Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 23 Nov. 2015 18:55 #9932

  • ruim
  • Avatar de ruim
  • Offline
  • Mensagens: 13
  • Obrigado recebido 2
Boa tarde esta dúvida talvez tenha um pouco a ver mais com a AT do que com o software mas aqui vai:

Feveiro de 2015 emiti um recibo para justificar um adiantamento sem que tivesse factura emitida (1º erro)
Mais tarde feita a factura os restantes recibos já podem ser associados à factura.
Agora queria anular o primeiro recibo e fazer outro para "limpar a factura".
O problema é que já não é possível anular este recibo.

O extracto de conta está correcto (o cliente não deve nada) mas fico sempre com uma parte da factura como não paga (por exemplo mapa de responsabilidades)

Alguma ideia de como resolver este "problema"
Já testei com um lançamento a débito do valor igual ao recibo e novo recibo do mesmo valor encostado à factura. Funciona (excepto que quando fizer um novo recibo a este cliente vai aparecer sempre este lançamento que tenho que ignorar).

No passado já tinha feito isto mas na altura consegui anular o recibo.

Obrigado pela atenção
Rui Milho
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 23 Nov. 2015 00:40 #9927

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • Offline
  • Mensagens: 5312
  • Obrigado recebido 735
Raquel escreveu:
Anulei uma factura do ano passado por engano, o que devo fazer.
Tenho a versão
Projecto Colibri RCP 10.0.8 - Cópia Licenciada.

Nesta situação, existe a possibilidade de repor uma CÓPIA de SEGURANÇA, caso a mesma tenha sido efectuada ANTES da anulação do documento (ou seja, a reposição da segurança NÃO PODE ALTERAR qualquer outro documento que tenha sido emitido). Se tiver uma cópia de segurança que cumpra estas condições, é uma forma de resolver o problema.

No caso de tal não ser possível, e uma vez que o documento já foi comunicado ao fisco, o melhor é não efectuar qualquer operação... Para acertar a conta corrente, use o LANÇAMENTO de DÉBITO (que é um documento interno).

NOTA: P.f. faça a actualização para versão mais recente do Colibri, onde este cenário (anular documentos referentes um período SAFT anterior) já não é possível).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 21 Nov. 2015 11:52 #9921

  • Raquel
  • Avatar de Raquel
  • Offline
  • Mensagens: 75
  • Obrigado recebido 2
Bom dia, venho por este meio solicitar uma ajuda.
Anulei uma factura do ano passado por engano, o que devo fazer.
Tenho a versão
Projecto Colibri RCP 10.0.8 - Cópia Licenciada.
Desde já agradeço a vossa atenção.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 02 Nov. 2015 01:01 #9866

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • Offline
  • Mensagens: 5312
  • Obrigado recebido 735
xaudinha escreveu:
Procurei ajuda no fórum para tentar anular uma fatura/recibo e acabei por fazê-lo mas queria pedir só que me confirmassem se o fiz corretamente:

1. abri a fatura em questão,
2. cliquei no botão que está no topo direito e que diz "anular registo"

Nesse momento, o registo desapareceu mas não sei se a fatura ficou anulada.
Alguém poderia ajudar-me a compreender, se faz favor?

Se tiver a versão mais recente, ao ANULAR é apresentado um AVISO legal sobre a anulação de FACTURAS. Caso confirme, o registo é ANULADO, mas continua a estar presente na base de dados, pelo que, poderá consultar o mesmo no ecrã de EMISSÃO (navegando para o registo através dos icones REGISTO ANTERIOR / PRÓXIMO REGISTO), onde irá verificar que o ESTADO do documento é ANULADO (informação no canto superior esquerdo).

Também pode consultar o documento no ecrã de DOCUMENTOS da entidade (o campo ESTADO deverá estar presente no ecrã - caso não esteja terá de o colocar editando o LAYOUT correspondente)
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 02 Nov. 2015 01:02 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 31 Out. 2015 12:29 #9864

  • xaudinha
  • Avatar de xaudinha
  • Offline
  • Mensagens: 31
Olá,
Procurei ajuda no fórum para tentar anular uma fatura/recibo e acabei por fazê-lo mas queria pedir só que me confirmassem se o fiz corretamente:

1. abri a fatura em questão,
2. cliquei no botão que está no topo direito e que diz "anular registo"

Nesse momento, o registo desapareceu mas não sei se a fatura ficou anulada.
Alguém poderia ajudar-me a compreender, se faz favor?

Obrigada,
Cláudia
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 29 Set. 2015 17:11 #9794

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • Offline
  • Mensagens: 5312
  • Obrigado recebido 735
Marcial escreveu:
Imagine a seguinte situação:
Hoje faço apenas 1 fatura com um cabeçalho de cliente errado.
Em vez de anular, espero até amanhã, e reponho a cópia de segurança de a 2 ou mais dias atrás.
A tal fatura não aparece, nem está no SAFT. É melhor não fazer isso muitas vezes, pois não?

Este é um cenário que deve ser esclarecido. A reposição da CÓPIA de SEGURANÇA foi efectuada com a finalidade:

1) Tentativa de FUGA ao FISCO? É crime!

2) Resolução de um problema TÉCNICO (ex: corrupção da base de dados)? DEVEM SER SEGUIDOS OS PROCEDIMENTOS RELATIVOS à Integração de documentos através de duplicados que não integram a cópia de segurança (backup): www.projectocolibri.com/forum/bases-de-d...ocumentos-duplicados
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena