obrigação legal que a versão gratuita (que relembro, apenas pode ser usada por 1 utilizador) tem de cumprir relativamente ao RGPD, iremos agir em conformidade para que nenhuma empresa fique em incumprimento.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 19 maio 2018 22:33 por marcolopes.

Regulamento Geral da Protecção de Dados 19 maio 2018 13:42 #12690

• rui_pais
  • Obrigado recebido 6
boa tarde

então quer dizer que quem usa a versão gratuita terá que arranjar outra, ou outro programa pois no dia 26 de maio está fora da lei???

é isso???

porque se for mais vale dizerem que acabam de vez com a versão gratuita!!!

obrigado
Última Edição: 19 maio 2018 22:16 por marcolopes.

Regulamento Geral da Protecção de Dados 19 maio 2018 11:07 #12688

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
rui_pais escreveu:
em relação à proteção de dados do programa colibri FREE, como e o que vão fazer em relação a este assunto???

O Projecto Colibri irá lançar uma nova versão até dia 25 de Maio de 2018, que irá contemplar o que consideramos pertinente no que toca ao RGPD, nomeadamente:

1) ANONIMIZAÇÃO de dados - para facilitar a remoção de dados sensíveis dos registos de entidades

2) OCULTAÇÃO de dados - para evitar que utilizadores não autorizados possam consultar / visualizar / imprimir dados sensíveis.

NENHUMA destas opções estará disponíveis na versão gratuita (nem seria possível no que toca à ocultação, pois é definida por UTILIZADOR e a versão gratuita não suporta gestão de utilizadores).

Mais uma vez deixo claro que as medidas necessárias para cumprir com o RGPD vão muito para além do Software de facturação, cujos dados recolhidos são na sua maior parte necessários para cumprimentos de obrigações legais (ex: comunicação com o fisco), e como tal, nunca poderão ser removidos das bases de dados.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 19 maio 2018 11:09 por marcolopes.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena