Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Retenção de imposto na factura

Retenção de imposto na factura 18 Dez. 2014 13:17 #8453

• macman
  • Obrigado recebido 1
Versão 10, Mac OS 10.8.5, db H2, versão free.

Fiz uns testes e criando um artigo com retenção de IRS de 10%, IVA de 23%, para um cliente com retenção, ao emitir uma factura o total está errado!

Vejamos:

Total sem IVA no artigo: 95,00 EUR
Retenção de 10%: 9,50 EUR

Ao fazer a factura, nos totais, no último campo aparece: 116,85 EUR (que é o valor do artigo + o IVA mas não considera a retenção na fonte!), devia ser 107,35 EUR (que por acaso é o que aparece na coluna do valor pendente no layout dos movimentos de clientes). Ver ficheiro em anexo.

Na versão 9 windows que tenho usado os valores na coluna total e pendente coincidem (como era de esperar).

É um bug ou há solução rápida?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Retenção de imposto na factura 17 Dez. 2014 15:43 #8436

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
coolbit escreveu:
Ao Atualizar para a versão 10.0.7 verifiquei um problema nos documentos com retenção, o valor total não aparece correcto. Por exemplo: Num Serviço c/retenção (25€+iva) devia aparecer no total: €27.87

Na v10, os documentos de FACTURAÇÃO passam a ser emitidos com o TOTAL correcto (não deduzido da RETENÇÃO).

NOTAS IMPORTANTES:

1) O VALOR PENDENTE em conta corrente continua a ser lançado DEDUZIDO da retenção (valor real a pagar), no entanto, a emissão de documentos que NÃO MOVIMENTEM SALDO REAL continuam a ver os seus valores PENDENTES lançados pela TOTALIDADE do documento (uma vez que os carregamentos parciais / carregamentos de linhas sem ARTIGOS obrigam a tal)

2) O valor da RETENÇÃO será lançado em conta corrente (DÉBITO / CRÉDITO) por forma a manter coerência nos extractos de conta.

3) A emissão de FACTURA/RECIBO é um caso especial (uma vez que serve de recibo também), terá um TOTAL que não corresponde ao valor real a PAGAR, pelo que, neste caso, o utilizador terá de ter atenção e DEDUZIR o valor da retenção. Poderá ser usado o novo campo TOTALPAGAR no TEMPLATE do documento, uma vez que contém o TOTAL deduzido da RETENÇÃO.

4) Por forma a manter a compatibilidade com FACTURAS já emitidas, NÃO PAGAS ou PARCIALMENTE PAGAS, foi criado um novo campo em ENTIDADESDOCUMENTOS chamado TOTALPAGAR, que controla o valor a pagar para efeitos de carregamento no RECIBO e cálculo de proporcionais. O valor é inicializado na CONVERSÃO da v10.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 17 Dez. 2014 15:50 por marcolopes.

Retenção de imposto na factura 16 Dez. 2014 14:15 #8431

• coolbit
Ao Atualizar para a versão 10.0.7 verifiquei um problema nos documentos com retenção, o valor total não aparece correcto. Por exemplo: Num Serviço c/retenção (25€+iva) devia aparecer no total: €27.87

Retenção de imposto na factura 14 Nov. 2014 20:44 #8376

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
alimentarius escreveu:
Quando introduzo um valor iliquido por ex 34.79€, a aplicação apresenta um valor de retenção de IRS (25%) de 4.00€, quando o valor exato é de 8.70€

Nos meus testes, com um valor iliquido de 34.79, o valor da retenção é de 8.70!

Qual ou quais são os artigos sujeitos a retenção? Tem a certeza que a TAXA de retenção é de 25%?

P.f. consulte: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...a-RETEN%C3%87%C3%83O
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Retenção de imposto na factura 14 Nov. 2014 20:28 #8374

• xjudas
Quando introduzo um valor iliquido por ex 34.79€, a aplicação apresenta um valor de retenção de IRS (25%) de 4.00€, quando o valor exato é de 8.70€

Retenção de imposto na factura 28 Ago. 2014 13:55 #8195

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
joaquimreis67 escreveu:
Tenho aqui uma duvida no programa colibri edição free e gostaria de saber se alguém me poderia ajudar.
Passei uma fatura na qual estavam presentes serviços e por isso coloquei como tendo uma taxa de retenção normal (quando adicionei os serviços em questão), no entanto quando fui ver a fatura, a retenção aparece-me a 0€.
Alguém me sabe dizer o que fiz mal?

P.f. leia este tópico: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...a-RETEN%C3%87%C3%83O
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena