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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 02 Dez. 2017 20:04 #12290

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fcaracol escreveu:
Passei umas faturas no inicio do Ano de 2017 que nunca foram pagas pelo cliente e este já "desapareceu do mapa". Como não cheguei a receber dinheiro nem passei recibo, estava só a tentar anular a fatura. Penso que neste caso não tenho que fazer uma nota de crédito porque não recebi nenhum pagamento. Só aparece a opção para annular nas faturas mais recentes, as mais antigas a opção fica desabilitada.

Uma vez bloqueada a anulação (e nem sempre se deve anular... apenas quando os valores não são alterados), e única forma é emitir NOTA de CRÉDITO.

Depois de emitir a NOTA, deve emitir um RECIBO, onde irá carregar a FACTURA + NOTA, sendo o total do recibo ZERO (para regularizar a conta corrente).
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Dez. 2017 13:52 #12288

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Bom dia,
Passei umas faturas no inicio do Ano de 2017 que nunca foram pagas pelo cliente e este já "desapareceu do mapa". Como não cheguei a receber dinheiro nem passei recibo, estava só a tentar anular a fatura. Penso que neste caso não tenho que fazer uma nota de crédito porque não recebi nenhum pagamento. Só aparece a opção para annular nas faturas mais recentes, as mais antigas a opção fica desabilitada.

Como poderei anular as faturas?

Tenho a versão 12 do Projeto Colibri.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 20 Jan. 2017 00:16 #10891

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PedroFerreira escreveu:
Emiti uma fatura/recibo a um cliente em 2016. Agora em 2017, o cliente verificou que existe um erro na descrição de um artigo.
Sendo os valores os mesmos, agradeço esclarecimento de como proceder à substituição da fatura/recibo de 2016?

Como não se trata de uma retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, o documento PODE SER ANULADO (se estiver a usar o Colibri mais recente, existem regras para anulação implementadas, o que significa que o Colibri deixa anular o documento se considerar que ainda não foi ultrapassado o prazo legal para a sua comunicação ao fisco).

Se o prazo legal para anulação já foi ultrapassado, deve proceder à emissão de NOTA de CRÉDITO e posterior emissão de nova FACTURA.
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 13 Jan. 2017 13:48 #10879

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Boa tarde

Emiti uma fatura/recibo a um cliente em 2016. Agora em 2017, o cliente verificou que existe um erro na descrição de um artigo.
Sendo os valores os mesmos, agradeço esclarecimento de como proceder à substituição da fatura/recibo de 2016?

Obrigado.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Ago. 2016 15:00 #10453

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Caro Marco,

Muito obrigado pela ajuda. Com a alteração da data foi possível proceder à anulação das facturas. O período ainda não tinha sido exportado em SAFT e as facturas eram mesmo facturas teste, com valores 0, para testar o layout da factura quando o estávamos a construir.


Obrigado,
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Ago. 2016 12:47 #10449

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Tiagomalves escreveu:
Antes de emitir a primeira factura para um cliente, emitir 2 facturas teste, indicadas como tal na sua descrição. Estou a tentar anula-las para que surjam identificadas como tal, mas não consegui faze-lo até ao momento. Quando acedo às referidas facturas, o ícone de anulação está inactivo e o ícone "editar", embora surja como activo, não produz qualquer efeito quando clicado.

Qual é a DATA dos documentos? Se a data pertencer ao período SAFT anterior, o Colibri não permite que o documento seja alterado, por forma a não haverem discrepâncias com os documentos já comunicados. Se tem a CERTEZA que são facturas de teste, pode tentar alterar a data do computador para uma DATA do mesmo mês das facturas, por exemplo, e tentar a anulação.
Marco Lopes
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