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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 24 Fev. 2014 19:51 #7510

  • IS
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Boa noite,

Emite uma factura mas o cliente pediu uma especificação na descrição do produto. Anulei a factura, dupliquei o documento e pretendo emitir nova factura, mas esta já não tem a mesma numeração daquela que pretendo emitir. Como posso (se posso) manter a numeração da factura anulada?

Obrigado.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 23 Jan. 2014 12:17 #7302

  • marcolopes
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Jaime escreveu:
Pergunta-se:
Que aconteceu ao nº 102, fica no registo como anulado?
O novo documento não precisa assumir o mesmo numero?
O facto de assumir o nº 103 não configura nenhuma situação de ilegalidade?

O Colibri cumpre com as regras da CERTIFICAÇÃO de software, que ditam que os documentos ASSINADOS (tecnicamente todos os que são exportados no SAFT) não podem ser REMOVIDOS da base de dados.

Quanto ANULA um destes documentos (ex: FACTURA), todos os MOVIMENTOS relativos a STOCKS e CONTAS CORRENTES são desfeitos, mas o registo do documento é apenas marcado como ANULADO, continuando a existir na base de dados e a ser devidamente comunicado ao fisco (faça uma impressão do mesmo, ou consulte o ESTADO no próprio ecrã de emissão...)

Como tal, a NUMERAÇÃO mantém-se inalterada, e uma emissão de novo documento irá seguir a numeração. Não tenha problemas em ANULAR documentos emitidos "com erro", pois é exactamente para isso que a funcionalidade existe. Nas palavras da própria antiga DGCI: "Enganou-se? Anula, duplica, corrige e volta a emitir!"

NOTA: O Colibri permite a EDIÇÃO do documento sem necessidade de ANULAR o mesmo, desde que os campos a alterar não violem os requisitos legais: www.projectocolibri.com/forum/7-Geral/20...-alterar-uma-factura
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
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Dúvidas sobre anulação de facturas 23 Jan. 2014 11:46 #7300

  • Jaime
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Precisámos de alterar o descritivo duma fatura, que, para além de ter sido emitida, assim como o respetivo recibo, não foi ainda declarada na contabilidade.
Consultamos este fórum e, a exemplo de um caso idêntico que aqui vimos relatado, agimos da forma que tinham sugerido, isto é, anular o recibo, anular o documento (fatura), duplicar o documento anulado, alterar os campos em questão, porém, ainda não emitimos o novo documento e respetivo recibo porque constatamos que estes, não vão assumir o mesmo numero de fatura, mas sim o numero seguinte, isto é, o documento a alterar era o nº 102 e o alterado assume o nº 103.

Pergunta-se:
Que aconteceu ao nº 102, fica no registo como anulado?
O novo documento não precisa assumir o mesmo numero?
O facto de assumir o nº 103 não configura nenhuma situação de ilegalidade?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 30 Jul. 2013 14:16 #6148

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mhigiene escreveu:
Tenho atualmente instalada a versão gratuita 9.2.1. Nas versões anteriores nunca tive dificuldades em proceder a anulação de faturas, no entanto, nesta nova versão, em alguns documentos (faturas) a opção "remover registo" não se encontra disponível. Será pelo facto de, relativamente a essa fatura, já ter sido emitido o recibo?

Exactamente. NÃO é possível anular uma FACTURA que já tenha sido paga total ou parcialmente.

Terá, antes de mais, de ANULAR o RECIBO ou recibos que a justificam, e depois sim, poderá anular. Claro que, pode não ser possível reaver o recibo...

p.f. consulte: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...as-e-Facturas-Recibo
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
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The following user(s) said Thank You: mhigiene

Dúvidas sobre anulação de facturas 30 Jul. 2013 14:01 #6146

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Boa tarde,

Tenho atualmente instalada a versão gratuita 9.2.1. Nas versões anteriores nunca tive dificuldades em proceder a anulação de faturas, no entanto, nesta nova versão, em alguns documentos (faturas) a opção "remover registo" não se encontra disponível. Será pelo facto de, relativamente a essa fatura, já ter sido emitido o recibo?

Antecipadamente grata pela ajuda.
Última Edição: 30 Jul. 2013 14:13 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 08 Jun. 2013 07:18 #5707

  • Raquel
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Bom dia, desde já muito obrigado pela vossa ajuda.
Penso que já percebi a minha dúvida, ao ver estes outros problemas publicados anteriormente. Eu cheguei á conclusão que para anular uma factura deve-se remove-la e não duplica-la, porque senão aparece sempre uma próxima factura igual á factura que eu pretendia anular.
Peço desculpa por me ter repetido.
Cumprimentos ,
Raquel
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