Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: NIF de Consumidor Final

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3289

• lzap
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 3
Boa noite,

Tenho uma duvida em relação à impressão da factura sem NIF.
Neste momento tenho um cliente com o nome "Consumidor final". Sempre que o cliente não pede factura(com nome/nif) a minha ideia de factura "simplificada" é apenas conter no nome "Consumidor Final" e o NIF a branco.

Apesar de conseguir criar o cliente com o NIF a branco, ao iniciar uma factura não me é permitido imprimir a factura por falta do NIF.
A minha pergunta: há algum workarround para isto? Como deveria estar a fazer isto de modo a poder imprimir a factura sem o NIF e ter esta "factura simplificada" que no fundo no SAFT vai estar denominada de factura?

E se possível quais são as implicações que terão no ficheiro SAFT?

Obrigado
Luis Correia
Última Edição: 4 anos 4 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3291

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 615
lzap escreveu:
Apesar de conseguir criar o cliente com o NIF a branco, ao iniciar uma factura não me é permitido imprimir a factura por falta do NIF.

Caro Luís,

Entendo como está a criar uma entidade SEM NIF, no entanto, como entende pelo ERRO gerado numa introdução "normal" de dados, o NIF é obrigatório (por isso está a ter o mesmo problema na emissão de documentos).

O que deve é definir o NIF 999999990, que é utilizado para clientes sem NIF.

No template existe sempre a possibilidade de NÃO imprimir o NIF, mas para isso terá de utilizar "LÓGICA" no campo NIF colocado no DESENHO do documento. Edite o campo EXPRESSION do NIF do desenho, e no ecrã EXPRESSION BUILDER coloque:

if (dataSetRow["d1-24"]=="999999990") {""} else {dataSetRow["d1-24"]}

NOTA: o indicador de dataset d1-24 pode não ser o mesmo caso esteja a utilizar uma versão muito antiga do template.

Cumprimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 4 anos 4 meses atrás por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: lzap

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3293

• lzap
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 3
Certíssimo Marco.
Obrigado pela resposta. Testado e comprovado.

Obrigado mais uma vez pela prontidão da resposta. Só uma pergunta, depois (e eu já verifiquei que está incluído no SAFT) que implicações tem este NIF para o ficheiro SAFT? As finanças já sabem que têm de ignorar as facturas com o NIF 99999990 ou para termos legais não fazem a validação dos NIFS?

Obrigado
Última Edição: 4 anos 4 meses atrás por lzap.

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3294

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 615
lzap escreveu:
Só uma pergunta, depois (e eu já verifiquei que está incluído no SAFT) que implicações tem este NIF para o ficheiro SAFT? As finanças já sabem que têm de ignorar as facturas com o NIF 99999990 ou para termos legais não fazem a validação dos NIFS?

O NIF 999 999 990 é utilizado exactamente para identificar o "consumidor final".

Consulte a seguinte Portaria: www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos...RTARIA_1192_2009.htm

Pesquise pelo NIF ou por CustomerTaxID.

Cumprimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: lzap

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3295

• lzap
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 3
Parabéns pelo esforço que toda a equipa tem feito para manter este projecto muito bom. É de louvar.

Obrigado

NIF de Consumidor Final 4 anos 4 meses atrás #3299

• lzap
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 3
Marco uma ultima pergunta. Neste caso do template de factura que até ver (que ainda nao testei) são para folhas A4.

Numa impressão numa impressora térmica do tipo rolo (do género talão) a impressão iria ocorrer da mesma maneira? O template adapta-se automaticamente ao formato de papel inserido ou teria que criar um novo template?

Obrigado
Moderadores: marcolopes