Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Emissão de Recibos/Pagamentos

Emissão de Recibos/Pagamentos 09 Nov. 2011 00:17 #1367

• marcolopes
  • Obrigado recebido 764
Carlos Tecedeiro escreveu:
Bom dia.

Dei entrada de uma factura de fornecedor. Ao receber o recibo dessa factura ela vinha com um desconto de pronto pagamento.
Ao dar entrada desse pagamento escolhi a factura correspondente e manualmente introduzi o valor do pronto pagamento a negativo.
Esse valor aparece agora como devido ao fornecedor.
Agradecia a vossa ajuda para solucionar este desencontro de valores.
Cumprimentos,

Carlos Tecedeiro

Caro Carlos,

Anule o pagamento, e faça novamente a sua emissão com o DESCONTO a positivo.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Emissão de Recibos/Pagamentos 08 Nov. 2011 11:15 #1364

• Carlos Tecedeiro
Bom dia.

Dei entrada de uma factura de fornecedor. Ao receber o recibo dessa factura ela vinha com um desconto de pronto pagamento.
Ao dar entrada desse pagamento escolhi a factura correspondente e manualmente introduzi o valor do pronto pagamento a negativo.
Esse valor aparece agora como devido ao fornecedor.
Agradecia a vossa ajuda para solucionar este desencontro de valores.
Cumprimentos,

Carlos Tecedeiro

Emissão de Recibos/Pagamentos 28 Out. 2011 21:48 #1352

• marcolopes
  • Obrigado recebido 764
Cara Teresa,

É um efeito DESEJADO e esperado relativo á parametrização que efectuou. Não tinha percebido ao longo da conversa que tinha efectuado alterações na MOVIMENTAÇÃO dos documentos, tanto mais, porque raramente é necessário, principalmente no que toca a FACTURAS e RECIBOS.

Repare que, ao serem carregados no RECIBO, os documentos são separados por documentos de DÉBITO e CRÉDITO, pelo que, se o recibo não movimenta nem a débito nem a crédito, não irá carregar qualquer documento!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Emissão de Recibos/Pagamentos 28 Out. 2011 21:14 #1350

• tvfalcao
Está descoberto o gato!

Fiz como disse. Instalei um novo Colibri noutra pasta e simulei uma factura de um cliente com um produto.
Depois, nas listagens estava tudo bem. Tanto o movimento de clientes como os documentos de clientes apresentam a factura.
Quando fui fazer o recibo, ao carregar no funil, apareceu logo a factura.
Depois fui à "Gestão de Documentos" na secção de ferramentas e fui ver como estava o documento "Recibo". Verifiquei que o recibo, no separador que diz "Movimentação", a seguir ao separador "Geral", na parte que diz "Movimenta entidades", tem a opção "movimenta a crédito" e depois em tipo de saldo = saldo real.
Por alguma razão que desconheço, eu, quando fui à gestão de documentos na minha base de dados, coloquei na parte de Movimentação - Movimenta entidades, que "não movimenta". Como não percebo nada de contabilidades, achei que aquela opção estava correcta.
Fiz a alteração para "movimenta a crédito" e depois fui fazer o recibo e ao carregar no funil, apareceu logo a factura.
Penso então que seria por essa razão que não aparecia a factura, quando carregava no funil dentro do recibo.

Conclusão: na gestão de documentos, na parte das ferramentas, os recibos têm que ter "movimenta a crédito".

Não sei se querem acrescentar mais alguma coisa.

Emissão de Recibos/Pagamentos 28 Out. 2011 20:08 #1349

• tvfalcao
É uma boa ideia. Vou fazer o que diz e depois digo o resultado.

Emissão de Recibos/Pagamentos 28 Out. 2011 19:29 #1348

• marcolopes
  • Obrigado recebido 764
tvfalcao escreveu:
Poderá ter a ver com alguma coisa que eu tenha modificado na área de ferramentas, gestão de documentos, de layouts ou templates? Haverá alguma alteração que eu tenha feito no recibo e/ou factura que possa ter feito com que esteja a acontecer esta situação?
Eu estive a tentar alterar a factura para não aparecer "expedição" e "matrícula", embora não tenha conseguido. Se calhar posso ter alterado qualquer coisa, que possa estar a influenciar?

Cara Teresa,

Uma coisa é EDITAR um TEMPLATE, seja de documento ou de listagem, outra coisa é alterar os LAYOUTS do ecrã. São totalmente diferentes.

O template tem a haver com a emissão de relatórios, ou seja, impressão dos documentos. O layout tem a haver com as colunas que são visiveis no ecrã.

Não existe configuração possível para que, ao consultar um ecrã de MOVIMENTOS ou DOCUMENTOS, não lhe apareça um ou outro documento, EXCEPTO se tiver aplicado um FILTRO depois de ter entrado no referido ecrã. Os filtros NÃO são aplicados automáticamente, mas sim pelo utilizador.

Eu digo-lhe o que faço nestas situações: tento reproduzir o problema!

Faça uma NOVA instalação do Colibri NUMA pasta diferente da que está a usar.
Entre na aplicação, aguarde pela criação automática da base de dados.
NÃO parametrize nada.
Crie um CLIENTE
Crie uma FACTURA
IMEDIATAMENTE, mesmo com os ecrãs abertos, MOVIMENTOS e DOCUMENTOS têm de apresentar o documento emitido.
Emita um recibo sobre a Factura.

Correu tudo bem? Então lembre-se das configurações que efectuou e vá reproduzindo até que algo lhe pareça errado!

Diga-me o resultado.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena