Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Produtos e unidades de medida

Produtos e unidades de medida 06 Jan. 2013 00:19 #3520

• Amandio Bacalhau
marcolopes escreveu:
Se os códigos de UNIDADE pudessem ser codificados em 2 dígitos (o que não me parece viável, pois podem existir latas de 10L, por exemplo), poderia abrir novos códigos na tabela de UNIDADES... como a coluna de UNIDADE está presente no documento, seria auto-explicativa...

Tambem tinha pensado nessa solucao mas e' totalmente INVIAVEL:

Com somente 2 Digitos e' impossivel porque nao so' existe 10 e 15 L mas tambem existe 20L, 100ml , 125ml , 200 ml, 250ml....enfim , pode imaginar o problema caotico de tal situacao ao tentar codificar em dois digitos....totalmente impossivel manter qualquer logica minimamente racional e facil de memorizar....

....e temos problema semelhante nos Kg....para uma codificacao desse genero seriam preciso um total de 4 digitos para abranger todas as situacoes...para ser possivel fazer algo como :

K125 ( 125 Gramas )
K2 ( 200 Gramas )
L2 ( 200 ml )
L25 ( 250ml )
5K ( 5 Kilogramas )
5L ( 5 Litros )

....mas o programa na sua versao atual nao permite tal por limitar a 2 digitos, por isso, o melhor e' a solucao indicada por mim....talvez numa futura versao do programa seja possivel (?)

Quando fiz a mensagem que abriu este topico ainda nao me tinha apercebido do limite de dois digitos...
Última Edição: 06 Jan. 2013 02:07 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Produtos e unidades de medida 05 Jan. 2013 23:37 #3511

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Amandio Bacalhau escreveu:
E e' por ai que vou resolver a situacao....continuando com o exemplo ficticio do codigo STO-12345-C, o codigo vai manter-se mas o tipo de unidade passa de 5 LITROS para UNIDADE e na DESCRICAO do codigo...
...no antigo programa era....:
NOME_DA_MARCA-DESCRICAO_PRODUTO
...e no novo passa a ser...
NOME_DA_MARCA-DESCRICAO_PRODUTO ( 5 L )
....nao e' a solucao mais elegante mas e' a mais simples e que mantem total coerencia com o historico (IMHO).

Percebido. É a solução mais practica, sem dúvida.

Se os códigos de UNIDADE pudessem ser codificados em 2 dígitos (o que não me parece viável, pois podem existir latas de 10L, por exemplo), poderia abrir novos códigos na tabela de UNIDADES... como a coluna de UNIDADE está presente no documento, seria auto-explicativa...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Produtos e unidades de medida 05 Jan. 2013 09:41 #3494

• Amandio Bacalhau
marcolopes escreveu:
No seu caso, aconselho a abertura de códigos de artigo DIFERENCIADOS para cada embalagem. Esquematize primeiro uma forma de codificar os artigos, por exemplo:
TINTA.001.1L
TINTA.001.1K

Porque não criar os mesmos códigos que já utilizava, mas terminados no tipo de embalagem? (1L, 1K, etc)

Cumprimentos

No programa antigo era algo assim que eu ja' fazia....no entanto existia tambem um campo onde depois eu introduzia a unidade para ser impressa numa coluna especifica...e' dificil esplicar assim por escrito....

por exemplo, o codigo do produto era algo como STO-12345-U em que o "U" significava 1 Litro enquanto a mesma coisa em 5 Litros era STO-12345-C depois havia o tal campo onde eu introduzia no momento da criacao do codigo 1 L ou 5L rerspectivamente nestes exemplos para ser impresso nos documentos na coluna especifica para o tipo de unidade...diga-se que o meu programa estava feito de maneira a que nao se poder alterar este campo no fim de criar um codigo........isso nao era uma limitacao do programa, foi feito de proposito....

portanto aquando da emissao de um documento so' era preciso introduzir 3 valores por produto:

Codigo (i.e. STO-12345-C)

Quantidade de unidades (i.e. "2" para duas latas de 5L do STO-12345-C )

Percentagem de desconto (se aplicavel e com valores admissiveis de 0 (prepreenchido na altura da introducao dos dados mas nao impresso evidentemente) ate' 99 (nao permiti descontos 100% de proposito)l

diga-se de passagem que ainda bem que eu tenho os codigos organizados desta maneira porque nao me parece muito legal agora ir recriar os codigos e muda-los como sugerido....isso poderia criar problemas com o historico de vendas do anterior programa alem das listagens entregues a' AT no fim de cada ano fiscal.....os codigos em si devem-se manter (IMHO) e mesmo a descricao deve ser o mais proxima possivel (embora acho admissivel alguma variacao).

E e' por ai que vou resolver a situacao....continuando com o exemplo ficticio do codigo STO-12345-C, o codigo vai manter-se mas o tipo de unidade passa de 5 LITROS para UNIDADE e na DESCRICAO do codigo...

...no antigo programa era....:

NOME_DA_MARCA-DESCRICAO_PRODUTO

...e no novo passa a ser...

NOME_DA_MARCA-DESCRICAO_PRODUTO ( 5 L )

....nao e' a solucao mais elegante mas e' a mais simples e que mantem total coerencia com o historico (IMHO).
Última Edição: 05 Jan. 2013 23:26 por marcolopes.

Produtos e unidades de medida 05 Jan. 2013 06:17 #3491

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Amandio Bacalhau escreveu:
Temos um campo onde selecionamos o tipo de unidade , KG, LT, UN....e pronto.... como se pode definir que a unidade seja um valor especifico ?

A tabela de UNIDADES na ficha do artigo serve para poder transaccionar em diversas unidades, nomeadamente COMPRAR numa unidade e VENDER noutra. A PRIMEIRA unidade da grelha será sempre a UNIDADE BASE utilizada para contabilizar SOTCK. Internamente o programa converte a sempre na UNIDADE BASE através do FACTOR. (ex: uma DUZIA tem um factor de 12 em relação a uma UNIDADE)

No seu caso, aconselho a abertura de códigos de artigo DIFERENCIADOS para cada embalagem. Esquematize primeiro uma forma de codificar os artigos, por exemplo:
TINTA.001.1L
TINTA.001.1K

Porque não criar os mesmos códigos que já utilizava, mas terminados no tipo de embalagem? (1L, 1K, etc)

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 05 Jan. 2013 06:18 por marcolopes.

Produtos e unidades de medida 04 Jan. 2013 14:32 #3421

• Amandio Bacalhau
Tenho ainda uma duvida na criacao de codigos...

Certos produtos sao vendido em diferentes tipos de quantidade....exemplo, uma mesma variedade de tinta de uma mesma marca e qualidade pode ser vendida em embalagem de 1L, 5L 20L ou 250ml...ou entao outro produto rigorosamente igual pode ser vendido em embalagem de 6Kg ou 11Kg...

No antigo programa que usava nos definiamos o tipo de embalagem "diretamente"....e por isso quando criavamos um codigo de produto, podiamos definir imediatamente, por exemplo, 1KG , 6KG , 11KG, 13KG para o produto especifico no tipo de embalagem....ou 250 ML e por ai fora....

A coisa funciona de maneira diferente no Colibri (aparentemente)....

Temos um campo onde selecionamos o tipo de unidade , KG, LT, UN....e pronto.... como se pode definir que a unidade seja um valor especifico ?

É através dos campos PESO e / ou FACTOR ou em vez disso tem de se ir a:

( *exemplo* para criacao de um codigo de unidade de medida de 6Kg )

CTRL+P

Artigos -> Unidades de Medida -> Novo Registo

CODIGO: 6K

DESCRICAO: 6 Kg

...eu pergunto isto porque nao sei ate' que ponto posso mexer a' vontade na base de dados dos tipos de unidades....

TIA,
AJSB
Última Edição: 04 Jan. 2013 19:07 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena