Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Engano na taxa de IVA selecionada

Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 14:16 #5423

• cmpessoa
  • Obrigado recebido 3
Precisava mesmo de um esclarecimento aqui ainda hoje para poder enviar o SAFT -PT:

Fiz bem em anular a fatura e passar nota de crédito no mesmo valor ou devia apenas ter anulado a fatura?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Engano na taxa de IVA selecionada 21 Abr. 2013 19:42 #5410

• cmpessoa
  • Obrigado recebido 3
Não sei se errei:

Anulei a fatura. Depois emiti nota de crédito.
Agora parece~me ver o valor do IVA a negativo na listagem de resumo do IVA.
Ou seja, aparecem faturas com IVA a 0 e a nota de crédito com o valor de IVA negativo.
Será que devia apenas ter passado a nota de crédito?

Engano na taxa de IVA selecionada 16 Abr. 2013 21:50 #5382

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
cmpessoa escreveu:
Segundo o meu contabilista, tenho de passar a nota de crédito no mesmo mês da fatura. Penso não haver nenhum inconveniente em colocar a data de sistema de volta ao dia 8 de março para emitir a nota de crédito na mesma data da fatura errada.
Depois, como já tenho faturas de abril, terei de passar a nova fatura correta já com a data deste mês.
Há algum impedimento técnico ou contabilístico em fazer isto?

Pela parte técnica, não. Se estiver a violar alguma regra da certificação, o programa avisa.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Engano na taxa de IVA selecionada 16 Abr. 2013 20:18 #5381

• cmpessoa
  • Obrigado recebido 3
Obrigado pela resposta rápida.

Segundo o meu contabilista, tenho de passar a nota de crédito no mesmo mês da fatura. Penso não haver nenhum inconveniente em colocar a data de sistema de volta ao dia 8 de março para emitir a nota de crédito na mesma data da fatura errada.
Depois, como já tenho faturas de abril, terei de passar a nova fatura correta já com a data deste mês.

Há algum impedimento técnico ou contabilístico em fazer isto?

Engano na taxa de IVA selecionada 15 Abr. 2013 16:07 #5380

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
cmpessoa escreveu:
Entretanto, o meu contabilista diz que perguntou ás finanças e que eles lhe disseram que a solução é ir pagar o valor do IVA dentro de 15 dias após a emissão da fatura. (neste caso, já passou mais de um mês).

Repare... Pode ANULAR uma FACTURA. O documento é MARCADO como anulado. Apenas NÃO o deve fazer quando já existe um impedimento LEGAL:

1) Já comunicou o documento ao FISCO?
2) O cliente já lançou o documento na contabilidade?
3) Já existem "liquidações" de impostos?

No seu caso, e devido aos prazos de IVA (segundo entendi) a única solução é a via contabilística, ou seja, ANULAR o documento através de uma NOTA de CRÉDITO e emitir uma nova FACTURA correctamente.

Aconselho a identificar o documento de ORIGEM, colocando o seu NUMERO completo no campo NUMERO AUXILIAR do crédito (ex: CFA 2013/1)

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: cmpessoa

Engano na taxa de IVA selecionada 15 Abr. 2013 15:40 #5379

• cmpessoa
  • Obrigado recebido 3
Não tendo encontrado nenhum tópico que me pudesse esclarecer, venho colocar a seguinte questão:

Enganámo-nos numa fatura. Deviámos ter faturado com insenção de IVA mas colocámos IVA a 23% num dos dois artigos faturados.
Foi já no princípio do mês passado mas só agora percebi o erro.
Ainda não enviei o SAFT-PT e ainda posso pedir a fatura ao cliente.
Nesta situação, antigamente, bastar-me-ia alterar a fatura e dar ao cliente o original corrigido. Mas agora, pelo que vejo, o programa já não me permite alterar nem mesmo anular uma fatura após emissão.

Não tenho mesmo hipótese?
Encontrei um tópico que fala no que poderia ser uma solução:
www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...-e-Vendas-a-Dinheiro

Entretanto, o meu contabilista diz que perguntou ás finanças e que eles lhe disseram que a solução é ir pagar o valor do IVA dentro de 15 dias após a emissão da fatura. (neste caso, já passou mais de um mês).

O que eu acho é que devia manter-se a possibilidade de corrigir erros porque vão continuar a ser naturalmente frequentes (errare humanum est).

Alguém que já tenha tido este problema?
  • Página:
  • 1
  • 2
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena