Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 18 maio 2016 13:44 #10377

• Tatiana Carvalho
Boa tarde.
Preciso de ajuda urgente.

Emiti normalmente uma factura para um cliente , mas essa factura tinha o adiantamento que o cliente já tinha feito. Até aí tudo bem , o problema é que o cliente agora pediu-me para juntar umas novas coisas a essa mesma factura ou seja que anule essa e faça uma nova , é possivel ? e o adiantamento ?

Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 30 Mar. 2016 22:52 #10283

• EMANUEL SOUSA
Boa noite.
A mim aconteceu-me o mesmo, mas como era fatura e recibo em separado, só consegui anular a fatura depois de anular primeiro o recibo pois aparecia a sombreado o botão de anular na fatura.
Apareceu o tal aviso onde cliquei "Yes".
Por fim re-imprimi a fatura em questão e apareceu ANULADO em grande.
Assim tive a certeza de que foi anulado.
Espero ter ajudado.
Emanuel

Dúvidas sobre anulação de facturas 20 Jan. 2016 21:26 #10112

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
apmscoimbra escreveu:
Boa tarde Tenho factura passada em 24/11/2015 e já emiti outras facturas e esquecem de anular aquela que por engano emiti e agora ao falar com contabilista foi detectado que não foi anulada, como posso anular, não aparece o icon para anular aparece sombreado.

Uma vez que a factura é referente a um período SAFT já comunicado à AT, terá de emitir NOTA de CRÉDITO.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Dúvidas sobre anulação de facturas 20 Jan. 2016 14:05 #10109

• apmscoimbra
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde Tenho factura passada em 24/11/2015 e já emiti outras facturas e esquecem de anular aquela que por engano emiti e agora ao falar com contabilista foi detectado que não foi anulada, como posso anular, não aparece o icon para anular aparece sombreado.

Cumprimentos

Anulação de fatura sem recibo 03 Jan. 2016 18:44 #10029

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
CátiaReis escreveu:
Passei uma fatura com um erro no valor, que foi logo detetado, antes mesmo de ser emitido o recibo.
Quais são os inconvenientes de anular esta fatura?
Temos de pagar o IVA de faturas anuladas?

Passo a transcrever o que diz a AT sobre a anulação de documentos (AVISO que está presente nas versões mais recentes do Colibri)
O Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) estabelece no n.º7 do artigo 29.º que, quando o valor tributável de uma operação ou o imposto correspondente sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura.

O Ofício-Circulado n.º30136, de 2012-11-19, no seu ponto 14, sobre os documentos retificativos da fatura, refere que de harmonia com a nova redação do n.º7 do artigo 29.º, quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os elementos referidos na alínea a) do n.º5 do artigo 36.º, bem como a referência à fatura a que respeitam e a menção dos elementos alterados.

Refere ainda o Ofício-Circulado, no referido ponto, que não pode, assim, ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: CátiaReis

Anulação de fatura sem recibo 31 Dez. 2015 16:03 #10018

• CátiaReis
Boa tarde.

Passei uma fatura com um erro no valor, que foi logo detetado, antes mesmo de ser emitido o recibo.
Quais são os inconvenientes de anular esta fatura?
Temos de pagar o IVA de faturas anuladas?

Obrigada e Bom ANO NOVO!!!

Cátia Reis
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena