Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Versão 12 - Reporte de bugs

Versão 12 - Reporte de bugs 21 Set. 2017 10:01 #12085

• acbarbosa
  • Obrigado recebido 3
Eu tenho 2 programas do Projecto Colibri (uma sede e filial) a correrem de forma independe. Ambos os programas estão a correr na versão 9 e estou a tentar atualizar para a 12.1.3.1. e estou a obter 2 erros distintos.

Na conversão da filial, como é uma base de dados pequena, a conversão é rápida mas existe um bug na criação do pdf 651-Mapa Recapitulativo.
Na conversão da sede, que tem uma base de dados maior, se tentar converter da versão 9 para 12, o programa fica cerca de 1h (ou mais) a converter e quando a barra progressão está quase no fim aparece apenas a mensagem “Erro interno”. Se tentar abrir novamente dá logo erro.
Então tentei converte da versão 9 para 11 (que funciona sem problema) e depois para a versão 12. O tempo de conversão da 11 para 12 é também longo, mas quando está quase a acabar a conversão aparece a seguinte mensagem:
SELECT A0.AUTOR,B0.CHECKSUM,B0.ESTADO,B0.NOME,B0.PASSWORD,B0.PERMISSOES,B0.TIPO,B0."USER",B0.RECORD_CONTROL,A0.CAMBIO,C0.CAMBIO,C0."DATA",C0."KEY",C0.MOEDA,C0.RECORD_CONTROL,A0.CAMPO1,A0.CAMPO10,A0.CAMPO2,A0.CAMPO3,A0.CAMPO4,A0.CAMPO5,A0.CAMPO6,A0.CAMPO7,A0.CAMPO8,A0.CAMPO9,A0.CODIGOPOSTAL,D0.CODIGO,D0.DESCRICAO,D0.LOCALIDADE,D0.RECORD_CONTROL,A0.CODIGOPOSTALCARGA,E0.CODIGO,E0.DESCRICAO,E0.LOCALIDADE,E0.RECORD_CONTROL,A0.CODIGOPOSTALDESCARGA,F0.CODIGO,F0.DESCRICAO,F0.LOCALIDADE,F0.RECORD_CONTROL,A0.CONDICAOENTREGA,G0.CODIGO,G0.DESCRICAO,G0.RECORD_CONTROL,A0.CONDICAOPAGAMENTO,H0.CODIGO,H0.DESCRICAO,H0.PERIODO,H0.RECORD_CONTROL,A0.CONTADORVIAS,A0.DADOSTRANSPORTE,A0.DATAAUXILIAR,A0.DATACARGA,A0.DATACRIACAO,A0.DATADESCARGA,A0.DATAENVIO,A0.DATASISTEMA,A0.DATAVENCIMENTO,A0.DOCUMENTCODE,A0.EDITOR,I0.CHECKSUM,I0.ESTADO,I0.NOME,I0.PASSWORD,I0.PERMISSOES,I0.TIPO,I0."USER",I0.RECORD_CONTROL,A0.EMBALAGENS,A0.ENTIDADE,J0.AUTOR,J0.CAMPO1,J0.CAMPO10,J0.CAMPO2,J0.CAMPO3,J0.CAMPO4,J0.CAMPO5,J0.CAMPO6,J0.CAMPO7,J0.CAMPO8,J0.CAMPO9,J0.CODIGOIVA,J0.CODIGOPOSTAL,J0.CONDICAOPAGAMENTO,J0.DATAALTERACAO,J0.DATACRIACAO,J0.DESCONTOFACTURA,J0.DESCONTORECIBO,J0.EDITOR,J0.EMAIL,J0.EMAIL2,J0.ESTADO,J0.FAX,J0.ISENCAOIVA,J0."KEY",J0.LIMITECREDITO,J0.LOCALIDADE,J0.METODOPAGAMENTO,J0.MOEDA,J0.MORADA,J0.NIB,J0.NIF,J0.NOME,J0.NOMEBANCO,J0.NUMERO,J0.OBS,J0.PAIS,J0.PRECARIO,J0.REGIMEIVA,J0.RESPONSAVEL,J0.RETENCAO,J0.SALDOPENDENTE,J0.SALDOPREVISTO,J0.SALDOREAL,J0.SENDMAIL,J0.TELEFONE,J0.TELEFONE2,J0.TELEMOVEL,J0.TIPOENTIDADE,J0.TIPOIVA,J0.TIPOPRECO,J0.TOTALCREDITO,J0.TOTALDEBITO,J0.URL,J0.VENDEDOR,J0.ZONA,J0.RECORD_CONTROL,A0.ESTADO,A0.ESTADOENVIO,A0.EXPEDICAO,A0.HASH,A0.HASHCONTROL,A0.HORACARGA,A0.HORACRIACAO,A0.HORADESCARGA,A0.HORAENVIO,A0.HORASISTEMA,A0.LOCALCARGA,A0.LOCALDESCARGA,A0.LOCALIDADE,A0.MARCAS,A0.MATRICULA,A0.METODOPAGAMENTO,K0.CODIGO,K0.COMISSAO,K0.DESCRICAO,K0.TIPO,K0.RECORD_CONTROL,A0.METODOTRANSPORTE,L0.CODIGO,L0.DESCRICAO,L0.TIPO,L0.RECORD_CONTROL,A0.MOEDA,M0.CODIGO,M0.DECIMAISPLURAL,M0.DECIMAISSINGULAR,M0.DESCRICAO,M0.INTEIROPLURAL,M0.INTEIROSINGULAR,M0.RECORD_CONTROL,A0.MORADA,A0.MOVIMENTOENTIDADES,N0.CAMBIO,N0.CAMPO1,N0.CAMPO10,N0.CAMPO2,N0.CAMPO3,N0.CAMPO4,N0.CAMPO5,N0.CAMPO6,N0.CAMPO7,N0.CAMPO8,N0.CAMPO9,N0.CODIGOPOSTAL,N0.CONDICAOENTREGA,N0.CONDICAOPAGAMENTO,N0.DATAAUXILIAR,N0.DATACARGA,N0.DATACRIACAO,N0.DATADESCARGA,N0.DATAVENCIMENTO,N0.DOCUMENTO,N0.EMBALAGENS,N0.ENTIDADE,N0.EXPEDICAO,N0.HORACARGA,N0.HORACRIACAO,N0.HORADESCARGA,N0."KEY",N0.LOCALCARGA,N0.LOCALDESCARGA,N0.LOCALIDADE,N0.MARCAS,N0.MATRICULA,N0.METODOPAGAMENTO,N0.METODOTRANSPORTE,N0.MOEDA,N0.MORADA,N0.NIF,N0.NOME,N0.NUMEROAUXILIAR,N0.NUMERODOCUMENTO,N0.OBS,N0.PAIS,N0.PERCDESCONTO,N0.PESOBRUTO,N0.PESOLIQUIDO,N0.SERIEDOCUMENTO,N0.SINALSALDO,N0.TIPODOCUMENTO,N0.TIPOSALDO,N0.TOTAL,N0.TOTALBRUTO,N0.TOTALDEDUCOES,N0.TOTALDESCONTO,N0.TOTALILIQUIDO,N0.TOTALIVA,N0.TOTALLIQUIDO,N0.TOTALPRODUTOS,N0.TOTALRETENCOES,N0.TOTALSERVICOS,N0.VALORCREDITO,N0.VALORDEBITO,N0.VALORDEVOLVIDO,N0.VALORFACTURADO,N0.VALORJUSTIFICADO,N0.VALORPENDENTE,N0.VENDEDOR,N0.VOLUME,N0.RECORD_CONTROL,A0.NIF,A0.NOME,A0.NUMEROAUXILIAR,A0.NUMERODOCUMENTO,A0.OBS,A0.PAIS,O0.CODIGO,O0.DESCRICAO,O0.RECORD_CONTROL,A0.PERCDESCONTO,A0.PESOBRUTO,A0.PESOLIQUIDO,A0.RETURNCODE,A0.RETURNMESSAGE,A0.SERIEDOCUMENTO,P0.INTEGRACAO,P0."KEY",P0.NUMERO,P0.NUMEROLINHA,P0.REGIMEIVA,P0.SERIE,P0.TIPO,P0.TIPODOCUMENTO,P0.RECORD_CONTROL,A0.TEMPLATE,Q0.CODIGO,Q0.DESCRICAO,Q0.FICHEIRO,Q0.FILTRO,Q0.LAYOUT,Q0.TABELA,Q0.TIPO,Q0.RECORD_CONTROL,A0.TIPODOCUMENTO,R0.ACTUALIZAPRECOSCUSTO,R0.ACTUALIZAPRECOSVENDA,R0.ARREDONDAPRECOSCUSTO,R0.ARREDONDAPRECOSVENDA,R0.ARREDONDATOTAIS,R0.CODIGO,R0.COPIAS,R0.COPIASEMAIL,R0.DESCRICAO,R0.ESTADO,R0.IMPRESSORA,R0.LAYOUT,R0.MOVIMENTAARTIGOS,R0.MOVIMENTABANCOS,R0.MOVIMENTAENTIDADES,R0.MOVIMENTAPRODUCAO,R0.QUANTIDADEPENDENTE,R0.SALDOENTIDADES,R0.STOCKARTIGOS,R0.TABELA,R0.TIPOCARREGAMENTO,R0.TIPODOCUMENTO,R0.TIPODOCUMENTOSAFT,R0.TIPOENTIDADE,R0.TIPOMERCADO,R0.TIPOSALDO,R0.TIPOSTOCK,R0.TITULO,R0.VALORPENDENTE,R0.VIAS,R0.VIASEMAIL,R0.RECORD_CONTROL,A0.TOTAL,A0.TOTALARTIGOS,A0.TOTALBRUTO,A0.TOTALDEDUCOES,A0.TOTALDESCONTO,A0.TOTALENTREGUE,A0.TOTALILIQUIDO,A0.TOTALIVA,A0.TOTALLIQUIDO,A0.TOTALPRODUTOS,A0.TOTALRETENCOES,A0.TOTALSERVICOS,A0.VENDEDOR,S0.CODIGO,S0.COMISSAO,S0.ESTADO,S0.NOME,S0.RECORD_CONTROL,A0.VIATURA,T0.CODIGO,T0.DESCRICAO,T0.MATRICULA,T0.RECORD_CONTROL,A0.VOLUME,A0.RECORD_CONTROL FROM ENTIDADESDOCUMENTOS A0 LEFT OUTER JOIN UTILIZADORES B0 ON A0.AUTOR = B0."USER" LEFT OUTER JOIN MOEDASCAMBIOS C0 ON A0.CAMBIO = C0."KEY" LEFT OUTER JOIN CODIGOSPOSTAIS D0 ON A0.CODIGOPOSTAL = D0.CODIGO LEFT OUTER JOIN CODIGOSPOSTAIS E0 ON A0.CODIGOPOSTALCARGA = E0.CODIGO LEFT OUTER JOIN CODIGOSPOSTAIS F0 ON A0.CODIGOPOSTALDESCARGA = F0.CODIGO LEFT OUTER JOIN CONDICOESENTREGA G0 ON A0.CONDICAOENTREGA = G0.CODIGO LEFT OUTER JOIN CONDICOESPAGAMENTO H0 ON A0.CONDICAOPAGAMENTO = H0.CODIGO LEFT OUTER JOIN UTILIZADORES I0 ON A0.EDITOR = I0."USER" LEFT OUTER JOIN ENTIDADES J0 ON A0.ENTIDADE = J0."KEY" LEFT OUTER JOIN METODOSPAGAMENTO K0 ON A0.METODOPAGAMENTO = K0.CODIGO LEFT OUTER JOIN METODOSTRANSPORTE L0 ON A0.METODOTRANSPORTE = L0.CODIGO LEFT OUTER JOIN MOEDAS M0 ON A0.MOEDA = M0.CODIGO LEFT OUTER JOIN ENTIDADESMOVIMENTOS N0 ON A0.MOVIMENTOENTIDADES = N0."KEY" LEFT OUTER JOIN PAISES O0 ON A0.PAIS = O0.CODIGO LEFT OUTER JOIN DOCUMENTOSSERIES P0 ON A0.SERIEDOCUMENTO = P0."KEY" LEFT OUTER JOIN TEMPLATES Q0 ON A0.TEMPLATE = Q0.CODIGO LEFT OUTER JOIN DOCUMENTOSTIPOS R0 ON A0.TIPODOCUMENTO = R0.CODIGO LEFT OUTER JOIN VENDEDORES S0 ON A0.VENDEDOR = S0.CODIGO LEFT OUTER JOIN VIATURAS T0 ON A0.VIATURA = T0.CODIGO WHERE A0."KEY" = ? [90108-169]

Se tentar abrir novamente, o programa abre sem qualquer erro e com a conversão feita. Mas BD também persiste o problema do Mapa Recapitulativo.

O problema do Mapa recapitulativo é o seguinte:
Ao abrir Movimento de clientes, seleciono as facturas que pretendo (ou Documentos do Dia ou Documentos do Mês anterior) e faço a filtragem. Se a seguir clicar para criar o pdf da Mapa Recapitulativo aparece o ficheiro em branco. Contudo, se optar por 643-Resumo de IVA detalhado, as facturas aparecem correctamente.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Versão 12 - Reporte de bugs 20 Set. 2017 04:22 #12082

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
xgo escreveu:
PostgreSQL 9.3.18
O problema é a versão do Postgresql que estou a usar ?

Não posso precisar neste momento... mas seria muito estranho, teria de ser um BUG dessa versão.

O que lhe posso confirmar é que, a partir da versão 9.1 do PostgreSQL existiu uma alteração que mexeu com a forma como o Colibri formata as STRINGS relativamente aos comandos SQL. Essa alteração está descrita aqui: www.postgresql.org/docs/9.1/static/runti...nfig-compatible.html

Como tal, decidimos injectar uma configuração manual para manter a compatibilidade (efectuada cada sessão, e evitando assim a necessidade de configurar o motor, que por sua vez poderia afectar outras aplicações que o estivessem a usar). Desta forma, o comando "SET standard_conforming_strings=off" é executado após a abertura da base de dados, evitando assim possíveis erros idênticos ao que nos relata.

Não consigo replicar a situação reportada, como tal, não tenho uma conclusão sobre este assunto.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Versão 12 - Reporte de bugs 13 Set. 2017 16:07 #12068

• xgo
  • Obrigado recebido 5
PostgreSQL 9.3.18

O problema é a versão do Postgresql que estou a usar ?

Cumprimentos.
Última Edição: 20 Set. 2017 04:15 por marcolopes.

Versão 12 - Reporte de bugs 13 Set. 2017 15:21 #12067

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
xgo escreveu:
Respostas:
Qual é o NIF que está introduzido no registo? 505555247
Acontece apenas neste caso específico, certo? Ou é um problema recorrente? não sei. só acrescentei este cliente.

É muito estranho, pois o erro que está a obter tem a ver com uma configuração do MOTOR de dados que está a usar: PostgreSQL. Essa configuração passou a ser automática na versão 12, por forma a evitar a necessidade de configuração MANUAL e GERAL do motor.

Qual é a versão do PostgreSQL que está a usar?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 13 Set. 2017 16:29 por marcolopes.

Versão 12 - Reporte de bugs 13 Set. 2017 10:07 #12065

• xgo
  • Obrigado recebido 5
marcolopes escreveu:
Qual é o NIF que está introduzido no registo? Acontece apenas neste caso específico, certo? Ou é um problema recorrente?

Respostas:
Qual é o NIF que está introduzido no registo? 505555247
Acontece apenas neste caso específico, certo? Ou é um problema recorrente? não sei. só acrescentei este cliente

Só para clarificar, quando respondeu ao tópico inicial (#12031), o link que colocou não foi da sua resposta, mas sim do tópico inicial (com 13 páginas) e nunca encontrei resposta nenhuma. Só hoje, pesquisando doutra forma, é que encontrei a resposta...
Última Edição: 13 Set. 2017 15:04 por marcolopes.

Versão 12 - Reporte de bugs 08 Set. 2017 01:39 #12041

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
Varejo escreveu:
Ainda não fui contactado. Obrigado.

Eu passei o assunto ao suporte, pois não pode ser resolvido pelo fórum. Existiram demasiados pedidos de assistência que provavelmente atrasaram o processo. Faça-me um favor e entre em contacto com o suporte indicando este tópico e o seu problema (basta fazer copy/paste do que colocou aqui)
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena