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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 29 Set. 2015 11:40 #9793

  • Marcial
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Imagine a seguinte situação:
Hoje faço apenas 1 fatura com um cabeçalho de cliente errado.
Em vez de anular, espero até amanhã, e reponho a cópia de segurança de a 2 ou mais dias atrás.
A tal fatura não aparece, nem está no SAFT. É melhor não fazer isso muitas vezes, pois não?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 18 maio 2015 17:00 #9531

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Ana Antão escreveu:
Emiti uma fatura sem descrição do serviço e procedi à sua anulação. No colibri aparece nos documentos de clientes, mas não nos movimentos de clientes. É necessário emitir uma nota de crédito? Como vai aparecer no SAFT a enviar?

Uma vez que anulou (e bem, pois deve-se a um erro de emissão relativo a uma descrição), os movimentos de conta corrente foram desfeitos. Não deve, portanto, emitir qualquer NOTA de CRÉDITO.

Neste caso, o documento continua gravado, pois terá de ser comunicado à AT. No SAFT irá aparecer com o estado ANULADO, pelo que, não terá de efectuar nenhuma operação. Mais informação aqui: www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...as-e-facturas-recibo
Marco Lopes
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Última Edição: 18 maio 2015 17:01 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 18 maio 2015 10:48 #9530

  • Ana Antão
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Emiti uma fatura sem descrição do serviço e procedi à sua anulação. No colibri aparece nos documentos de clientes, mas não nos movimentos de clientes. É necessário emitir uma nota de crédito? Como vai aparecer no SAFT a enviar?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 18:13 #9286

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rui_pais escreveu:
Peço desculpa por me estar a meter, mas os recibos apesar de serem certificados nao vão para o SAFT, por isso pode anular o recibo e fazer o novo recibo correctamente.

Sim, mas há que ter atenção que os RECIBOS emitidos no REGIME de IVA de CAIXA são efectivamente exportados no SAFT!
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 18:11 #9285

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joaoalex7 escreveu:
Alguém já teve de anular um recibo já comunicado no SAFT?
Imaginemos a seguinte situação:
Temos duas faturas relativas a dois itens distintos (FT1 e FT2). O cliente pretende regularizar a FT2 mas o operador engana-se e regulariza a FT1, sendo emitido um recibo (R1) para essa fatura. O erro só é detectado após o recibo já ter sido comunicado no SAFT e pretende-se corrigi-lo, emitindo um novo recibo (R2) para a fatura correcta (FT2).
O que deve acontecer ao recibo que foi incorrectamente emitido? Alguém me pode ajudar?

1) Os recibos são assinados de acordo com as regras da certificação, mas APENAS os recibos RIC (Regime IVA de CAIXA) são processados na exportação SAFT (a sua comunicação é obrigatória). Os recibos do REGIME NORMAL não são exportados.

2) Por enquanto, e caso não se trate de um RECIBO RIC já comunicado, poderá anular o mesmo e emitir um novo recibo sobre o documento correcto (convém que o cliente lhe devolva o recibo anterior).
Marco Lopes
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Última Edição: 19 Mar. 2015 18:12 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 19 Mar. 2015 11:03 #9279

  • rui_pais
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Bom dia

Peço desculpa por me estar a meter, mas os recibos apesar de serem certificados nao vão para o SAFT, por isso pode anular o recibo e fazer o novo recibo correctamente.
Última Edição: 19 Mar. 2015 18:06 por marcolopes.
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