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TÓPICO: IVA - Regime simplificado

IVA - Regime simplificado 18 Jan. 2013 16:21 #4027

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djwizard escreveu:
Surgiu-me foi mais uma dúvida, eu tenho feito sempre as factura dos clientes em FACTURA, tinha que fazer em FACTURA/RECIBO?

A FACTURA/RECIBO equivale a uma COMPRA/VENDA a DINHEIRO

Em caso de dúvidas, mais vale emitir uma FACTURA, pois este documento pode (e deve!) ser LIQUIDADO mais tarde com a emissão de um RECIBO, enquanto que a FACTURA/RECIBO não (fica automáticamente liquidada)

Consulte os ecrãs de FICHEIRO de CLIENTES/FORNECEDORES e de MOVIMENTOS. Terá uma noção dos SALDOS e valores PENDENTES!
Marco Lopes
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IVA - Regime simplificado 18 Jan. 2013 16:07 #4026

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Exactamente, são bens (computador, papel, envelopes, etc) e serviços (telemóvel, envios ctt gls etc).

Nesse caso como são coisas que paguei, é só colocar em factura recibo correcto?

Surgiu-me foi mais uma dúvida, eu tenho feito sempre as factura dos clientes em FACTURA, tinha que fazer em FACTURA/RECIBO?

Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Última Edição: 18 Jan. 2013 16:07 por djwizard. Motivo: retirei o quote
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IVA - Regime simplificado 18 Jan. 2013 15:52 #4024

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djwizard escreveu:
Pergunta (a tal que se calhar é parva): como posso inserir as despesas no colibri? São notas de débito? Não faço ideia mesmo.

Caro Emanuel,

As "despesas" são aquisições suas, sejam bens ou serviços, correcto? Desta forma, terá de REGISTAR esses documentos em FORNECEDORES, através do documento FACTURA (despesas a liquidar ao fornecedor futuramente) ou FACTURA/RECIBO (despesa já liquidada - compra a dinheiro!)

Depois ficará todas as despesas em conta corrente de Fornecedores (MOVIMENTOS)

Cumprimentos!
Marco Lopes
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IVA - Regime simplificado 18 Jan. 2013 15:32 #4019

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Só peço um minuto da vossa atenção por favor.
Cumprimentos
Emanuel Silva
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IVA - Regime simplificado 17 Jan. 2013 18:13 #3983

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Boa tarde caros amigos,
Antes de mais parabéns pelo Colibri, 6 estrelas.

Tenho só uma dúvida (de rir se calhar) uma vez que comecei há pouco tempo a facturar (em Outubro).

Estou no regime simplificado (como actividade acessória) mas quanto à liquidação do IVA, uma vez que trabalho com importações, tenho que liquidar quase todo o IVA que cobro, uma vez que não o pago ao país onde compro.

QUASE todo porque pouco deduzir a esse IVA o IVA das despesas como qualquer um, e é essa a dúvida.

Se eu tirar o ficheiro SAFT do último trimestre de 2012, lá não constam as despesa que tive (PC, papel, etc), e segundo o ficheiro tinha que pagar a totalidade.

Pergunta (a tal que se calhar é parva): como posso inserir as despesas no colibri? São notas de débito? Não faço ideia mesmo.

Agradeço a quem me puder ajudar e a quem tentar.

Cumprimentos
Emanuel Silva
Última Edição: 17 Jan. 2013 18:14 por djwizard.
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