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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 7 meses 1 semana atrás #12764

  • marcolopes
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FERNANDOMENDES escreveu:
Efetuei uma fatura nº 5 em 15-05-2018 em 10-06-2018 enviei o SAF-T de maio.

Depois no dia 11-06-2018 erradamente anulei a fatura fatura nº 5 em 15-05-2018 que já tinha sido enviada no SAF-T.

Agora aparece como anulada, como a posso recuperar a Fatura nº 5 em 15-05-2018 de forma a ficar como normal (ou seja sem estar anulada)?

Estive a analisar a base de dados H2 e não encontro o documento Fatura nº 5 em 15-05-2018, para o col0car como normal .

Como posso parametrizar o programa de forma a não deixar anular documento já enviado no SAF-T À AT?

E melhor forma seria RESTAURAR imediatamente a cópia de SEGURANÇA mais recente (uma vez que os backups são efectuados no login da aplicação, tem sempre um backup efectuado ANTES da sessão de trabalho): www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...cos-da-base-de-dados

Não existe forma de recuperar um documento ANULADO (não seria inteiramente impossível, mas essa possibilidade não está implementada no Colibri), portanto, no caso de não ter uma cópia de segurança (se não tiver, p.f. repense a forma de utilização do colibri, pois são dados todos os avisos, tanto no fórum como no programa para que o utilizador ligue as cópias de segurança automáticas) a única forma seria obter o documento original junto do cliente (ou pedir a sua destruição), emitir NOVO documento com data actual, e comunicar novamente o SAFT de Maio com a factura anulada (aconselho no entanto que faça a mesma pergunta ao seu contabilista para ter a certeza que está a efectuar o melhor procedimento possível)

Quanto a parametrizar o programa por forma a não permitir ANULAR documentos já comunicados, e como a emissão do SAFT não implica que o mesmo seja comunicado, não existe forma de marcar os documentos como já comunicados, no entanto, já há diversas versões que o Colibri tem implementado um mecanismo para evitar este tipo de erros, descrito aqui: www.projectocolibri.com/forum/geral/2336...to-de-facturas#12574

O colibri não permite a emissão / anulação de documentos caso o dia 25 do mês seguinte à data documento seja INFERIOR à DATA ACTUAL.

Parece confuso, mas serve para evitar que qualquer emissão (ou ANULAÇÃO) de documentos seja feita "fora" do período de emissão SAFT.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 7 meses 1 semana atrás por marcolopes.
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