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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 05 Jul. 2018 01:46 #12764

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FERNANDOMENDES escreveu:
Efetuei uma fatura nº 5 em 15-05-2018 em 10-06-2018 enviei o SAF-T de maio.

Depois no dia 11-06-2018 erradamente anulei a fatura fatura nº 5 em 15-05-2018 que já tinha sido enviada no SAF-T.

Agora aparece como anulada, como a posso recuperar a Fatura nº 5 em 15-05-2018 de forma a ficar como normal (ou seja sem estar anulada)?

Estive a analisar a base de dados H2 e não encontro o documento Fatura nº 5 em 15-05-2018, para o col0car como normal .

Como posso parametrizar o programa de forma a não deixar anular documento já enviado no SAF-T À AT?

E melhor forma seria RESTAURAR imediatamente a cópia de SEGURANÇA mais recente (uma vez que os backups são efectuados no login da aplicação, tem sempre um backup efectuado ANTES da sessão de trabalho): www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...cos-da-base-de-dados

Não existe forma de recuperar um documento ANULADO (não seria inteiramente impossível, mas essa possibilidade não está implementada no Colibri), portanto, no caso de não ter uma cópia de segurança (se não tiver, p.f. repense a forma de utilização do colibri, pois são dados todos os avisos, tanto no fórum como no programa para que o utilizador ligue as cópias de segurança automáticas) a única forma seria obter o documento original junto do cliente (ou pedir a sua destruição), emitir NOVO documento com data actual, e comunicar novamente o SAFT de Maio com a factura anulada (aconselho no entanto que faça a mesma pergunta ao seu contabilista para ter a certeza que está a efectuar o melhor procedimento possível)

Quanto a parametrizar o programa por forma a não permitir ANULAR documentos já comunicados, e como a emissão do SAFT não implica que o mesmo seja comunicado, não existe forma de marcar os documentos como já comunicados, no entanto, já há diversas versões que o Colibri tem implementado um mecanismo para evitar este tipo de erros, descrito aqui: www.projectocolibri.com/forum/geral/2336...to-de-facturas#12574

O colibri não permite a emissão / anulação de documentos caso o dia 25 do mês seguinte à data documento seja INFERIOR à DATA ACTUAL.

Parece confuso, mas serve para evitar que qualquer emissão (ou ANULAÇÃO) de documentos seja feita "fora" do período de emissão SAFT.
Marco Lopes
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Última Edição: 05 Jul. 2018 01:47 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Jul. 2018 08:02 #12760

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Bom dia.

Efetuei uma fatura nº 5 em 15-05-2018 em 10-06-2018 enviei o SAF-T de maio.

Depois no dia 11-06-2018 erradamente anulei a fatura fatura nº 5 em 15-05-2018 que já tinha sido enviada no SAF-T.

Agora aparece como anulada, como a posso recuperar a Fatura nº 5 em 15-05-2018 de forma a ficar como normal (ou seja sem estar anulada)?

Estive a analisar a base de dados H2 e não encontro o documento Fatura nº 5 em 15-05-2018, para o col0car como normal .

Como posso parametrizar o programa de forma a não deixar anular documento já enviado no SAF-T À AT?

Muito obrigado

Fernando Mendes
Última Edição: 05 Jul. 2018 01:25 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 02 Dez. 2017 20:04 #12290

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fcaracol escreveu:
Passei umas faturas no inicio do Ano de 2017 que nunca foram pagas pelo cliente e este já "desapareceu do mapa". Como não cheguei a receber dinheiro nem passei recibo, estava só a tentar anular a fatura. Penso que neste caso não tenho que fazer uma nota de crédito porque não recebi nenhum pagamento. Só aparece a opção para annular nas faturas mais recentes, as mais antigas a opção fica desabilitada.

Uma vez bloqueada a anulação (e nem sempre se deve anular... apenas quando os valores não são alterados), e única forma é emitir NOTA de CRÉDITO.

Depois de emitir a NOTA, deve emitir um RECIBO, onde irá carregar a FACTURA + NOTA, sendo o total do recibo ZERO (para regularizar a conta corrente).
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Dez. 2017 13:52 #12288

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Bom dia,
Passei umas faturas no inicio do Ano de 2017 que nunca foram pagas pelo cliente e este já "desapareceu do mapa". Como não cheguei a receber dinheiro nem passei recibo, estava só a tentar anular a fatura. Penso que neste caso não tenho que fazer uma nota de crédito porque não recebi nenhum pagamento. Só aparece a opção para annular nas faturas mais recentes, as mais antigas a opção fica desabilitada.

Como poderei anular as faturas?

Tenho a versão 12 do Projeto Colibri.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 20 Jan. 2017 00:16 #10891

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PedroFerreira escreveu:
Emiti uma fatura/recibo a um cliente em 2016. Agora em 2017, o cliente verificou que existe um erro na descrição de um artigo.
Sendo os valores os mesmos, agradeço esclarecimento de como proceder à substituição da fatura/recibo de 2016?

Como não se trata de uma retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, o documento PODE SER ANULADO (se estiver a usar o Colibri mais recente, existem regras para anulação implementadas, o que significa que o Colibri deixa anular o documento se considerar que ainda não foi ultrapassado o prazo legal para a sua comunicação ao fisco).

Se o prazo legal para anulação já foi ultrapassado, deve proceder à emissão de NOTA de CRÉDITO e posterior emissão de nova FACTURA.
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 13 Jan. 2017 13:48 #10879

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Boa tarde

Emiti uma fatura/recibo a um cliente em 2016. Agora em 2017, o cliente verificou que existe um erro na descrição de um artigo.
Sendo os valores os mesmos, agradeço esclarecimento de como proceder à substituição da fatura/recibo de 2016?

Obrigado.
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