Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Data de emissão/registo de facturas

Data de emissão/registo de facturas 24 Jun. 2017 22:41 #11279

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
dani3lpt escreveu:
É possível lançar compras com datas anteriores?

Já aqui foi respondido, mas vou actualizar a resposta:

Numa entidade tipo FORNECEDOR, embora facultativo, decidimos aplicar as mesmas regras relativas à entidade tipo CLIENTE (que obriga, por lei, a uma data de CRIAÇÃO sequencial).

Portanto, para registar uma compra com data anterior à última compra registada, deverá manter a DATA de CRIAÇÃO de acordo com o dia em que a está a registar, e colocar na DATA AUXILIAR a data do documento do fornecedor.

Deverá verificar no entanto se tem a parametrização do Colibri adequada a esta situação, pois o cálculo da DATA de VENCIMENTO está dependente dela. Em Parâmetros -> Definições -> Data de Registo, deve optar pela DATA AUXILIAR.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Data de emissão/registo de facturas 24 Jun. 2017 21:52 #11277

• dani3lpt
Boas,
É possível lançar compras com datas anteriores?

Obrigado

Data de emissão/registo de facturas 10 maio 2016 12:33 #10368

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
aa escreveu:
Bom dia, tenho uma factura impressa, tenho inclusive o PDF, com data de 7/abril, por isso tenho agora, em maio, de reportar via ficheiro SAFT.
...
Ou seja, uma fatura que enviei com data de ABRIL, está agora no sistema do programa como sendo de MAIO, e por isso o ficheiro SAFT acaba por ficar vazio (foi a única que emiti nesse período)

Como não temos conhecimento de qualquer BUG ou falha da aplicação no que toca à DATA de EMISSÃO (um documento é GRAVADO e só depois é impresso, e como tal, a DATA utilizada na sua gravação - que NUNCA pode ser alterada posteriormente - é a DATA que fica registada na base de dados), não conseguimos entender como tem um mesmo documento GRAVADO com DATA de CRIAÇÃO X, e IMPRESSO com DATA de CRIAÇÃO Y.

O que nos descreve só seria possível se o TEMPLATE do documento tivesse sido personalizado, e o campo onde a DATA do DOCUMENTO (criação) é IMPRESSA, tivesse sido editado para apresentar outra data (por exemplo, a DATA AUXILIAR, CARGA, DESCARGA, etc).

Se a DATA de CRIAÇÃO está na base de dados como sendo de MAIO, tal significa que o documento foi gravado com data de MAIO (o que é perfeitamente normal, uma vez que estamos em MAIO, e ao abrir o ecrã de emissão, a data de CRIAÇÃO sugerida é sempre a data do DIA).

Assim sendo, e relativamente a esta questão, e por forma a tentar esclarecer a razão de tal discrepância (porque razão está o documento IMPRESSO com uma DATA e registado em base de dados com OUTRA), peço-lhe que entre em contacto com o nosso suporte técnico: www.projectocolibri.com/contacto

Tem sempre a possibilidade de emitir uma NOTA de CRÉDITO (ou ANULAR a factura, caso o cliente a possa devolver) e emitir uma nova FACTURA (desta vez com data de ABRIL). Em ambos os casos, para emitir a NOVA factura, pode utilizar a opção de DUPLICAR o documento emitido com a data errada (esteja ele anulado ou não), alterando depois a DATA de CRIAÇÃO.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: aa

Data de emissão/registo de facturas 10 maio 2016 07:03 #10366

• aa
Bom dia, tenho uma factura impressa, tenho inclusive o PDF, com data de 7/abril, por isso tenho agora, em maio, de reportar via ficheiro SAFT.

Mas quando tentei fazê-lo, recebi a tal indicação que estava vazio.

Fui então verificar e a fatura em causa está agora com data de MAIO, a mesma que a fatura seguinte 4/maio.

Ou seja, uma fatura que enviei com data de ABRIL, está agora no sistema do programa como sendo de MAIO, e por isso o ficheiro SAFT acaba por ficar vazio (foi a única que emiti nesse período)

Há alguma forma de corrigir está situação?

Obrigado e cptos
Última Edição: 10 maio 2016 12:15 por marcolopes.

Data de emissão/registo de facturas 05 Out. 2014 22:42 #8298

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
andre.abreu.98 escreveu:
Nunca chego a sair da aplicação, o pc entra em modo sleep. No dia seguinte, "acordo" o computador e a aplicação continua aberta, faço uma fatura e esta saí com o dia anterior. Acho relevante dizer que também deixei a aba "Faturas" em aberto, quando acordo o computador no dia seguinte, a aplicação do colibri está aberta com a mesma aba do dia anterior, e esta pode não estar a atualizar a data/hora.

A sua descrição é clara: não existe actualização de DATA em TEMPO REAL nos ecrãs de emissão de documentos. A DATA de emissão é actualizada sempre que a vista do documento é aberta OU carregando em F2-Novo Registo.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Data de emissão/registo de facturas 04 Out. 2014 11:55 #8296

• Daniel Ferreira
  • Obrigado recebido 40
Boa tarde.
No meu caso, acontece o mesmo. Se ficar ligado algum tempo sem tirar faturas não atualiza a hora. Mas se fechar a aba "faturas" e voltar a abrir já atualiza, por isso para mim não me incomoda muito.
Continuação de um óptimo trabalho e obrigado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena