Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 10:37 #9278

• joaoalex7
Bom dia,

Alguém já teve de anular um recibo já comunicado no SAFT?
Imaginemos a seguinte situação:
Temos duas faturas relativas a dois itens distintos (FT1 e FT2). O cliente pretende regularizar a FT2 mas o operador engana-se e regulariza a FT1, sendo emitido um recibo (R1) para essa fatura. O erro só é detectado após o recibo já ter sido comunicado no SAFT e pretende-se corrigi-lo, emitindo um novo recibo (R2) para a fatura correcta (FT2).
O que deve acontecer ao recibo que foi incorrectamente emitido? Alguém me pode ajudar?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 22 Dez. 2014 19:16 #8515

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
rui.pinho escreveu:
A nossa colaboradora enganou-se a emitir 3 faturas, e 1 nota de credito e fez anulacao/apagar documento.

A minha pergunta é: mesmo nas notas de credito é possivel anular certo? Pois a opcao esta la... e tambem pode haver enganos na mesma. Tentei submeter o ficheiro saft na versao 3 do portal das financas e da ok, por isso deve estar tudo correcto!

Sempre que se anula uma fatura, o artigo volta novamente a stock, com se fosse uma nota de credito, certo? Ou seja, nas faturas anuladas nao vou pagar IVA, so pago o IVA na que tirar igual a que anulei com a numeracao a seguir certo?

Peço desculpa por esta questão ter ficado sem resposta (escapou).

Sim, qualquer documento pode ser ANULADO. Todas as operações de STOCKS e CONTA CORRENTE são desfeitas. Para além disso, a exportação no SAFT vai com a indicação de ANULADO, pois é uma situação permitida.

Quanto ás opiniões sobre a forma de proceder (ANULAR ou emitir CRÉDITO) são realmente diversas.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 22 Dez. 2014 19:17 por marcolopes.

Dúvidas sobre anulação de facturas 02 Ago. 2014 15:15 #8137

• rui.pinho
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde marco, de-me uma ajuda sff:

A nossa colaboradora enganou-se a emitir 3 faturas, e 1 nota de credito e fez anulacao/apagar documento.

A minha pergunta é: mesmo nas notas de credito é possivel anular certo? Pois a opcao esta la... e tambem pode haver enganos na mesma. Tentei submeter o ficheiro saft na versao 3 do portal das financas e da ok, por isso deve estar tudo correcto!

Sempre que se anula uma fatura, o artigo volta novamente a stock, com se fosse uma nota de credito, certo? Ou seja, nas faturas anuladas nao vou pagar IVA, so pago o IVA na que tirar igual a que anulei com a numeracao a seguir certo?

O meu contabilista diz que é sempre melhor fazer nota de credito em todas as situaçoes, contudo tal como ja aqui foi dito, por vezes nao poderemos fazer nota de credito a alguem que nao conhecemos ou a uma empresa que ja nao existe! Tambem penso que, se é um engano da pessoa que esta a emitir, que se deva anular e nao emitir nota de credito, mas este é um assunto discutivel e de opinioes variadas.
Última Edição: 22 Dez. 2014 19:13 por marcolopes.

Dúvidas sobre anulação de facturas 07 Jul. 2014 11:18 #8075

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
Anabela1 escreveu:
É possível obter algum tipo de mapa resumo no final do período (ainda não comecei a explorar a parte dos mapas) dos documentos anulados?

Uma excelente pergunta! A resposta é: não!

Não foi prevista uma forma de controlar através de MAPA quais são os documentos anulados. Pode consultar todos os documentos emitidos no ecrã de DOCUMENTOS (cada entidade tem a sua opção acessível no menu), mas neste ecrã NÃO é possível imprimir qualquer MAPA-RESUMO, pois serve o propósito da IMPRESSÃO de documentos em SÉRIE.

Qualquer dúvida relativamente a mapas deverá ser discutida num tópico próprio.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 07 Jul. 2014 11:18 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: crosario

Dúvidas sobre anulação de facturas 07 Jul. 2014 08:11 #8074

• crosario
  • Obrigado recebido 1
Tem toda a razão, aparece como Anulado. Mas como me deixava trabalhar à vontade sem nenhum tipo de aviso e o campo indicado não estava ativo, não me chamava a atenção. As minhas desculpas, erro de principiante.
É possível obter algum tipo de mapa resumo no final do período (ainda não comecei a explorar a parte dos mapas) dos documentos anulados?
Obrigado pela paciência

Dúvidas sobre anulação de facturas 06 Jul. 2014 19:38 #8069

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
Anabela1 escreveu:
Fiz esta operação (RCP 9.4.3 Free) mas não me aparece como "anulado". Mais, ao utilizar o Remover, a linha continua lá (a valor zero) e o documento pode ser alterado mas todas as operações não são validadas. Está correto?

Portanto... EDITOU o documento, usou a opção REMOVER REGISTO, e ao EDITAR novamente, o campo ESTADO (a seguir à DATA AUXILIAR) está como NORMAL?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 07 Jul. 2014 11:14 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena