Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Emissão de Notas de Crédito

Emissão de Notas de Crédito 09 Jan. 2013 11:03 #3642

• cabralfjs
  • Obrigado recebido 1
Na versão 7.x, a opção de Nota de Crédito estava na pasta de cliente. Nesta versão eu não encontro.

Envio mensagem em anexo
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Emissão de Notas de Crédito 04 Jan. 2013 18:46 #3435

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
cabralfjs escreveu:
Como faço a emissão de notas de crédito com a nova versão 8? (por forma a anular uma fatura que já foi entregue a um cliente)

O Colibri "normalizou" os documentos de acordo com as novas regras.

Existem agora, tanto em CLIENTES como FORNECEDORES:
NOTA de CRÉDITO
NOTA de DÉBITO

que devem ser usados para qualquer "acerto" dos documentos FACTURA.

Atenção: deve mencionar a FACTURA que está a ser rectificada (algo que ainda não está esclarecido é se o NUMERO da factura deve ser exportado para o SAFT. O meu conselho é que coloque o NUMERO da FACTURA a rectificar no campo NUMERO AUXILIAR no formato CODIGO SERIE/NUMERO. Ex: CFA 2013/1)

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: cabralfjs

Emissão de Notas de Crédito 04 Jan. 2013 11:06 #3409

• cabralfjs
  • Obrigado recebido 1
Bom dia a todos

Como faço a emissão de notas de crédito com a nova versão 8? (por forma a anular uma fatura que já foi entregue a um cliente)

Essa opção já não existe.

Comprimentos

Emissão de Notas de Crédito 15 Set. 2012 18:22 #2583

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
knightmasks escreveu:
Na nota de crédito não é suposto aparecer a lista de facturas que nós já emitimos a um cliente ?

Caro Luís,

A NOTA de CRÉDITO não carrega facturas. Apenas documentos "NÃO FINAIS" (com artigos pendentes) podem ser carregados.

Entendo a sua dúvida. As "facturas" poderiam ser carregadas na NOTA de CRÉDITO e justificadas, mas tal iria causar uma certa confusão nas contas correntes... NOTAS a justificar facturas, RECIBOS a justificar NOTAS e Facturas...

O CARREGAMENTO de documentos é importante para controlar STOCKS (embora também controle os totais pendentes de facturação). No que toca a conta corrente, o único documento que JUSTIFICA outros é o RECIBO.

EM resumo:

As facturas (ou qualquer outro documento FINAL) carregam qualquer documento NÃO final (guias, encomendas, etc)
Os recibos (ou liquidações) carregam qualquer documento FINAL (facturas, notas, avisos, etc)

Cumprimentos

NOTA: É possível que em futuras versões seja desenvolvida uma opção para COPIAR/COLAR as linhas de qualquer documento para qualquer documento (tal como existe de MOVIMENTOS para DOCUMENTOS).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 15 Set. 2012 18:45 por marcolopes.

Emissão de Notas de Crédito 15 Set. 2012 16:14 #2582

• knightmasks
Boa tarde,

Na nota de crédito não é suposto aparecer a lista de facturas que nós já emitimos a um cliente ? Eu aplico o filtro e não aparece nada. Deveria aparecer as facturas e escolhíamos a mesma e procedíamos à emissão da nota de crédito.
Dá para colocar artigo a artigo. :(

Cumprimentos
António Luis.
Última Edição: 15 Set. 2012 16:37 por knightmasks.

Emissão de Notas de Crédito 03 Ago. 2012 15:01 #2429

• nbs
Boa tarde,

Estou a tentar emitir uma nota de crédito. Será a primeira a ser emitida, desde que instalámos o Colibri.
Ao fazer a pesquisa, não aparece nenhuma das Facturas do cliente, apenas as Ordens de Reparação. Já experimentei todos os modos de pesquisa. E também já experimentei editar o filtro de pesquisa. Se indicar "Factura" no campo "tipo de documento" não surge nenhum documento. Se deixar todos os campos em branco, é que surgem as Ordens de Reparação.

Quando emito um Recibo, a pesquisa funciona sem qualquer problema. E mesmo o filtro funciona perfeitamente, permitindo-me escolher os critérios que pretendo usar. Já experimentei com outros clientes, e acontece o mesmo, a pesquisa não funciona, e por isso não consigo associar uma Factura à Nota de Crédito que preciso de emitir.

Como nunca foi emitida nenhuma nota de crédito, nunca demos por este problema. O nosso contabilista sugeriu que talvez houvesse um problema na própria configuração do documento. Eu fui à parte da gestão de documentos e procurei comparar a Nota de Crédito com o Recibo (visto que este último está a funcionar bem) e, aos meus olhos de leigo, não me saltou nada à vista que estivesse diferente - mas os meus conhecimentos são claramente insuficientes para fazer essa avaliação.

Peço a vossa ajuda para perceber o que está a acontecer e conseguir emitir este documento,
Os melhores cumprimentos,
Nuno.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena