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TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 22 Jul. 2019 23:10 #15856

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pclab escreveu:
Tenho um cliente que emitiu uma factura ao um cliente, mas não introduziu o NIF correcto (deixou ficar o 999 999 990).
Corrigi já o NIF nos dados do cliente, mas agora queria anular esse documento para emitir o correcto só que a opção de anular não me aparece disponivel.
Qual será o problema?

1) A Factura já está total ou parcialmente justificada (foi emitido um ou diversos recibos sobre a mesma)

2) O prazo de exportação para SAFT já foi ultrapassado (O colibri não permite a emissão / anulação de documentos caso o dia 25 do mês seguinte à data documento seja INFERIOR à DATA ACTUAL - este prazo vai ser alterado para dia 15 do mês seguinte, conforme exigência legal).
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 15 Jul. 2019 08:47 #15841

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Bom Dia

Tenho um cliente que emitiu uma factura ao um cliente, mas não introduziu o NIF correcto (deixou ficar o 999 999 990).
Corrigi já o NIF nos dados do cliente, mas agora queria anular esse documento para emitir o correcto só que a opção de anular não me aparece disponivel.
Qual será o problema?
Obrigado
Nuno Cabral
Última Edição: 22 Jul. 2019 22:47 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 12 Jun. 2019 23:40 #15779

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IS escreveu:
Ao elaborar uma primeira factura, carregámos no botão "Guardar", o que emitiu a factura. Porém, verificámos que os preços indicados na factura estão errados (por confusão, aquando da inserção no sistema, com as décimas e centésimas). Quando tentamos guardar com alterações dá o erro "Hash". A factura foi emitida há cerca de dez horas e não foi enviada ao cliente. Ainda é possível anular e emitir nova ou é sempre obrigatório emitir nota de crédito?

Passo a transcrever o que diz a AT sobre a anulação de documentos (AVISO que está presente nas versões mais recentes do Colibri)
O Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) estabelece no n.º7 do artigo 29.º que, quando o valor tributável de uma operação ou o imposto correspondente sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura.

O Ofício-Circulado n.º30136, de 2012-11-19, no seu ponto 14, sobre os documentos retificativos da fatura, refere que de harmonia com a nova redação do n.º7 do artigo 29.º, quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os elementos referidos na alínea a) do n.º5 do artigo 36.º, bem como a referência à fatura a que respeitam e a menção dos elementos alterados.

Refere ainda o Ofício-Circulado, no referido ponto, que não pode, assim, ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos.
Marco Lopes
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Dúvidas sobre anulação de facturas 29 maio 2019 19:53 #15769

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Boa noite,

Ao elaborar uma primeira factura, carregámos no botão "Guardar", o que emitiu a factura. Porém, verificámos que os preços indicados na factura estão errados (por confusão, aquando da inserção no sistema, com as décimas e centésimas). Quando tentamos guardar com alterações dá o erro "Hash". A factura foi emitida há cerca de dez horas e não foi enviada ao cliente. Ainda é possível anular e emitir nova ou é sempre obrigatório emitir nota de crédito?
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Dúvidas sobre anulação de facturas 05 Jul. 2018 01:46 #12764

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FERNANDOMENDES escreveu:
Efetuei uma fatura nº 5 em 15-05-2018 em 10-06-2018 enviei o SAF-T de maio.

Depois no dia 11-06-2018 erradamente anulei a fatura fatura nº 5 em 15-05-2018 que já tinha sido enviada no SAF-T.

Agora aparece como anulada, como a posso recuperar a Fatura nº 5 em 15-05-2018 de forma a ficar como normal (ou seja sem estar anulada)?

Estive a analisar a base de dados H2 e não encontro o documento Fatura nº 5 em 15-05-2018, para o col0car como normal .

Como posso parametrizar o programa de forma a não deixar anular documento já enviado no SAF-T À AT?

E melhor forma seria RESTAURAR imediatamente a cópia de SEGURANÇA mais recente (uma vez que os backups são efectuados no login da aplicação, tem sempre um backup efectuado ANTES da sessão de trabalho): www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...cos-da-base-de-dados

Não existe forma de recuperar um documento ANULADO (não seria inteiramente impossível, mas essa possibilidade não está implementada no Colibri), portanto, no caso de não ter uma cópia de segurança (se não tiver, p.f. repense a forma de utilização do colibri, pois são dados todos os avisos, tanto no fórum como no programa para que o utilizador ligue as cópias de segurança automáticas) a única forma seria obter o documento original junto do cliente (ou pedir a sua destruição), emitir NOVO documento com data actual, e comunicar novamente o SAFT de Maio com a factura anulada (aconselho no entanto que faça a mesma pergunta ao seu contabilista para ter a certeza que está a efectuar o melhor procedimento possível)

Quanto a parametrizar o programa por forma a não permitir ANULAR documentos já comunicados, e como a emissão do SAFT não implica que o mesmo seja comunicado, não existe forma de marcar os documentos como já comunicados, no entanto, já há diversas versões que o Colibri tem implementado um mecanismo para evitar este tipo de erros, descrito aqui: www.projectocolibri.com/forum/geral/2336...to-de-facturas#12574

O colibri não permite a emissão / anulação de documentos caso o dia 25 do mês seguinte à data documento seja INFERIOR à DATA ACTUAL.

Parece confuso, mas serve para evitar que qualquer emissão (ou ANULAÇÃO) de documentos seja feita "fora" do período de emissão SAFT.
Marco Lopes
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Última Edição: 05 Jul. 2018 01:47 por marcolopes.
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Dúvidas sobre anulação de facturas 01 Jul. 2018 08:02 #12760

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Bom dia.

Efetuei uma fatura nº 5 em 15-05-2018 em 10-06-2018 enviei o SAF-T de maio.

Depois no dia 11-06-2018 erradamente anulei a fatura fatura nº 5 em 15-05-2018 que já tinha sido enviada no SAF-T.

Agora aparece como anulada, como a posso recuperar a Fatura nº 5 em 15-05-2018 de forma a ficar como normal (ou seja sem estar anulada)?

Estive a analisar a base de dados H2 e não encontro o documento Fatura nº 5 em 15-05-2018, para o col0car como normal .

Como posso parametrizar o programa de forma a não deixar anular documento já enviado no SAF-T À AT?

Muito obrigado

Fernando Mendes
Última Edição: 05 Jul. 2018 01:25 por marcolopes.
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