Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Factura Simplificada

Factura Simplificada 07 Jan. 2013 11:22 #3568

• BP
  • Obrigado recebido 3
Correndo o risco de levar um raspanete, vou postar aqui uma tabela que encontrei e que em muito me esclareceu. Espero que também vos ajude a esclarecer algumas das vossas dúvidas

Basicamente diz que posso emitir uma factura normal e que, respeitando os limites legais, posso não preencher o NIF do cliente, o que me resolve o meu maior problema.
Última Edição: 19 Jan. 2013 18:35 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Factura Simplificada 06 Jan. 2013 00:02 #3516

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
lzap escreveu:
Duplicando o Documento Fatura/Recibo suponho que a primary key nos documentos tenha que ser diferente logo não podemos ter outra CFR, portanto julgo que a duplicar o Documento na versão profissional provavelmente ele renomeia a primary key(aqui está a minha dúvida e não sei como faz o Colibri), mas para quem fizer à mão na base de dados, vai ter de inserir um novo tipo de Documento eu inseri FS, e tive que inserir também uma nova série para aquele tipo de Documento FS/2013 a começar em 1.

São dúvidas pertinentes, mas sem fundamento.

1) A FAQ está escrita para o Colibri (não para a versão FREE do Colibri, como devem entender!!!). Os utilizadores devem entender que a versão gratuita está limitada em muitas funcionalidades: www.projectocolibri.com/precos

2) O Projecto Colibri NUNCA aconselha a EDIÇÃO MANUAL da base de dados, excepto quando o sugere explicitamente! A edição da base de dados deve ser feita por quem entende as consequências da mesma. (Como nota, já testei ficheiros SAFT com assinaturas inválidas, porque DATAS de documentos foram alteradas directamente na base de dados... e a partir desse documento TODOS OS OUTROS estão ilegais...)

3) A AT diz que deve ser utilizado o código FT relativamente à exportação da FACTURA SIMPLIFICADA até que o novo código (FS) esteja criado na NOVA ESTRUTURA a ser lançada até 30 de Abril de 2013!

E mais uma vez, fez bem em colocar aqui as dúvidas...

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 11 Jan. 2015 22:45 por marcolopes.

Factura Simplificada 05 Jan. 2013 18:45 #3507

• lzap
  • Obrigado recebido 3
Boas Marco,

Não queria continuar a chatear-te com este assunto, mas julgo que para já e enquanto não sair a correcção do ficheiro SAF-T para Fatura Simplificada as pessoas não deviam fazer o que está na FAQ pelo seguinte motivo.

Duplicando o Documento Fatura/Recibo suponho que a primary key nos documentos tenha que ser diferente logo não podemos ter outra CFR, portanto julgo que a duplicar o Documento na versão profissional provavelmente ele renomeia a primary key(aqui está a minha dúvida e não sei como faz o Colibri), mas para quem fizer à mão na base de dados, vai ter de inserir um novo tipo de Documento eu inseri FS, e tive que inserir também uma nova série para aquele tipo de Documento FS/2013 a começar em 1.

Ora até aqui tudo bem, era só mudar um template por hardcoded Fatura Simplificada e ja está. O problema é que na impressão o número da Fatura seria qualquer coisa como: FS 2013/1 mas já no SAF-T como não temos invoice type FS ficariamos com isto:

InvoiceNo>FS 2013/1</InvoiceNo><InvoiceStatus>N</InvoiceStatus><Hash>gXQpvuzXxHq2caARANZTDzRf9JSWDXUMASaRs6ZNfxhfv3Q8HCtCQBBazDX2oYXWaafrHcPYU11wXGt5uK0jIvka4lGg+Jg7izJk597MDEftKuRwP6GC2hHXimDYgFF4QU1TFSky4KWIvlZBgR0li5p44WoDWvUVBEou10w/uZs=</Hash><HashControl>2</HashControl><Period>1</Period><InvoiceDate>2013-01-05</InvoiceDate><InvoiceType>FT</InvoiceType>

Ou seja, tinhamos uma invoice number como FS e uma invoice type como FT. Não sei até que ponto isto estará legal. Eu julgo que podemos chamar à série o que quisermos, mas entregar um documento onde diz Fatura Simplificada com série própria para Fatura Simplificada, e no SAF-T estar associada a FT se calhar pode trazer problemas a alguém. Este post é mais de aviso a quem fez o que estava na FAQ. Desculpa estar a chatiar mais uma vez sobre a FS.

Obrigado
Última Edição: 05 Jan. 2013 23:54 por marcolopes.

Factura Simplificada 04 Jan. 2013 22:11 #3466

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Artefoto escreveu:
"Efectivamente nada a obriga a passar uma factura simplificada, pode sempre passar factura e assim manter apenas uma série de facturação."

Esse assunto já foi debatido, em diversos tópicos: www.projectocolibri.com/forum/7-Geral/28...Novas-regras-fiscais

Tal como já tinha dito: Não entendo o "burburinho" sobre a FS. Com o "tempo" as pessoas vão ficar cada vez mais esclarecidas. Se tivermos em conta que, até 1.000 EUROS, as FACTURAS não estão obrigadas a conter os DADOS DO CLIENTE, uma FACTURA bem desenhada em formato TALÃO, quase não difere de uma FS!

Pessoalmente, considero que a AT veio complicar o que deveria ser simples...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Factura Simplificada 04 Jan. 2013 21:56 #3464

• Artefoto
Boa noite, tal como disse, perguntei á minha contabilista se podia passar sempre factura independentemente do valor:

"Entre factura e factura simplificada, eu sei que até 100€ posso passar factura simplificada, mas isso é impeditivo de passar factura até esse valor? Ou posso na mesma passar factura? Ou seja tanto posso passar factura como factura simplificada?"

A resposta que obtive foi a seguinte:

"Efectivamente nada a obriga a passar uma factura simplificada, pode sempre passar factura e assim manter apenas uma série de facturação."

Continuação de uma boa noite

Factura Simplificada 04 Jan. 2013 20:22 #3453

• lzap
  • Obrigado recebido 3
Obrigado Marco...disse FIX porque não faço ideia do que foi modificado para a construção do ficheiro SAF-T.

Cumprimentos
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena