Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 23 Jun. 2014 15:04 #8016

• rui_pais
  • Obrigado recebido 6
Boa Tarde,

Tenho um pequeno problema, uso faturas, faturas/recibos e só tenho uma nota de credito que cria conta corrente, precisava de arranjar um documento para anular as faturas/recibos, como posso fazer???
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 23 maio 2014 20:42 #7927

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
CarlaOliveira escreveu:
Ainda sobre as faturas, reparei que depois de gravar registo consigo fazer alterações nas linhas do documento. Contudo, li no manual de utilização do Colibri que depois de gravar registo não é possível efetuar mais alterações. Não é estranho?

Mas... consegue-as gravar? A versão 9 não permite.

Estamos a analisar este comportamento na versão 10, pois queremos facultar a possibilidade de alterar, por exemplo, uma descrição. No entanto, temos de ter em consideração as limitações impostas pela certificação...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 23 maio 2014 20:43 por marcolopes.

Dúvidas sobre anulação de facturas 23 maio 2014 20:30 #7926

• bjbarros
Boa noite Sr.º Marco,

Ainda sobre as faturas, reparei que depois de gravar registo consigo fazer alterações nas linhas do documento. Contudo, li no manual de utilização do Colibri que depois de gravar registo não é possível efetuar mais alterações. Não é estranho?

Cumprimentos,
Carla Oliveira

Dúvidas sobre anulação de facturas 21 maio 2014 14:28 #7884

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
CarlaOliveira escreveu:
Emiti uma fatura e, posteriormente, reparei que me tinha esquecido de fazer o desconto acordado com o cliente. Li no fórum (www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...as-e-Facturas-Recibo) que podia proceder à anulação da fatura. Contudo, falei com o meu contabilista e ele referiu que a anulação de faturas é proibida. Neste sentido, questiono, se não é permitido porque é que o programa permite anular a fatura? É possível recuperá-la.

Existe um debate aceso sobre a questão da ANULAÇÃO de facturas. Não existe ilegalidade no procedimento, embora seja recomendação da AT que todas as rectificações relativas a VALOR sejam efectuadas através de NOTA de CRÉDITO / DÉBITO. Pergunte ao seu contabilista qual é o preceito legal em que se baseia para fazer uma afirmação tão radical e generalista.

Dou-lhe exemplos concretos:
1) Emitiu uma Factura e enganou-se no cliente. Esse cliente até já nem existe (faliu? irrelevante). Vai emitir uma NOTA? Quem a vai assinar??
2) Enganou-se na descrição de um artigo / observações. Vai emitir uma NOTA?

Dito isto, deixo aqui o LINK para uma FICHA DOUTRINÁRIA sobre o assunto: dl.dropboxusercontent.com/u/126065/Colib...o/INFORMACAO4948.pdf
3. O Ofício-Circulado n.º 30136, de 2012-11-19, no seu ponto 14, sobre os documentos retificativos da fatura refere que de harmonia com a nova redação do n.º 7 do artigo 29.º, quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os elementos referidos na alínea a) do n.º 5 do artigo 36.º, bem como a referência à fatura a que respeitam e a menção dos elementos alterados. Refere ainda o Ofício-Circulado, no referido ponto, que não pode, assim, ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos.

Portanto, no seu caso concreto, seria aconselhável a emissão de NOTA de CRÉDITO / DÉBITO.
Anulou? Não haverá problema, pois o utilizador também pode cometer erros, correcto?
Não existe forma de RECUPERAR um documento anulado.

NOTA: Um dos "estados" possíveis do documento é o estado A (anulado). Note que todos os documentos são SEMPRE comunicados ao fisco, independentemente de estarem anulados ou não.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: bjbarros

Dúvidas sobre anulação de facturas 21 maio 2014 08:16 #7880

• bjbarros
Bom dia,

Tenho a versão colibri 9.4.3, sistema operativo Windows 7 64 Bits e motor de base de dados H2.
Emiti uma fatura e, posteriormente, reparei que me tinha esquecido de fazer o desconto acordado com o cliente. Li no fórum (www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...as-e-Facturas-Recibo) que podia proceder à anulação da fatura. Contudo, falei com o meu contabilista e ele referiu que a anulação de faturas é proibida. Neste sentido, questiono, se não é permitido porque é que o programa permite anular a fatura? É possível recuperá-la.
Agradeço ajuda.

Cumprimentos,
Carla Oliveira

Dúvidas sobre anulação de facturas 24 Fev. 2014 19:59 #7511

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
IS escreveu:
Emite uma factura mas o cliente pediu uma especificação na descrição do produto. Anulei a factura, dupliquei o documento e pretendo emitir nova factura, mas esta já não tem a mesma numeração daquela que pretendo emitir. Como posso (se posso) manter a numeração da factura anulada?

Uma FACTURA anulada fica GRAVADA na base de dados, devidamente assinada e será comunicada ao fisco via SAFT. Como tal, terá de manter a sua identificação.

O processo que está a efetuar é o correcto.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena