Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Falha na numeração dos documentos

Falha na numeração dos documentos 04 Mar. 2013 00:11 #4980

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Luis s escreveu:
Boa noite, por engano faturei a seguir a fatura nº10 a nº112 ,já anulei a 112 mas agora não me deixa fazer a 11. Alguém me pode ajudar ?

Caro Luís,

Tem a resposta para a sua dúvida neste tópico. P.f. leia-o.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Falha na numeração dos documentos 03 Mar. 2013 22:39 #4979

• Luis s
Boa noite, por engano faturei a seguir a fatura nº10 a nº112 ,já anulei a 112 mas agora não me deixa fazer a 11. Alguém me pode ajudar ? Obrigada

Falha na numeração dos documentos 19 Fev. 2013 15:34 #4794

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Nuno escreveu:
Enviei um email para as finanças a reportar o problema e obtive a seguinte resposta:
"Relativamente à questão colocada, informamos que deverá contatar a empresa que desenvolveu o programa de faturação e documentar da forma mais exaustiva possível toda a situação e os seus desenvolvimentos.
Esta é uma situação anómala e não deveria ocorrer num programa de faturação certificado. Para que, caso seja questionado pela AT, possa justificar toda esta situação seria útil obter da empresa que desenvolveu ou comercializou o programa de faturação uma justificação para esta anomalia."

Caro Nuno,

Embora seja uma questão que tenha origem num erro de utilizador, poderia ser também um BUG do programa, software integrado no programa, e/ou sistema. Aliás, se a AT queria ter a certeza disso mesmo, deveria ter efectuado testes mais exaustivos de acordo com uma "check list" mais extensa, o que não aconteceu.

Este é um cenário que deveria ter sido previsto pela equipa do Colibri, no entanto não o foi. Existem cenários que jamais poderão ser controlados (que não é o caso deste). Dou-lhe um exemplo: o utilizador muda de programa de facturação, quer continuar a usar a mesma SÉRIE / NUMERAÇÃO, e engana-se ao definir o ultimo número de documento emitido... O Colibri não pode adivinhar a numeração do programa anterior...

Se tiver alguma inspecção relativamente a este assunto, p.f. contacte os nosso serviço de apoio através de telefone, e teremos todo o gosto em prestar todos os esclarecimentos.

Cumprimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Falha na numeração dos documentos 19 Fev. 2013 12:29 #4791

• Nuno
  • Obrigado recebido 1
Agradeço a vossa rápida resposta,

Enviei um email para as finanças a reportar o problema e obtive a seguinte resposta:

"Relativamente à questão colocada, informamos que deverá contatar a empresa que desenvolveu o programa de faturação e documentar da forma mais exaustiva possível toda a situação e os seus desenvolvimentos.
Esta é uma situação anómala e não deveria ocorrer num programa de faturação certificado. Para que, caso seja questionado pela AT, possa justificar toda esta situação seria útil obter da empresa que desenvolveu ou comercializou o programa de faturação uma justificação para esta anomalia."

Creio que a resolução desta questão, perante as finanças, passa por justificar algo que não tem justificação ou seja foi um erro pontual do sistema ou humano (não sei o que se passou) sem que nada o justifica-se. Não sei se a vossa empresa pode dar uma justificação sobre o sucedido de forma a colocar um ponto final nesta questão.

Quando se diz que:
"A resposta que obtivemos da contabilidade é que não existe qualquer problema no cenário apresentado."

Gostaria qual é o fundamento desta afirmação ou seja se a AT me questionar sobre esta situação (numeração não sequencial) não posso dizer somente que não há problema.

Continuação do vosso excelente trabalho
Nuno Carvalho
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Falha na numeração dos documentos 11 Fev. 2013 14:58 #4642

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754

AVISO IMPORTANTE

Na versão 9.0 (ou 8.1, caso esta venha a ser lançada), passará a NÃO ser possível emitir documentos cujo número não seja o PRÓXIMO na sequência da SÉRIE utilizada.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Falha na numeração dos documentos 09 Fev. 2013 11:05 #4609

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Nuno escreveu:
A solução foi deixar o sistema a continuar a emitir faturas a partir do 4023. A questão que coloco é: será que nas finanças podem levantar problemas quanto ao número das faturas não estar sequencial?

Caro Nuno,

A resposta que obtivemos da contabilidade é que não existe qualquer problema no cenário apresentado.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
  • Página:
  • 1
  • 2
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena