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TÓPICO: Engano na taxa de IVA selecionada

Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 20:38 #5432

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Muito obrigado por toda a atenção que me dispensou prontamente neste assunto caro Marco.

Vou deixá-lo em paz agora :-)

Bom feriado.
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Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 20:27 #5431

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cmpessoa escreveu:
Depreendo então que posso anular também a nota de crédito ficando assim as contas certas e dando por encerrado o assunto.

Exactamente.
Marco Lopes
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Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 20:17 #5430

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Depreendo então que posso anular também a nota de crédito ficando assim as contas certas e dando por encerrado o assunto.
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Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 19:49 #5429

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cmpessoa escreveu:
Mas a fatura não está contabilizada. O cliente não a vai usar para nada.
Trata-se de um cliente com quem já confirmei. Ele não tenciona usar a fatura para despesas.
Ou seja: A única informação que irá para as finanças sobre esta fatura é a que for no meu SAFT-PT.

Mas que grande confusão que aqui vai!

Repare... se a FACTURA não está no cliente, se ainda não foi enviada ao FISCO, se ainda não existe qualquer impedimento legal para ser anulada, então ANULE (coisa que já fez). Apenas ISSO!

O seu contabilista disse-lhe para emitir NOTA de CRÉDITO? Sobre uma FACTURA ANULADA? Se está ANULADA, técnicamente, NÃO existe, logo, não deve emitir nenhum documento de "acerto".
Marco Lopes
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Última Edição: 24 Abr. 2013 19:49 por marcolopes.
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Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 19:03 #5427

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Mas a fatura não está contabilizada. O cliente não a vai usar para nada.

Trata-se de um cliente com quem já confirmei. Ele não tenciona usar a fatura para despesas.

Ou seja: A única informação que irá para as finanças sobre esta fatura é a que for no meu SAFT-PT.
Última Edição: 24 Abr. 2013 19:45 por marcolopes.
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Engano na taxa de IVA selecionada 24 Abr. 2013 18:23 #5426

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cmpessoa escreveu:
Anulei a fatura. Depois emiti nota de crédito.
Agora parece~me ver o valor do IVA a negativo na listagem de resumo do IVA.
Ou seja, aparecem faturas com IVA a 0 e a nota de crédito com o valor de IVA negativo.
Será que devia apenas ter passado a nota de crédito?

ERRADO!!! A ANULAÇÃO "física" do documento só deve ser feita caso o documento esteja em SEU poder...
Eu tinha-lhe dito:

No seu caso, e devido aos prazos de IVA (segundo entendi) a única solução é a via contabilística, ou seja, ANULAR o documento através de uma NOTA de CRÉDITO e emitir uma nova FACTURA correctamente.


Ao emitir uma NOTA de CRÉDITO, está automaticamente a resolver a situação criada pelo erro.

O que criou agora é uma situação totalmente irregular: Tem uma FACTURA ANULADA, que está contabilizada por um cliente!!

Terá de perguntar ao seu contabilista como resolver este caso.

Cumprimentos
Marco Lopes
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