Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas sobre anulação de facturas

Dúvidas sobre anulação de facturas 31 Out. 2019 17:10 #16029

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
dianapp escreveu:
Boa tarde,
Tenho o Colibri RCP 12, emiti hoje uma fatura/recibo pois pensei que o cliente tinha pago, mas que afinal não pagou nem sei se vai pagar. Posso anular? Quando carrego no "Anular registo" aparece aquele aviso (ver anexo) e eu não percebo nada.... HELP!

Bom, o texto é auto-explicativo!

No entanto, se ainda não ultrapassou o prazo para declaração do IVA e o cliente pode devolver o documento original (e não o inserir na contabilidade dele!) não vejo grandes problemas em anular o documento.

CONFIRME sempre junto do seu contabilista! Pois caso o documento já tenha sido comunicado no SAFT, por exemplo, o meu conselho é a emissão de uma NOTA DE CRÉDITO: www.projectocolibri.com/forum/geral/3455...-de-notas-de-credito
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Dúvidas sobre anulação de facturas 31 Out. 2019 15:09 #16027

• dianapp
Boa tarde,
Tenho o Colibri RCP 12, emiti hoje uma fatura/recibo pois pensei que o cliente tinha pago, mas que afinal não pagou nem sei se vai pagar. Posso anular? Quando carrego no "Anular registo" aparece aquele aviso (ver anexo) e eu não percebo nada.... HELP!
Anexos:

Dúvidas sobre anulação de facturas 22 Jul. 2019 23:10 #15856

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
pclab escreveu:
Tenho um cliente que emitiu uma factura ao um cliente, mas não introduziu o NIF correcto (deixou ficar o 999 999 990).
Corrigi já o NIF nos dados do cliente, mas agora queria anular esse documento para emitir o correcto só que a opção de anular não me aparece disponivel.
Qual será o problema?

1) A Factura já está total ou parcialmente justificada (foi emitido um ou diversos recibos sobre a mesma)

2) O prazo de exportação para SAFT já foi ultrapassado (O colibri não permite a emissão / anulação de documentos caso o dia 25 do mês seguinte à data documento seja INFERIOR à DATA ACTUAL - este prazo vai ser alterado para dia 15 do mês seguinte, conforme exigência legal).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Dúvidas sobre anulação de facturas 15 Jul. 2019 08:47 #15841

• pclab
  • Obrigado recebido 2
Bom Dia

Tenho um cliente que emitiu uma factura ao um cliente, mas não introduziu o NIF correcto (deixou ficar o 999 999 990).
Corrigi já o NIF nos dados do cliente, mas agora queria anular esse documento para emitir o correcto só que a opção de anular não me aparece disponivel.
Qual será o problema?
Obrigado
Nuno Cabral
Última Edição: 22 Jul. 2019 22:47 por marcolopes.

Dúvidas sobre anulação de facturas 12 Jun. 2019 23:40 #15779

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
IS escreveu:
Ao elaborar uma primeira factura, carregámos no botão "Guardar", o que emitiu a factura. Porém, verificámos que os preços indicados na factura estão errados (por confusão, aquando da inserção no sistema, com as décimas e centésimas). Quando tentamos guardar com alterações dá o erro "Hash". A factura foi emitida há cerca de dez horas e não foi enviada ao cliente. Ainda é possível anular e emitir nova ou é sempre obrigatório emitir nota de crédito?

Passo a transcrever o que diz a AT sobre a anulação de documentos (AVISO que está presente nas versões mais recentes do Colibri)
O Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) estabelece no n.º7 do artigo 29.º que, quando o valor tributável de uma operação ou o imposto correspondente sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura.

O Ofício-Circulado n.º30136, de 2012-11-19, no seu ponto 14, sobre os documentos retificativos da fatura, refere que de harmonia com a nova redação do n.º7 do artigo 29.º, quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os elementos referidos na alínea a) do n.º5 do artigo 36.º, bem como a referência à fatura a que respeitam e a menção dos elementos alterados.

Refere ainda o Ofício-Circulado, no referido ponto, que não pode, assim, ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Dúvidas sobre anulação de facturas 29 maio 2019 19:53 #15769

• IS
Boa noite,

Ao elaborar uma primeira factura, carregámos no botão "Guardar", o que emitiu a factura. Porém, verificámos que os preços indicados na factura estão errados (por confusão, aquando da inserção no sistema, com as décimas e centésimas). Quando tentamos guardar com alterações dá o erro "Hash". A factura foi emitida há cerca de dez horas e não foi enviada ao cliente. Ainda é possível anular e emitir nova ou é sempre obrigatório emitir nota de crédito?
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena