Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Factura Simplificada

Factura Simplificada 19 Jan. 2013 18:26 #4081

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
rui.pinho escreveu:
Boa tarde, uma vez que o colibri nao permite(para ja) imprimir faturas simplificadas...
1) Posso imprimir tudo escolhendo apenas o separador "Factura"? e criar um cliente como "consumidor final" e dar-lhe o contribuinte 999999990 e faturar sempre a este cliente sempre que o clt nao queira fatura com NIF, certo?
2) Isto aplica-se ate 1000€ ou 100€?
3) E se o artigo faturado ultrapassar os 1000€/100€, so posso vender se o clt indicar NIF, se nao quiser indicar nao posso vender, certo?

1) Claro que pode usar uma factura... mas se quiser criar a FS, consulte: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...Factura-Simplificada

2 e 3) A fatura simplificada pode ser emitida no caso de transmissões de bens e prestações de serviços cujo imposto seja devido em território nacional, nas seguintes situações:
a) Transmissões de bens efetuadas por retalhistas ou vendedores ambulantes a não sujeitos passivos de IVA, quando o valor da fatura não for superior a €1000,00;
b) Outras transmissões de bens e prestações de serviços em que o montante da fatura não seja superior a €100,00.

Complexo? Sim... Você é retalhista? O consumidor é final? Os artigos são SERVIÇOS? Ou serviços e produtos? :-)) Entenda-se com o fisco!

NOTA: Tem neste tópico um quadro anexo que analisa as diferenças entre FACTURA e FS. No que toca aos limites, convém consultar a página oficial do fisco: info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs_agentes.html
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 19 Jan. 2013 18:30 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Factura Simplificada 19 Jan. 2013 18:10 #4080

• rui.pinho
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde, uma vez que o colibri nao permite(para ja) imprimir faturas simplificadas...

1) Posso imprimir tudo escolhendo apenas o separador "Factura"? e criar um cliente como "consumidor final" e dar-lhe o contribuinte 999999990 e faturar sempre a este cliente sempre que o clt nao queira fatura com NIF, certo?
2) Isto aplica-se ate 1000€ ou 100€?
3) E se o artigo faturado ultrapassar os 1000€/100€, so posso vender se o clt indicar NIF, se nao quiser indicar nao posso vender, certo?

cumpts

Factura Simplificada 15 Jan. 2013 13:04 #3817

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Andreia Lopes escreveu:
Por outro lado já tinha lido o link que me mandou mas quando falei com a minha contabilidade disseram-me que tinha mesmo que ter essa menção e pelo que vi nas restantes lojas quando entregam a fatura com o consumidor final aparece sempre essa menção. Pelo que entendi é simplificada pelo facto de estar associada a um "consumidor fantasma", por assim dizer.

Não quero sequer começar a abordar o tema dos templates, pois:

1) Estamos na categoria errada
2) Existem muitos tópicos sobre o assunto

O que interessa agora é "desmistificar" esta questão da obrigatoriedade da emissão de "Factura Simplificada"!! Sobre a questão LEGAL

Depois de debatida a questão legal, podemos, eventualmente continuar com a questão do TEMPLATE. Adianto desde já que também já existe um tópico sobre este assunto: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...Factura-Simplificada
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 13 Jan. 2014 19:50 por marcolopes.

Factura Simplificada 15 Jan. 2013 12:39 #3816

• Andreia Lopes
peço desculpa pela confusão pensei numa palavra mas não a escrevi e fiz publicar antes de reler.
A minha questão é que eu exporto o ficheiro da fatura mas quando vou à pasta em que guardei o ficheiro este não aparece. Pensei que tivesse haver com o tipo de ficheiro (que é .rdpdesign, salvo erro) mas só se pode guardar assim. Depois pensei que pudesse ser de estar a trabalhar em linux..
De qualquer forma como não consigo aceder ao ficheiro para alterar (e quando vou por exemplo exportar novamente vejo que o ficheiro está lá mas quando vou à pasta não me aparece) não consigo mudar o nome da fatura para fatura simplificada.

Por outro lado já tinha lido o link que me mandou mas quando falei com a minha contabilidade disseram-me que tinha mesmo que ter essa menção e pelo que vi nas restantes lojas quando entregam a fatura com o consumidor final aparece sempre essa menção. Pelo que entendi é simplificada pelo facto de estar associada a um "consumidor fantasma", por assim dizer.

Factura Simplificada 15 Jan. 2013 12:18 #3812

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Andreia Lopes escreveu:
Depois de alguma pesquisa e de falar com a minha contabilidade foi-me dito que é obrigatória ter este nome quando o número de contribuinte associado é o consumidor final (999999990).

Cara Andreia,

Desconheço algo na lei que obrigue a emitir uma Fatura Simplificada quando o consumidor é FINAL! Leia o seguinte tópico: www.projectocolibri.com/forum/7-Geral/28...Novas-regras-fiscais

O meu conselho é que use uma FACTURA/RECIBO com template do TALÃO. Consulte este tópico: www.projectocolibri.com/forum/12-Templat...m-formato-tal%C3%A3o

NOTA: Editei a sua pergunta pois estava confusa e uma frase não fazia sentido.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Factura Simplificada 15 Jan. 2013 12:03 #3811

• Andreia Lopes
Desde já peço desculpa por abrir novo tópico com este assunto mas depois de muito ler fiquei com várias questões não respondidas nos restantes tópicos.

Tenho a versão free colibri 8.0.2 para ubuntu. Já fiz o download do BIRT.

Já exportei a fatura para poder alterar o template, mas quando vou á pasta não me aparece a fatura exportada não conseguindo assim alterar o template e fazer a nova importação.

Depois de alguma pesquisa e de falar com a minha contabilidade foi-me dito que é obrigatória ter este nome quando o número de contribuinte associado é o consumidor final (999999990).

Desde já grata pela ajuda e aproveiro para os meus parabéns pelo programa até agora tenho gostado bastante do mesmo e acho-o bastante acessível e bem estruturado.
Última Edição: 15 Jan. 2013 12:23 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena