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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 18 maio 2015 10:48 #9530

  • Ana Antão
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Emiti uma fatura sem descrição do serviço e procedi à sua anulação. No colibri aparece nos documentos de clientes, mas não nos movimentos de clientes. É necessário emitir uma nota de crédito? Como vai aparecer no SAFT a enviar?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 18:13 #9286

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rui_pais escreveu:
Peço desculpa por me estar a meter, mas os recibos apesar de serem certificados nao vão para o SAFT, por isso pode anular o recibo e fazer o novo recibo correctamente.

Sim, mas há que ter atenção que os RECIBOS emitidos no REGIME de IVA de CAIXA são efectivamente exportados no SAFT!
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 18:11 #9285

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joaoalex7 escreveu:
Alguém já teve de anular um recibo já comunicado no SAFT?
Imaginemos a seguinte situação:
Temos duas faturas relativas a dois itens distintos (FT1 e FT2). O cliente pretende regularizar a FT2 mas o operador engana-se e regulariza a FT1, sendo emitido um recibo (R1) para essa fatura. O erro só é detectado após o recibo já ter sido comunicado no SAFT e pretende-se corrigi-lo, emitindo um novo recibo (R2) para a fatura correcta (FT2).
O que deve acontecer ao recibo que foi incorrectamente emitido? Alguém me pode ajudar?

1) Os recibos são assinados de acordo com as regras da certificação, mas APENAS os recibos RIC (Regime IVA de CAIXA) são processados na exportação SAFT (a sua comunicação é obrigatória). Os recibos do REGIME NORMAL não são exportados.

2) Por enquanto, e caso não se trate de um RECIBO RIC já comunicado, poderá anular o mesmo e emitir um novo recibo sobre o documento correcto (convém que o cliente lhe devolva o recibo anterior).
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Última Edição: 19 Mar. 2015 18:12 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 11:03 #9279

  • rui_pais
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Bom dia

Peço desculpa por me estar a meter, mas os recibos apesar de serem certificados nao vão para o SAFT, por isso pode anular o recibo e fazer o novo recibo correctamente.
Última Edição: 19 Mar. 2015 18:06 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 10:37 #9278

  • joaoalex7
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Bom dia,

Alguém já teve de anular um recibo já comunicado no SAFT?
Imaginemos a seguinte situação:
Temos duas faturas relativas a dois itens distintos (FT1 e FT2). O cliente pretende regularizar a FT2 mas o operador engana-se e regulariza a FT1, sendo emitido um recibo (R1) para essa fatura. O erro só é detectado após o recibo já ter sido comunicado no SAFT e pretende-se corrigi-lo, emitindo um novo recibo (R2) para a fatura correcta (FT2).
O que deve acontecer ao recibo que foi incorrectamente emitido? Alguém me pode ajudar?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 22 Dez. 2014 19:16 #8515

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rui.pinho escreveu:
A nossa colaboradora enganou-se a emitir 3 faturas, e 1 nota de credito e fez anulacao/apagar documento.

A minha pergunta é: mesmo nas notas de credito é possivel anular certo? Pois a opcao esta la... e tambem pode haver enganos na mesma. Tentei submeter o ficheiro saft na versao 3 do portal das financas e da ok, por isso deve estar tudo correcto!

Sempre que se anula uma fatura, o artigo volta novamente a stock, com se fosse uma nota de credito, certo? Ou seja, nas faturas anuladas nao vou pagar IVA, so pago o IVA na que tirar igual a que anulei com a numeracao a seguir certo?

Peço desculpa por esta questão ter ficado sem resposta (escapou).

Sim, qualquer documento pode ser ANULADO. Todas as operações de STOCKS e CONTA CORRENTE são desfeitas. Para além disso, a exportação no SAFT vai com a indicação de ANULADO, pois é uma situação permitida.

Quanto ás opiniões sobre a forma de proceder (ANULAR ou emitir CRÉDITO) são realmente diversas.
Marco Lopes
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Última Edição: 22 Dez. 2014 19:17 por marcolopes.
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