Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Colibri 8 - Novas regras fiscais

Colibri 8 - Novas regras fiscais 31 Dez. 2012 18:47 #3192

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
pauloduarte escreveu:
Se me disser que não existe qualquer problema em que todas as facturas emitidas pela minha mãe sejam no formato "Factura" por mim não há problema e configurarei um template nesse sentido. Simplesmente gostaria de ter a certeza de que ao vender uma mera pastilha o documento emitido possa a "Factura" (no seu modelo mais completo).

Caro Paulo,

Embora não seja jurista, nada do que encontro na LEI impede que possa emitir um documento "mais completo" para facturar o que quer que seja! O contrário já não será possível (facturar acima de determinado valor - como já foi debatido - com uma FS).

Quanto a alterar o campo DOCUMENTO SAFT, em ultimo recurso pode sempre EDITAR a base de dados (na versão Profissional existe um EDITOR integrado, na versao gratuita terá de instalar um gestor - consulte a categoria de bases de dados).

Cumprimentos e bom ano!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Colibri 8 - Novas regras fiscais 31 Dez. 2012 17:05 #3187

• jgomes077
  • Obrigado recebido 1
pauloduarte escreveu:
Se me disser que não existe qualquer problema em que todas as facturas emitidas pela minha mãe sejam no formato "Factura" por mim não há problema e configurarei um template nesse sentido. Simplesmente gostaria de ter a certeza de que ao vender uma mera pastilha o documento emitido possa a "Factura" (no seu modelo mais completo).

Exactamente essa a minha questão também. Pelo que tinha percebido quando anunciaram a versão 8, o Colibri iria oferecer suporte às facturas simplificadas. Mas não há uma opção visível para criar de imediato uma factura com esse título. Mas também pelo que percebi, a factura simplificada não é diferente de uma factura normal.
Ainda hoje devo ir falar com o meu contabilista saber se é necessário dizer "Factura Simplificada" ou podem ser todas facturas normais com o título "Factura", mesmo para valores abaixo de 100€, mesmo ao vender uma pastilha.
É que se não for necessário dizer "Factura Simplificada", nada difere do que fazia antes..
As pastilhas é que estão a fazer confusão nisto tudo pá.

ACTUALIZAÇÃO

O meu contabilista diz que podemos continuar a passar as facturas normais que passávamos antes. Mesmo para valores baixos. Ou seja, é o que vem por defeito na criação de facturas no colibri 8 e no anterior. É o que vou continuar a fazer, portanto. Ainda bem, já estava a pensar em aumentar o preço de uma pastilha gorila para 101€.
Última Edição: 16 Jan. 2013 19:44 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Colibri 8 - Novas regras fiscais 31 Dez. 2012 13:03 #3181

• pauloduarte
  • Obrigado recebido 2
Caro Marco.
Agradeço mais uma vez a sua resposta.

Vou tentar resumir para entender a minha parte.
Eu não trabalho na área de vendas, sou professor. Simplesmente a minha mãe tem um pequeno estabelecimento e tentei construir um sistema POS o mais económico possível, para tal utilizei um PC antigo, instalei o Xubuntu e o Colibri pois a minha mãe atravessa graves dificuldades económicas e não podia comprar um sistema.
Ora face ao exposto eu não tenho conhecimento das regras e questionei pela minha ignorância na matéria.
Segundo percebi no link que deixou para as FAQs e visto ter a versão gratuita do Colibri não poderei alterar o tipo de documento SAFT para FS, logo terei de passar factura normal correcto?

Não sei se fui claro.
Mais uma vez obrigado e um bom ano para toda a equipa.
Atentamente,
Paulo Duarte

Colibri 8 - Novas regras fiscais 31 Dez. 2012 02:16 #3174

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
pauloduarte escreveu:
Há possibilidade de explicar como proceder para emitir uma fatura simplificada?
Ao nível do template penso que me desenrasco a alterar no BIRT, mas ao nível técnico não sei mesmo o que fazer.

Caro Paulo,

Não entendo o "burburinho" sobre a FS. Com o "tempo" as pessoas vão ficar cada vez mais esclarecidas. Se tivermos em conta que, até 1.000 EUROS, as FACTURAS não estão obrigadas a conter os DADOS DO CLIENTE, uma FACTURA bem desenhada em formato TALÃO, quase não difere de uma FS!

Neste cenário, uma FS poupa UMA LINHA de papel (o campo SEDE ou DOMICÍLIO da empresa!). O resto da informação tem de estar presente (excepção nas "linhas", que na FACTURA devem apresentar PREÇO LIQUIDO de IMPOSTO + MONTANTE de IMPOSTO + TAXAS, enquanto a FS pode simplesmente apresentar o PREÇO COM IMPOSTO + TAXAS)

Sobre a sua questão concreta, criei um tópico fixo sobre o assunto: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...Factura-Simplificada

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 31 Dez. 2012 03:07 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: pauloduarte

Colibri 8 - Novas regras fiscais 30 Dez. 2012 23:13 #3171

• pauloduarte
  • Obrigado recebido 2
Realmente esta é uma temática que me interessa.
Estou a montar um sistema POS para um pequeno café da minha mãe e nunca em momento algum será necessária a Fatura.
Será sempre Fatura Simplificada. Aliás, tomaria ela fazer 100€ num dia, quanto mais numa só despesa.
Ora, compreendo que o mercado do Colibri é vasto e que não tenha sido pensado até ao momento.
Segundo compreendo é possível mas sinceramente não vejo como o fazer. Há possibilidade de explicar como proceder para emitir uma fatura simplificada?
Ao nível do template penso que me desenrasco a alterar no BIRT, mas ao nível técnico não sei mesmo o que fazer.
Obrigado desde já,
Paulo

Colibri 8 - Novas regras fiscais 26 Dez. 2012 19:07 #3106

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
ppsoftware2000 escreveu:
Agora entendi Marco, vou repor tudo como estava e aguardar pelos novos templates. Obrigado pelo esclarecimento.

Aproveito para deixar a dica: o DOWNLOAD do pack de templates é necessário apenas em caso de revisão depois do lançamento de uma versão, caso contrário, os templates ACTUALIZADOS estão na pasta:

\ProjectoColibriRCP8\plugins\colibri.rcp_8.0.0\populate\pt\templates

NOTA: neste exemplo está o caminho relativo à versão 8.0.0

Cumprimentos!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 26 Dez. 2012 19:09 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena