Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas na emissão de documentos

Dúvidas na emissão de documentos 19 Fev. 2019 20:48 #13057

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
isagg40 escreveu:
Como ainda sou novata no assunto, seguindo o seu conselho de utilizar a função de EDIÇÃO DO TOTAL do documento, como faço para efectuar o acerto???
É porque estes acertos são necessários muito raramente, mas acontecem devido ao apuramento do desconto quando efectuamos a encomenda no site.
Obrigado

Na emissão do documento, tem uma opção na barra de ícones superior chamada EDITAR registo. Mas tal como disse... use apenas caso do TOTAL ser o único valor divergente...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas na emissão de documentos 19 Fev. 2019 11:09 #13056

• isagg40
Como ainda sou novata no assunto, seguindo o seu conselho de utilizar a função de EDIÇÃO DO TOTAL do documento, como faço para efectuar o acerto???
É porque estes acertos são necessários muito raramente, mas acontecem devido ao apuramento do desconto quando efectuamos a encomenda no site.
Obrigado
Última Edição: 19 Fev. 2019 20:46 por marcolopes.

Dúvidas na emissão de documentos 19 Fev. 2019 03:57 #13052

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
isagg40 escreveu:
Aqui há tempos o meu programa de facturação era o Primavera Express e troquei-o pelo Projecto Colibri 12.3.0.3 (versão gratuita).
Como tenho uma loja online por vezes, com esta questão do Euro e das décimas e depois também dos descontos que fazemos a alguns clientes, podem existir diferenças de 1 cêntimo entre a conta online e a conta inserida no programa de facturação. No Primavera Express havia um artigo já por defeito no programa que dizia ACERTO e deduzia o valor que inserissemos (em vez de creditar).
No Colibri não consigo encontrar algo semelhante... Podem ajudar-me?
Muito obrigado pela atenção.

Pode sempre criar um ARTIGO chamado ACERTO, com o preço 0,01 e depois na factura colocar o PREÇO a negativo.

Se não necessitar de controlar "quantos" acertos foram feitos, pode simplesmente colocar o valor 0.01 numa linha de documento apenas com descrição.

No entanto convém verificar onde ocorre a discrepância!! Se for apenas uma questão do VALOR TOTAL do documento, então a adição ou subtracção de um valor 0.01 poderá alterar os TOTAIS ILIQUIDO, LIQUIDO, etc... e neste caso o melhor será utilizar o função de EDIÇÃO do TOTAL do documento (que foi criada exactamente para estes casos).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Dúvidas na emissão de documentos 18 Fev. 2019 11:18 #13046

• isagg40
Aqui há tempos o meu programa de facturação era o Primavera Express e troquei-o pelo Projecto Colibri 12.3.0.3 (versão gratuita).
Como tenho uma loja online por vezes, com esta questão do Euro e das décimas e depois também dos descontos que fazemos a alguns clientes, podem existir diferenças de 1 cêntimo entre a conta online e a conta inserida no programa de facturação. No Primavera Express havia um artigo já por defeito no programa que dizia ACERTO e deduzia o valor que inserissemos (em vez de creditar).
No Colibri não consigo encontrar algo semelhante... Podem ajudar-me?
Muito obrigado pela atenção.
Última Edição: 19 Fev. 2019 03:51 por marcolopes.

Dúvidas na emissão de documentos 08 Jan. 2019 04:12 #12973

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
daniel blanquet escreveu:
Sim fiz algumas experiências de forma aperceber como tudo ficava ao sair em PDF.
Não existe uma maneira de pré-visualizar o documento?
Fiz o que me aconselhou e apaguei tudo e recomecei, mas na que consegui tive diferenças nos arredondamentos das casas decimais, mas esse problema já corrigi.

Mas não existe maneira de criar uma factura com a data de 31-12-2018 em 01-2019???
Digo isto por que ainda me falta um cliente enviar a nota de encomenda e deve me pedir para tirar a factura com data de 31-12-2018

Vamos por partes!

1) Não existe forma de PRÉ-visualizar o documento (ao emitir o PDF está a gravar, e uma vez gravado, só são permitidas alterações que não violem os campos exigidos pela AT como inalteráveis)

2) Pode emitir o documento com a DATA que quiser! No entanto, há regras legais a seguir, e um documento NÃO pode ser emitido com data ANTERIOR à do último documento emitido na MESMA SÉRIE!

Assim sendo, por exemplo, em caso de engano na DATA de emissão (uma data muito posterior à data actual) mesmo que ANULE o documento (o que deve fazer) ficará com a série BLOQUEADA indirectamente (se quiser emitir um documento com data anterior ao último, não vai conseguir, MESMO com o documento anulado!). A forma legal de resolver é CRIAR uma NOVA série e continuar a emissão nessa mesma série. Mais informação neste tópico: www.projectocolibri.com/forum/geral/2336...-registo-de-facturas
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 08 Jan. 2019 04:13 por marcolopes.

Dúvidas na emissão de documentos 07 Jan. 2019 07:37 #12971

• daniel blanquet
Bom dia

Sim fiz algumas experiências de forma aperceber como tudo ficava ao sair em PDF.
Não existe uma maneira de pré-visualizar o documento?
Fiz o que me aconselhou e apaguei tudo e recomecei, mas na que consegui tive diferenças nos arredondamentos das casas decimais, mas esse problema já corrigi.

Mas não existe maneira de criar uma factura com a data de 31-12-2018 em 01-2019???
Digo isto por que ainda me falta um cliente enviar a nota de encomenda e deve me pedir para tirar a factura com data de 31-12-2018

Vou experimentar mais logo começar tudo de novo.

Obrigado
Última Edição: 07 Jan. 2019 07:38 por daniel blanquet.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena